BRASIL NAS COPAS - ENTRE SUCESSOS E FRACASSOS, UMA BELA TRAJETÓRIA.
ESTÁ
BEM! NÃO SOMOS APENAS O PAÍS DO FUTEBOL, MAS TEMOS ÓTIMOS MOTIVOS PARA
HERDAR ESSE TÍTULO MUNDIALMENTE. APESAR DE TER ORIGEM INGLESA,
APRENDEMOS RÁPIDO AS MANHAS DO DINÂMICO, "VIOLENTO E EMOCIONANTE
ESPORTE", COMO ERA ADJETIVADO O FUTEBOL NO INÍCIO DO SÉCULO 20, SEGUNDO O
LIVRO História do Esporte no Brasil, de Mary Del Priore e Victor
Andrade de Melo (ed. Unesp). AFINAL, A SELEÇÃO BRASILEIRA É A ÚNICA A
PARTICIPAR DE TODAS AS COPAS DO MUNDO E A QUE TEM MAIS TÍTULOS. SOMOS
PENTA! MAS A TRAJETÓRIA NEM SEMPRE FOI DE SUCESSO:
1930
- A FEDERAÇÃO INTERNACIONAL DE FUTEBOL ASSOCIAÇÃO (FIFA) É CRIADA EM
1904, EM PARIS. DESDE SUA ORIGEM, A ENTIDADE TENTAVA ORGANIZAR UM
CAMPEONATO MUNDIAL DE FUTEBOL, TENDO ATINGIDO SEU OBJETIVO EM 1930. A
EQUIPE BRASILEIRA CONTAVA APENAS COM JOGADORES DO RIO DE JANEIRO, E O
TÍTULO FICOU COM O URUGUAI.
1934 - NOVO FRACASSO DO
BRASIL, QUE TEVE A PIOR CLASSIFICAÇÃO BRASILEIRA EM COPAS DO MUNDO,
TENDO DISPUTADO APENAS UM JOGO, COM A ESPANHA, NO QUAL PERDEU POR TRÊS A
UM.
1938 - ESSA COPA, REALIZADA NA FRANÇA,
REPRESENTOU UM MARCO PARA A POPULAÇÃO DO FUTEBOL NO BRASIL, QUE CHEGOU A
NÍVEIS SURPREENDENTES. FOI A PRIMEIRA VEZ QUE O PODER PÚBLICO
PATROCINOU A SELEÇÃO, E TODA A SOCIEDADE FOI ACLAMADA A PARTICIPAR E
INCENTIVAR OS JOGADORES. TODA ESSA EUFORIA FOI TAMBÉM ESTIMULADA PELA
TRANSMISSÃO DAS PARTIDAS POR RÁDIO. MAS A CAMPEÃ FOI A ITÁLIA.
1942 E 1946 - NÃO HOUVE COPA DO MUNDO, DEVIDA À SEGUNDA GUERRA MUNDIAL.
1950 - APESAR DE UMA CAMPANHA EXCELENTE, O BRASIL NÃO LEVA A TAÇA. OS URUGUAIOS SAEM CAMPEÕES.
1954
- FOI NA COPA DA SUÍÇA QUE A SELEÇÃO ESTREOU SUAS CAMISAS AMARELAS,
TALVEZ COMO UMA FORMA DE SE LIVRAR DO FRACASSO DE 1950, COM AS CAMISAS
BRANCAS. MESMO ASSIM, O BRASIL TEVE UMA NOVA DERROTA. A ALEMANHA FOI A
GRANDE CAMPEÃ.
1958 - NA COPA DA SUÉCIA, A SELEÇÃO
DE DIDI, GARRINCHA E PELÉ SAI VITORIOSA. MAS A GRANDE CONQUISTA É O FATO
DE, PELA PRIMEIRA VEZ, JOGADORES NEGROS PARTICIPAREM COMO TITULARES.
1962
- VEIO O BICAMPEONATO A COPA DO CHILE, COM POUCAS MUDANÇAS NO TIME
VENCEDOR DE ANTES. FOI O MUNDIAL DE GARRINCHA, JÁ QUE PELÉ POUCO JOGOU.
1966- O BRASIL FICOU EM DÉCIMO PRIMEIRO LUGAR NA DISPUTA NA INGLATERRA, QUE SAIU VITORIOSA.
