RUMO AO HEXA ! PROJETO COPA DO MUNDO!

BRASIL NAS COPAS - ENTRE SUCESSOS E FRACASSOS, UMA BELA TRAJETÓRIA.
ESTÁ BEM! NÃO SOMOS APENAS O PAÍS DO FUTEBOL, MAS TEMOS ÓTIMOS MOTIVOS PARA HERDAR ESSE TÍTULO MUNDIALMENTE. APESAR DE TER ORIGEM INGLESA, APRENDEMOS RÁPIDO AS MANHAS DO DINÂMICO, "VIOLENTO E EMOCIONANTE ESPORTE", COMO ERA ADJETIVADO O FUTEBOL NO INÍCIO DO SÉCULO 20, SEGUNDO O LIVRO História do Esporte no Brasil, de Mary Del Priore e Victor Andrade de Melo (ed. Unesp). AFINAL, A SELEÇÃO BRASILEIRA É A ÚNICA A PARTICIPAR DE TODAS AS COPAS DO MUNDO E A QUE TEM MAIS TÍTULOS. SOMOS PENTA! MAS A TRAJETÓRIA NEM SEMPRE FOI DE SUCESSO:
1930 - A FEDERAÇÃO INTERNACIONAL DE FUTEBOL ASSOCIAÇÃO (FIFA) É CRIADA EM 1904, EM PARIS. DESDE SUA ORIGEM, A ENTIDADE TENTAVA ORGANIZAR UM CAMPEONATO MUNDIAL DE FUTEBOL, TENDO ATINGIDO SEU OBJETIVO EM 1930. A EQUIPE BRASILEIRA CONTAVA APENAS COM JOGADORES DO RIO DE JANEIRO, E O TÍTULO FICOU COM O URUGUAI.
1934 - NOVO FRACASSO DO BRASIL, QUE TEVE A PIOR CLASSIFICAÇÃO BRASILEIRA EM COPAS DO MUNDO, TENDO DISPUTADO APENAS UM JOGO, COM A ESPANHA, NO QUAL PERDEU POR TRÊS A UM.
1938 - ESSA COPA, REALIZADA NA FRANÇA, REPRESENTOU UM MARCO PARA A POPULAÇÃO DO FUTEBOL NO BRASIL, QUE CHEGOU A NÍVEIS SURPREENDENTES. FOI A PRIMEIRA VEZ QUE O PODER PÚBLICO PATROCINOU A SELEÇÃO, E TODA A SOCIEDADE FOI ACLAMADA A PARTICIPAR E INCENTIVAR OS JOGADORES. TODA ESSA EUFORIA FOI TAMBÉM ESTIMULADA PELA TRANSMISSÃO DAS PARTIDAS POR RÁDIO. MAS A CAMPEÃ FOI A ITÁLIA.
1942 E 1946 - NÃO HOUVE COPA DO MUNDO, DEVIDA À SEGUNDA GUERRA MUNDIAL.
1950 - APESAR DE UMA CAMPANHA EXCELENTE, O BRASIL NÃO LEVA A TAÇA. OS URUGUAIOS SAEM CAMPEÕES.
1954 - FOI NA COPA DA SUÍÇA QUE A SELEÇÃO ESTREOU SUAS CAMISAS AMARELAS, TALVEZ COMO UMA FORMA DE SE LIVRAR DO FRACASSO DE 1950, COM AS CAMISAS BRANCAS. MESMO ASSIM, O BRASIL TEVE UMA NOVA DERROTA. A ALEMANHA FOI A GRANDE CAMPEÃ.
1958 - NA COPA DA SUÉCIA, A SELEÇÃO DE DIDI, GARRINCHA E PELÉ SAI VITORIOSA. MAS A GRANDE CONQUISTA É O FATO DE, PELA PRIMEIRA VEZ, JOGADORES NEGROS PARTICIPAREM COMO TITULARES.
1962 - VEIO O BICAMPEONATO A COPA DO CHILE, COM POUCAS MUDANÇAS NO TIME VENCEDOR DE ANTES. FOI O MUNDIAL DE GARRINCHA, JÁ QUE PELÉ POUCO JOGOU.
1966- O BRASIL FICOU EM DÉCIMO PRIMEIRO LUGAR NA DISPUTA NA INGLATERRA, QUE SAIU VITORIOSA.