1970
- A COPA DO MÉXIMO FOI A PRIMEIRA TRANSMITIDA AO VIVO PELA TELEVISÃO E
NA QUAL MÁRIO JORGE LOBO ZAGALLO, ENTÃO EX-JOGADOR E BICAMPEÃO MUNDIAL,
ESTREAVA COMO TÉCNICO. DEPOIS DE SEIS VITÓRIAS, O BRASIL É CAMPEÃO.
1974,
1978, 1982, 1986 1990 - APÓS A VITÓRIA COM ZAGALLO, A SELEÇÃO
BRASILEIRA PASSA POR UM LONGO E DIFÍCIL PERÍODO, MARCADO POR CINCO
DERROTAS CONSECUTIVAS NO CAMPEONATO MUNDIAL.
1994 -
NOS ESTADOS UNIDOS, A SELEÇÃO COM APENAS DOIS ATACANTES - BEBETO E
ROMÁRIO - E O DESCRÉDITO DE SUA TORCIDA EM UM TIME TÃO POUCO OFENCIVO,
SURPREENDE E SAI VITORIOSA NA PRIMEIRA COPA DECIDIDA NOS PÊNALTIS.
1998
- DESSA VEZ A SELEÇÃO BRASILEIRA SAI FAVORITA RUMO À SEGUNDA COPA NA
FRANÇA. SOB O COMANDO DE ZAGALLO, A GRANDE ESTRELA FOI O ATACANTE
RONALDO, NA ÉPOCA UM JOVEM DE 21 ANOS. MAS NA FINAL CONTRA O ANFITRIÃO, O
BRASIL PERDE, DECEPCIONANDO E DEIXANDO DÚVIDAS QUANTO A IDONEIDADE DO
CAMPEONATO.
2002 - PELA PRIMEIRA VEZ A COPA É
REALIZADA NO ORIENTE E SOB A ORGANIZAÇÃO DE DOIS PAÍSES - COREIA DO SUL E
JAPÃO. É TAMBÉM A COPA DA RECUPERAÇÃO DE RONALDO, APÓS UMA SÉRIA LESÃO.
O BRASIL CONQUISTA O PENTACAMPEONATO.
2006 - MESMO TENDO JOGADORES COM QUALIDADE NOTÁVEL E A CONFIANÇA DA TORCIDA BRASILEIRA, A SELEÇÃO VERDE E AMARELA PERDE.
2010 - AGORA É SÓ TORCER PELO HEXA. VAI, BRASIL!!!
(FONTE: HISTÓRIA DO ESPORTE NO BRASIL, DE MARY DEL PRIORE E VICTOR ANDRADE DE MELO (ED. UNESP.)
EBA, A COPA CHEGOU!
COLOCANDO EM PRÁTICA
EM
UMA RODA DE CONVERSA, PERMITA QUE AS CRIANÇAS TRAGAM SUAS EXPERI~ENCIAS
SOBRE O TEMA COPA DO MUNDO, ESSE CAMPEONATO MUNDIAL DE FUTEBOL QUE
ATRAI A ATENÇÃO DE MILHÕES DE PESSOAS EM TODOS OS CONTINETES. APROVEITE A
OPORTUNIDADE PARA EXPLICAR-LHES A IMPORTÂNCIA DE SABER DISPUTAR E
RESPEITAR O ADVERSÁRIO. TRABALHE TAMBÉM OS CONCEITOS DE GANHAR E PERDER
NÃO SÓ EM EVENTOS ESPORTIVOS, MAS EM OUTRAS SITUAÇÕES NAS QUAIS PODE
OCORRER O FRACASSO.
DURANTE AS ATIVIDADES, PROCURE
SEMPRE VALORIZAR E RESSALTAR AS POSSIBILIDADES E NÃO AS DIFICULDADES,
POIS PROPOR ATIVIDADES EM GRUPO É MUITO IMPORTANTE PARA O
DESENVOLVIMENTO DAS CRIANÇAS - MAS NÃO DEIXAR DE LADO A SINGULARIDADE DE
CADA UMA, RESPEITANDO SEUS LIMITES, TAMBÉM É ASSENCIAL.
PARA
ESTIMULAR A DISCUSSÃO ACERCA DOS CONHECIMENTOS PRÉVIOS SOBRE A COPA DO
MUNDO, COLOQUE UM VÍDEO DE JOGO DE FUTEBOL E, DEPOIS, ABRA ESPAÇO PARA
OS COMENTÁRIOS E INTERVENÇÕES.
PASSO A PASSO FEITO PELO EDUCADOR E PELOS ALUNOS
1- RECORTE UM QUADRADO DE PAPEL LUMINI DE 15 CM DE LADO E DOBRE-O AO MEIO NA DIAGONAL.
2- ABRA A PEÇA E LEVE AS PONTAS LATERAIS ATÉ A MARCAÇÃO FEITA ANTERIORMENTE.
3- DOBRE AS NOVAS PONTAS LATERAIS TAMBÉM ATÉ A MARCAÇÃO CENTRAL.
4- DOBRE A PEÇA AO MEIO.
5-
FAÇA MAIS DUAS PEÇAS IGUAIS. ENTÃO, COLE DUAS PEÇAS, ENCAIXANDO-AS DE
PÉ, PARA FORMAR O TRONCO DO JOGADOR, E COLOQUE A OUTRA NO TOPO,
HORIZONTALMENTE, PARA FORMAR OS BRAÇOS.
6- PARA
FAZER A CABEÇA, RECORTE UM QUADRADO DE PAPEL LUMINI DE 7 CM DE LADO E
DOBRE NA DIAGONAL. ABRA-O E DOBRE-O NOVAMENTE DO OUTRO LADO, PARA
DEMARCAR UM "X" NO PAPEL.
7-
LEVE TODAS AS PONTAS ATÉ A MARCAÇÃO CENTRAL, FORMANDO UM QUADRADO.
DEPOIS, DOBRE UM POUCO AS NOVAS PONTAS PARA ARREDONDAR A PEÇA.
8-
COLE A CABEÇA SOBRE O CORPO E FIXE UM PEDAÇO DE PAPEL CREPOM AMASSADO
PARA FAZER O CABELO. DOBRE UM POUCO A PONTA DOS BRAÇOS E DAS PERNAS PARA
FORMAR AS MÃOS E OS PÉS DO JOGADOR.
9-
DESENHE OS DETALHES DO ROSTO DOS BONEQUINHOS E, DEPOIS QUE AS CRIANÇAS
COLORIREM AS ROUPINHAS, AJUDE-AS A COLÁ-LAS NOS JOGADORES. FAÇA
JOGADORES COM CORES DE PELE E DE CABELOS DIFERENTES PARA REPRESENTAR A
DIVERSIDADE DE ETNIAS.
MOLDES DAS ROUPINHAS DOS JOGADORES
ÁLBUM DA COPA
MATERIAIS: ÁLBUM E FIGURINHAS DOS PERSONAGENS DA COPA (ANEXO), COLA BASTÃO, FITA ADESIVA, TESOURA COM PONTA ARREDONDADA.
COLOCANDO EM PRÁTICA
APRESENTE
AS ROUPAS TÍPICAS QUE REPRESENTAM OS PAÍSES QUA PARTICIPAM DA COPA
(ANEXO), RESSALTANDO A IMPORTÂNCIA DA DIVERSIDADE CULTURAL. NÃO MOSTRE A
ROUPA DO BRASIL E QUESTIONE-OS SOBRE QUAL SERIA A VESTIMENTA MAIS
ADEQUADA PARA REPRESENTAR NOSSO PAÍS MUNDIALMENTE. DEIXE A TURMA À
VONTADE PARA COLOCAR SUAS OBSERVAÇÕES. SÓ ENTÃO MOSTRE O BONEQUINHO
BRASILEIRO E EXPLIQUE DE QUAL REGIÃO É A ROUPA UTILIZADA. NESSE MOMENTO,
VOCÊ DEVE VALORIZAR A DIVERSIDADE CULTURAL BRASILEIRA, QUA PODE MUDAR
MUITO DE UMA REGIÃO PARA OUTRA, HAVENDO, PORTANTO, DIVERSAS OUTRAS
POSSIBILIDADES DE REPRESENTAÇÃO DE VESTIMENTA TÍPICA. SENDO ASSIM, OS
DEMAIS PAÍSES PROVAVELMENTE TENHAM OUTRAS ROUPAS TÍPICAS EM SEU
TERRITÓRIO.