1970 - A COPA DO MÉXIMO FOI A PRIMEIRA TRANSMITIDA AO VIVO PELA TELEVISÃO E NA QUAL MÁRIO JORGE LOBO ZAGALLO, ENTÃO EX-JOGADOR E BICAMPEÃO MUNDIAL, ESTREAVA COMO TÉCNICO. DEPOIS DE SEIS VITÓRIAS, O BRASIL É CAMPEÃO.
1974, 1978, 1982, 1986 1990 - APÓS A VITÓRIA COM ZAGALLO, A SELEÇÃO BRASILEIRA PASSA POR UM LONGO E DIFÍCIL PERÍODO, MARCADO POR CINCO DERROTAS CONSECUTIVAS NO CAMPEONATO MUNDIAL.
1994 - NOS ESTADOS UNIDOS, A SELEÇÃO COM APENAS DOIS ATACANTES - BEBETO E ROMÁRIO - E O DESCRÉDITO DE SUA TORCIDA EM UM TIME TÃO POUCO OFENCIVO, SURPREENDE E SAI VITORIOSA NA PRIMEIRA COPA DECIDIDA NOS PÊNALTIS.
1998 - DESSA VEZ A SELEÇÃO BRASILEIRA SAI FAVORITA RUMO À SEGUNDA COPA NA FRANÇA. SOB O COMANDO DE ZAGALLO, A GRANDE ESTRELA FOI O ATACANTE RONALDO, NA ÉPOCA UM JOVEM DE 21 ANOS. MAS NA FINAL CONTRA O ANFITRIÃO, O BRASIL PERDE, DECEPCIONANDO E DEIXANDO DÚVIDAS QUANTO A IDONEIDADE DO CAMPEONATO.
2002 - PELA PRIMEIRA VEZ A COPA É REALIZADA NO ORIENTE E SOB A ORGANIZAÇÃO DE DOIS PAÍSES - COREIA DO SUL E JAPÃO. É TAMBÉM A COPA DA RECUPERAÇÃO DE RONALDO, APÓS UMA SÉRIA LESÃO. O BRASIL CONQUISTA O PENTACAMPEONATO.
2006 - MESMO TENDO JOGADORES COM QUALIDADE NOTÁVEL E A CONFIANÇA DA TORCIDA BRASILEIRA, A SELEÇÃO VERDE E AMARELA PERDE.
2010 - AGORA É SÓ TORCER PELO HEXA. VAI, BRASIL!!!
(FONTE: HISTÓRIA DO ESPORTE NO BRASIL, DE MARY DEL PRIORE E VICTOR ANDRADE DE MELO (ED. UNESP.)
EBA, A COPA CHEGOU!
COLOCANDO EM PRÁTICA
EM UMA RODA DE CONVERSA, PERMITA QUE AS CRIANÇAS TRAGAM SUAS EXPERI~ENCIAS SOBRE O TEMA COPA DO MUNDO, ESSE CAMPEONATO MUNDIAL DE FUTEBOL QUE ATRAI A ATENÇÃO DE MILHÕES DE PESSOAS EM TODOS OS CONTINETES. APROVEITE A OPORTUNIDADE PARA EXPLICAR-LHES A IMPORTÂNCIA DE SABER DISPUTAR E RESPEITAR O ADVERSÁRIO. TRABALHE TAMBÉM OS CONCEITOS DE GANHAR E PERDER NÃO SÓ EM EVENTOS ESPORTIVOS, MAS EM OUTRAS SITUAÇÕES NAS QUAIS PODE OCORRER O FRACASSO.
DURANTE AS ATIVIDADES, PROCURE SEMPRE VALORIZAR E RESSALTAR AS POSSIBILIDADES E NÃO AS DIFICULDADES, POIS PROPOR ATIVIDADES EM GRUPO É MUITO IMPORTANTE PARA O DESENVOLVIMENTO DAS CRIANÇAS - MAS NÃO DEIXAR DE LADO A SINGULARIDADE DE CADA UMA, RESPEITANDO SEUS LIMITES, TAMBÉM É ASSENCIAL.