EM OUTRO MOMENTO, APRESENTE OS NOMES
DOS PAÍSES, SOLICITANDO AOS PEQUENOS QUE REPRODUZAM ESSA ESCRITA. EM UMA
TERCEIRA ETAPA DA ATIVIDADE, APRESENTE-LHES OS SINAIS DE LIBRAS,
ESTIMULANDO-OS A REPRODUZIR OS SINAIS, SOB SUA ORIENTAÇÃO.
AMPLIAÇÃO
FEITAS
ESSAS ABORDAGENS IMPORTANTES, ENTREGUE UM ÁLBUM (ANEXO) PARA CADA ALUNO
E ORIENTE-OS A RECORTAR AS PÁGINAS. GRAMPEIE AS FOLHAS PARA QUE NÃO SE
PERCAM, MAS LEMBRE-SE DE PASSAR UMA FITA ADESIVA NA MARGEM PARA QUE AS
CRIANÇAS NÃO CORRAM O RISCO DE MACHUCAR SEUS DEDOS NOS GRAMPOS.
A
CADA DIA, ENTREGUE DE UMA A TRÊS FIGURINHAS (ANEXO) PARA QUE AS
CRIANÇAS COLEM EM SEUS ÁLBUNS. NÃO ENTREGUE TUDO DE UMA EZ PARA DEIXAR A
BRINCADEIRA AINDA MAIS EMOCIONANTE. APESAR DE AO FINAL TODOS RECEBEREM
AS FIGURAS PARA COMPLETAR O ÁLBUM, A CADA DIA DA ATIVIDADE RESERVE UM
TEMPO PARA QUE OS PEQUENOS POSSAM CONVERSAR, INTERAGIR E TROCAR AS
IMAGENS SE QUISEREM, PROMOVENDO ASSIM A INTERAÇÃO. EXPLIQUE-LHES AS
REGRAS PARA AS TROCAS E A IMPORTÃNCIA DE RESPEITAR A VONTADE DO
AMIGUINHO QUE NÃO QUER TROCAR SUAS FIGURINHAS.
FOLHAS DO ÁLBUM
4X ESSA FOLHA
2X ESSA FOLHA
MOLDES DAS FIGURINHAS DO ÁLBUM
MATERIAL: MAPA-MÚNDI.
COLOCANDO EM PRÁTICA
DIANTE
DA REALIZAÇÃO DA COPA DO MUNDO NA ÁFRICA DO SUL, UM PAÍS TÃO DISTANTE
DO BRASIL, É IMPORTANTE QUE AS CRIANÇAS CONHEÇAM UM POUCO DA CULTURA TÃO
DIVERSA E RICA DESSA NAÇÃO E DO CONTINENTE AFRICANO, AO QUAL ELA
PERTENCE. AFINAL, É DE LÁ QUE HERDAMOS TANTOS COSTUMES, TRADIÇÕES E
CARACTERÍSTICAS ÉTNICAS QUE PERMANECEM VIVOS ATÉ HOJE EM NOSSO PAÍS, JÁ
QUE O POVO AFRICANO TEVE UMA VASTA INFLUÊNCIA NA MÚSICA, NA CULINÁRIA E
NA DANÇA BRASILEIRAS.
PRIMEIRAMENTE,
LOCALIZE NO MAPA O CONTINENTE AFRICANO E O PAÍS-SEDE DA COPA DE 2010,
PARA QUE AS CRIANÇAS SE SITUEM. DEPOIS, MOSTRE ONDE FICA O BRASIL, PARA
QUE ELAS VEJAM A DISTÂNCIA DE UM LOCAL PARA O OUTRO.
FEITAS
AS PRIMEIRAS CONSIDERAÇÕES, PROMOVA UMA PESQUISA PARA APRESENTAR ÀS
CRIANÇAS FOTOS E OS NOMES DE JOGADORES, ARTISTAS, AUTORES E PESSOAS
IMPORTANTES DA ÁFRICA QUE FIZERAM PARTE DA HISTÓRIA DO CONTINENTE.
LEVANTE TAMBÉM ALGUMAS PALAVRAS AFRICANAS QUE SÃO UTILIZADAS NO NOSSO
VOCABULÁRIO, UTILIZANDO UMA LINGUAGEM SIMPLES E ACESSÍVEL PARA QUE OS
PEQUENOS POSSAM TER ACESSO A ESSAS INFORMAÇÕES E AMPLIEM SEUS
REPERTÓRIOS.
FO NTE: PROJETOS ESCOLARES N. 61.