PARA ESTIMULAR A DISCUSSÃO ACERCA DOS CONHECIMENTOS PRÉVIOS SOBRE A COPA DO MUNDO, COLOQUE UM VÍDEO DE JOGO DE FUTEBOL E, DEPOIS, ABRA ESPAÇO PARA OS COMENTÁRIOS E INTERVENÇÕES.
PASSO A PASSO FEITO PELO EDUCADOR E PELOS ALUNOS
1- RECORTE UM QUADRADO DE PAPEL LUMINI DE 15 CM DE LADO E DOBRE-O AO MEIO NA DIAGONAL.
2- ABRA A PEÇA E LEVE AS PONTAS LATERAIS ATÉ A MARCAÇÃO FEITA ANTERIORMENTE.
3- DOBRE AS NOVAS PONTAS LATERAIS TAMBÉM ATÉ A MARCAÇÃO CENTRAL.
4- DOBRE A PEÇA AO MEIO.
5- FAÇA MAIS DUAS PEÇAS IGUAIS. ENTÃO, COLE DUAS PEÇAS, ENCAIXANDO-AS DE PÉ, PARA FORMAR O TRONCO DO JOGADOR, E COLOQUE A OUTRA NO TOPO, HORIZONTALMENTE, PARA FORMAR OS BRAÇOS.
6- PARA FAZER A CABEÇA, RECORTE UM QUADRADO DE PAPEL LUMINI DE 7 CM DE LADO E DOBRE NA DIAGONAL. ABRA-O E DOBRE-O NOVAMENTE DO OUTRO LADO, PARA DEMARCAR UM "X" NO PAPEL.
7- LEVE TODAS AS PONTAS ATÉ A MARCAÇÃO CENTRAL, FORMANDO UM QUADRADO. DEPOIS, DOBRE UM POUCO AS NOVAS PONTAS PARA ARREDONDAR A PEÇA.
8- COLE A CABEÇA SOBRE O CORPO E FIXE UM PEDAÇO DE PAPEL CREPOM AMASSADO PARA FAZER O CABELO. DOBRE UM POUCO A PONTA DOS BRAÇOS E DAS PERNAS PARA FORMAR AS MÃOS E OS PÉS DO JOGADOR.
9- DESENHE OS DETALHES DO ROSTO DOS BONEQUINHOS E, DEPOIS QUE AS CRIANÇAS COLORIREM AS ROUPINHAS, AJUDE-AS A COLÁ-LAS NOS JOGADORES. FAÇA JOGADORES COM CORES DE PELE E DE CABELOS DIFERENTES PARA REPRESENTAR A DIVERSIDADE DE ETNIAS.
MOLDES DAS ROUPINHAS DOS JOGADORES
ÁLBUM DA COPA
MATERIAIS: ÁLBUM E FIGURINHAS DOS PERSONAGENS DA COPA (ANEXO), COLA BASTÃO, FITA ADESIVA, TESOURA COM PONTA ARREDONDADA.
COLOCANDO EM PRÁTICA
APRESENTE AS ROUPAS TÍPICAS QUE REPRESENTAM OS PAÍSES QUA PARTICIPAM DA COPA (ANEXO), RESSALTANDO A IMPORTÂNCIA DA DIVERSIDADE CULTURAL. NÃO MOSTRE A ROUPA DO BRASIL E QUESTIONE-OS SOBRE QUAL SERIA A VESTIMENTA MAIS ADEQUADA PARA REPRESENTAR NOSSO PAÍS MUNDIALMENTE. DEIXE A TURMA À VONTADE PARA COLOCAR SUAS OBSERVAÇÕES. SÓ ENTÃO MOSTRE O BONEQUINHO BRASILEIRO E EXPLIQUE DE QUAL REGIÃO É A ROUPA UTILIZADA. NESSE MOMENTO, VOCÊ DEVE VALORIZAR A DIVERSIDADE CULTURAL BRASILEIRA, QUA PODE MUDAR MUITO DE UMA REGIÃO PARA OUTRA, HAVENDO, PORTANTO, DIVERSAS OUTRAS POSSIBILIDADES DE REPRESENTAÇÃO DE VESTIMENTA TÍPICA. SENDO ASSIM, OS DEMAIS PAÍSES PROVAVELMENTE TENHAM OUTRAS ROUPAS TÍPICAS EM SEU TERRITÓRIO.