BRASIL NAS COPAS - ENTRE SUCESSOS E FRACASSOS, UMA BELA TRAJETÓRIA.
ESTÁ
BEM! NÃO SOMOS APENAS O PAÍS DO FUTEBOL, MAS TEMOS ÓTIMOS MOTIVOS PARA
HERDAR ESSE TÍTULO MUNDIALMENTE. APESAR DE TER ORIGEM INGLESA,
APRENDEMOS RÁPIDO AS MANHAS DO DINÂMICO, "VIOLENTO E EMOCIONANTE
ESPORTE", COMO ERA ADJETIVADO O FUTEBOL NO INÍCIO DO SÉCULO 20, SEGUNDO O
LIVRO História do Esporte no Brasil, de Mary Del Priore e Victor
Andrade de Melo (ed. Unesp). AFINAL, A SELEÇÃO BRASILEIRA É A ÚNICA A
PARTICIPAR DE TODAS AS COPAS DO MUNDO E A QUE TEM MAIS TÍTULOS. SOMOS
PENTA! MAS A TRAJETÓRIA NEM SEMPRE FOI DE SUCESSO:
1930
- A FEDERAÇÃO INTERNACIONAL DE FUTEBOL ASSOCIAÇÃO (FIFA) É CRIADA EM
1904, EM PARIS. DESDE SUA ORIGEM, A ENTIDADE TENTAVA ORGANIZAR UM
CAMPEONATO MUNDIAL DE FUTEBOL, TENDO ATINGIDO SEU OBJETIVO EM 1930. A
EQUIPE BRASILEIRA CONTAVA APENAS COM JOGADORES DO RIO DE JANEIRO, E O
TÍTULO FICOU COM O URUGUAI.
1934 - NOVO FRACASSO DO
BRASIL, QUE TEVE A PIOR CLASSIFICAÇÃO BRASILEIRA EM COPAS DO MUNDO,
TENDO DISPUTADO APENAS UM JOGO, COM A ESPANHA, NO QUAL PERDEU POR TRÊS A
UM.
1938 - ESSA COPA, REALIZADA NA FRANÇA,
REPRESENTOU UM MARCO PARA A POPULAÇÃO DO FUTEBOL NO BRASIL, QUE CHEGOU A
NÍVEIS SURPREENDENTES. FOI A PRIMEIRA VEZ QUE O PODER PÚBLICO
PATROCINOU A SELEÇÃO, E TODA A SOCIEDADE FOI ACLAMADA A PARTICIPAR E
INCENTIVAR OS JOGADORES. TODA ESSA EUFORIA FOI TAMBÉM ESTIMULADA PELA
TRANSMISSÃO DAS PARTIDAS POR RÁDIO. MAS A CAMPEÃ FOI A ITÁLIA.
1942 E 1946 - NÃO HOUVE COPA DO MUNDO, DEVIDA À SEGUNDA GUERRA MUNDIAL.
1950 - APESAR DE UMA CAMPANHA EXCELENTE, O BRASIL NÃO LEVA A TAÇA. OS URUGUAIOS SAEM CAMPEÕES.
1954
- FOI NA COPA DA SUÍÇA QUE A SELEÇÃO ESTREOU SUAS CAMISAS AMARELAS,
TALVEZ COMO UMA FORMA DE SE LIVRAR DO FRACASSO DE 1950, COM AS CAMISAS
BRANCAS. MESMO ASSIM, O BRASIL TEVE UMA NOVA DERROTA. A ALEMANHA FOI A
GRANDE CAMPEÃ.
1958 - NA COPA DA SUÉCIA, A SELEÇÃO
DE DIDI, GARRINCHA E PELÉ SAI VITORIOSA. MAS A GRANDE CONQUISTA É O FATO
DE, PELA PRIMEIRA VEZ, JOGADORES NEGROS PARTICIPAREM COMO TITULARES.
1962
- VEIO O BICAMPEONATO A COPA DO CHILE, COM POUCAS MUDANÇAS NO TIME
VENCEDOR DE ANTES. FOI O MUNDIAL DE GARRINCHA, JÁ QUE PELÉ POUCO JOGOU.
1966- O BRASIL FICOU EM DÉCIMO PRIMEIRO LUGAR NA DISPUTA NA INGLATERRA, QUE SAIU VITORIOSA.
1970
- A COPA DO MÉXIMO FOI A PRIMEIRA TRANSMITIDA AO VIVO PELA TELEVISÃO E
NA QUAL MÁRIO JORGE LOBO ZAGALLO, ENTÃO EX-JOGADOR E BICAMPEÃO MUNDIAL,
ESTREAVA COMO TÉCNICO. DEPOIS DE SEIS VITÓRIAS, O BRASIL É CAMPEÃO.
1974,
1978, 1982, 1986 1990 - APÓS A VITÓRIA COM ZAGALLO, A SELEÇÃO
BRASILEIRA PASSA POR UM LONGO E DIFÍCIL PERÍODO, MARCADO POR CINCO
DERROTAS CONSECUTIVAS NO CAMPEONATO MUNDIAL.
1994 -
NOS ESTADOS UNIDOS, A SELEÇÃO COM APENAS DOIS ATACANTES - BEBETO E
ROMÁRIO - E O DESCRÉDITO DE SUA TORCIDA EM UM TIME TÃO POUCO OFENCIVO,
SURPREENDE E SAI VITORIOSA NA PRIMEIRA COPA DECIDIDA NOS PÊNALTIS.
1998
- DESSA VEZ A SELEÇÃO BRASILEIRA SAI FAVORITA RUMO À SEGUNDA COPA NA
FRANÇA. SOB O COMANDO DE ZAGALLO, A GRANDE ESTRELA FOI O ATACANTE
RONALDO, NA ÉPOCA UM JOVEM DE 21 ANOS. MAS NA FINAL CONTRA O ANFITRIÃO, O
BRASIL PERDE, DECEPCIONANDO E DEIXANDO DÚVIDAS QUANTO A IDONEIDADE DO
CAMPEONATO.
2002 - PELA PRIMEIRA VEZ A COPA É
REALIZADA NO ORIENTE E SOB A ORGANIZAÇÃO DE DOIS PAÍSES - COREIA DO SUL E
JAPÃO. É TAMBÉM A COPA DA RECUPERAÇÃO DE RONALDO, APÓS UMA SÉRIA LESÃO.
O BRASIL CONQUISTA O PENTACAMPEONATO.
2006 - MESMO TENDO JOGADORES COM QUALIDADE NOTÁVEL E A CONFIANÇA DA TORCIDA BRASILEIRA, A SELEÇÃO VERDE E AMARELA PERDE.
2010 - AGORA É SÓ TORCER PELO HEXA. VAI, BRASIL!!!
(FONTE: HISTÓRIA DO ESPORTE NO BRASIL, DE MARY DEL PRIORE E VICTOR ANDRADE DE MELO (ED. UNESP.)
EBA, A COPA CHEGOU!
COLOCANDO EM PRÁTICA
EM
UMA RODA DE CONVERSA, PERMITA QUE AS CRIANÇAS TRAGAM SUAS EXPERI~ENCIAS
SOBRE O TEMA COPA DO MUNDO, ESSE CAMPEONATO MUNDIAL DE FUTEBOL QUE
ATRAI A ATENÇÃO DE MILHÕES DE PESSOAS EM TODOS OS CONTINETES. APROVEITE A
OPORTUNIDADE PARA EXPLICAR-LHES A IMPORTÂNCIA DE SABER DISPUTAR E
RESPEITAR O ADVERSÁRIO. TRABALHE TAMBÉM OS CONCEITOS DE GANHAR E PERDER
NÃO SÓ EM EVENTOS ESPORTIVOS, MAS EM OUTRAS SITUAÇÕES NAS QUAIS PODE
OCORRER O FRACASSO.
DURANTE AS ATIVIDADES, PROCURE
SEMPRE VALORIZAR E RESSALTAR AS POSSIBILIDADES E NÃO AS DIFICULDADES,
POIS PROPOR ATIVIDADES EM GRUPO É MUITO IMPORTANTE PARA O
DESENVOLVIMENTO DAS CRIANÇAS - MAS NÃO DEIXAR DE LADO A SINGULARIDADE DE
CADA UMA, RESPEITANDO SEUS LIMITES, TAMBÉM É ASSENCIAL.
PARA
ESTIMULAR A DISCUSSÃO ACERCA DOS CONHECIMENTOS PRÉVIOS SOBRE A COPA DO
MUNDO, COLOQUE UM VÍDEO DE JOGO DE FUTEBOL E, DEPOIS, ABRA ESPAÇO PARA
OS COMENTÁRIOS E INTERVENÇÕES.
PASSO A PASSO FEITO PELO EDUCADOR E PELOS ALUNOS
1- RECORTE UM QUADRADO DE PAPEL LUMINI DE 15 CM DE LADO E DOBRE-O AO MEIO NA DIAGONAL.
2- ABRA A PEÇA E LEVE AS PONTAS LATERAIS ATÉ A MARCAÇÃO FEITA ANTERIORMENTE.
3- DOBRE AS NOVAS PONTAS LATERAIS TAMBÉM ATÉ A MARCAÇÃO CENTRAL.
4- DOBRE A PEÇA AO MEIO.
5-
FAÇA MAIS DUAS PEÇAS IGUAIS. ENTÃO, COLE DUAS PEÇAS, ENCAIXANDO-AS DE
PÉ, PARA FORMAR O TRONCO DO JOGADOR, E COLOQUE A OUTRA NO TOPO,
HORIZONTALMENTE, PARA FORMAR OS BRAÇOS.
6- PARA
FAZER A CABEÇA, RECORTE UM QUADRADO DE PAPEL LUMINI DE 7 CM DE LADO E
DOBRE NA DIAGONAL. ABRA-O E DOBRE-O NOVAMENTE DO OUTRO LADO, PARA
DEMARCAR UM "X" NO PAPEL.
7-
LEVE TODAS AS PONTAS ATÉ A MARCAÇÃO CENTRAL, FORMANDO UM QUADRADO.
DEPOIS, DOBRE UM POUCO AS NOVAS PONTAS PARA ARREDONDAR A PEÇA.
8-
COLE A CABEÇA SOBRE O CORPO E FIXE UM PEDAÇO DE PAPEL CREPOM AMASSADO
PARA FAZER O CABELO. DOBRE UM POUCO A PONTA DOS BRAÇOS E DAS PERNAS PARA
FORMAR AS MÃOS E OS PÉS DO JOGADOR.
9-
DESENHE OS DETALHES DO ROSTO DOS BONEQUINHOS E, DEPOIS QUE AS CRIANÇAS
COLORIREM AS ROUPINHAS, AJUDE-AS A COLÁ-LAS NOS JOGADORES. FAÇA
JOGADORES COM CORES DE PELE E DE CABELOS DIFERENTES PARA REPRESENTAR A
DIVERSIDADE DE ETNIAS.
MOLDES DAS ROUPINHAS DOS JOGADORES
ÁLBUM DA COPA
MATERIAIS: ÁLBUM E FIGURINHAS DOS PERSONAGENS DA COPA (ANEXO), COLA BASTÃO, FITA ADESIVA, TESOURA COM PONTA ARREDONDADA.
COLOCANDO EM PRÁTICA
APRESENTE
AS ROUPAS TÍPICAS QUE REPRESENTAM OS PAÍSES QUA PARTICIPAM DA COPA
(ANEXO), RESSALTANDO A IMPORTÂNCIA DA DIVERSIDADE CULTURAL. NÃO MOSTRE A
ROUPA DO BRASIL E QUESTIONE-OS SOBRE QUAL SERIA A VESTIMENTA MAIS
ADEQUADA PARA REPRESENTAR NOSSO PAÍS MUNDIALMENTE. DEIXE A TURMA À
VONTADE PARA COLOCAR SUAS OBSERVAÇÕES. SÓ ENTÃO MOSTRE O BONEQUINHO
BRASILEIRO E EXPLIQUE DE QUAL REGIÃO É A ROUPA UTILIZADA. NESSE MOMENTO,
VOCÊ DEVE VALORIZAR A DIVERSIDADE CULTURAL BRASILEIRA, QUA PODE MUDAR
MUITO DE UMA REGIÃO PARA OUTRA, HAVENDO, PORTANTO, DIVERSAS OUTRAS
POSSIBILIDADES DE REPRESENTAÇÃO DE VESTIMENTA TÍPICA. SENDO ASSIM, OS
DEMAIS PAÍSES PROVAVELMENTE TENHAM OUTRAS ROUPAS TÍPICAS EM SEU
TERRITÓRIO.
EM OUTRO MOMENTO, APRESENTE OS NOMES
DOS PAÍSES, SOLICITANDO AOS PEQUENOS QUE REPRODUZAM ESSA ESCRITA. EM UMA
TERCEIRA ETAPA DA ATIVIDADE, APRESENTE-LHES OS SINAIS DE LIBRAS,
ESTIMULANDO-OS A REPRODUZIR OS SINAIS, SOB SUA ORIENTAÇÃO.
AMPLIAÇÃO
FEITAS
ESSAS ABORDAGENS IMPORTANTES, ENTREGUE UM ÁLBUM (ANEXO) PARA CADA ALUNO
E ORIENTE-OS A RECORTAR AS PÁGINAS. GRAMPEIE AS FOLHAS PARA QUE NÃO SE
PERCAM, MAS LEMBRE-SE DE PASSAR UMA FITA ADESIVA NA MARGEM PARA QUE AS
CRIANÇAS NÃO CORRAM O RISCO DE MACHUCAR SEUS DEDOS NOS GRAMPOS.
A
CADA DIA, ENTREGUE DE UMA A TRÊS FIGURINHAS (ANEXO) PARA QUE AS
CRIANÇAS COLEM EM SEUS ÁLBUNS. NÃO ENTREGUE TUDO DE UMA EZ PARA DEIXAR A
BRINCADEIRA AINDA MAIS EMOCIONANTE. APESAR DE AO FINAL TODOS RECEBEREM
AS FIGURAS PARA COMPLETAR O ÁLBUM, A CADA DIA DA ATIVIDADE RESERVE UM
TEMPO PARA QUE OS PEQUENOS POSSAM CONVERSAR, INTERAGIR E TROCAR AS
IMAGENS SE QUISEREM, PROMOVENDO ASSIM A INTERAÇÃO. EXPLIQUE-LHES AS
REGRAS PARA AS TROCAS E A IMPORTÃNCIA DE RESPEITAR A VONTADE DO
AMIGUINHO QUE NÃO QUER TROCAR SUAS FIGURINHAS.
FOLHAS DO ÁLBUM
4X ESSA FOLHA
2X ESSA FOLHA
MOLDES DAS FIGURINHAS DO ÁLBUM
MATERIAL: MAPA-MÚNDI.
COLOCANDO EM PRÁTICA
DIANTE
DA REALIZAÇÃO DA COPA DO MUNDO NA ÁFRICA DO SUL, UM PAÍS TÃO DISTANTE
DO BRASIL, É IMPORTANTE QUE AS CRIANÇAS CONHEÇAM UM POUCO DA CULTURA TÃO
DIVERSA E RICA DESSA NAÇÃO E DO CONTINENTE AFRICANO, AO QUAL ELA
PERTENCE. AFINAL, É DE LÁ QUE HERDAMOS TANTOS COSTUMES, TRADIÇÕES E
CARACTERÍSTICAS ÉTNICAS QUE PERMANECEM VIVOS ATÉ HOJE EM NOSSO PAÍS, JÁ
QUE O POVO AFRICANO TEVE UMA VASTA INFLUÊNCIA NA MÚSICA, NA CULINÁRIA E
NA DANÇA BRASILEIRAS.
PRIMEIRAMENTE,
LOCALIZE NO MAPA O CONTINENTE AFRICANO E O PAÍS-SEDE DA COPA DE 2010,
PARA QUE AS CRIANÇAS SE SITUEM. DEPOIS, MOSTRE ONDE FICA O BRASIL, PARA
QUE ELAS VEJAM A DISTÂNCIA DE UM LOCAL PARA O OUTRO.
FEITAS
AS PRIMEIRAS CONSIDERAÇÕES, PROMOVA UMA PESQUISA PARA APRESENTAR ÀS
CRIANÇAS FOTOS E OS NOMES DE JOGADORES, ARTISTAS, AUTORES E PESSOAS
IMPORTANTES DA ÁFRICA QUE FIZERAM PARTE DA HISTÓRIA DO CONTINENTE.
LEVANTE TAMBÉM ALGUMAS PALAVRAS AFRICANAS QUE SÃO UTILIZADAS NO NOSSO
VOCABULÁRIO, UTILIZANDO UMA LINGUAGEM SIMPLES E ACESSÍVEL PARA QUE OS
PEQUENOS POSSAM TER ACESSO A ESSAS INFORMAÇÕES E AMPLIEM SEUS
REPERTÓRIOS.
FO NTE: PROJETOS ESCOLARES N. 61.
Nenhum comentário:
Postar um comentário