EM OUTRO MOMENTO, APRESENTE OS NOMES DOS PAÍSES, SOLICITANDO AOS PEQUENOS QUE REPRODUZAM ESSA ESCRITA. EM UMA TERCEIRA ETAPA DA ATIVIDADE, APRESENTE-LHES OS SINAIS DE LIBRAS, ESTIMULANDO-OS A REPRODUZIR OS SINAIS, SOB SUA ORIENTAÇÃO.
AMPLIAÇÃO
FEITAS ESSAS ABORDAGENS IMPORTANTES, ENTREGUE UM ÁLBUM (ANEXO) PARA CADA ALUNO E ORIENTE-OS A RECORTAR AS PÁGINAS. GRAMPEIE AS FOLHAS PARA QUE NÃO SE PERCAM, MAS LEMBRE-SE DE PASSAR UMA FITA ADESIVA NA MARGEM PARA QUE AS CRIANÇAS NÃO CORRAM O RISCO DE MACHUCAR SEUS DEDOS NOS GRAMPOS.
A CADA DIA, ENTREGUE DE UMA A TRÊS FIGURINHAS (ANEXO) PARA QUE AS CRIANÇAS COLEM EM SEUS ÁLBUNS. NÃO ENTREGUE TUDO DE UMA EZ PARA DEIXAR A BRINCADEIRA AINDA MAIS EMOCIONANTE. APESAR DE AO FINAL TODOS RECEBEREM AS FIGURAS PARA COMPLETAR O ÁLBUM, A CADA DIA DA ATIVIDADE RESERVE UM TEMPO PARA QUE OS PEQUENOS POSSAM CONVERSAR, INTERAGIR E TROCAR AS IMAGENS SE QUISEREM, PROMOVENDO ASSIM A INTERAÇÃO. EXPLIQUE-LHES AS REGRAS PARA AS TROCAS E A IMPORTÃNCIA DE RESPEITAR A VONTADE DO AMIGUINHO QUE NÃO QUER TROCAR SUAS FIGURINHAS.
FOLHAS DO ÁLBUM
4X ESSA FOLHA
2X ESSA FOLHA
MOLDES DAS FIGURINHAS DO ÁLBUM
MATERIAL: MAPA-MÚNDI.
COLOCANDO EM PRÁTICA
DIANTE DA REALIZAÇÃO DA COPA DO MUNDO NA ÁFRICA DO SUL, UM PAÍS TÃO DISTANTE DO BRASIL, É IMPORTANTE QUE AS CRIANÇAS CONHEÇAM UM POUCO DA CULTURA TÃO DIVERSA E RICA DESSA NAÇÃO E DO CONTINENTE AFRICANO, AO QUAL ELA PERTENCE. AFINAL, É DE LÁ QUE HERDAMOS TANTOS COSTUMES, TRADIÇÕES E CARACTERÍSTICAS ÉTNICAS QUE PERMANECEM VIVOS ATÉ HOJE EM NOSSO PAÍS, JÁ QUE O POVO AFRICANO TEVE UMA VASTA INFLUÊNCIA NA MÚSICA, NA CULINÁRIA E NA DANÇA BRASILEIRAS.
PRIMEIRAMENTE, LOCALIZE NO MAPA O CONTINENTE AFRICANO E O PAÍS-SEDE DA COPA DE 2010, PARA QUE AS CRIANÇAS SE SITUEM. DEPOIS, MOSTRE ONDE FICA O BRASIL, PARA QUE ELAS VEJAM A DISTÂNCIA DE UM LOCAL PARA O OUTRO.
FEITAS AS PRIMEIRAS CONSIDERAÇÕES, PROMOVA UMA PESQUISA PARA APRESENTAR ÀS CRIANÇAS FOTOS E OS NOMES DE JOGADORES, ARTISTAS, AUTORES E PESSOAS IMPORTANTES DA ÁFRICA QUE FIZERAM PARTE DA HISTÓRIA DO CONTINENTE. LEVANTE TAMBÉM ALGUMAS PALAVRAS AFRICANAS QUE SÃO UTILIZADAS NO NOSSO VOCABULÁRIO, UTILIZANDO UMA LINGUAGEM SIMPLES E ACESSÍVEL PARA QUE OS PEQUENOS POSSAM TER ACESSO A ESSAS INFORMAÇÕES E AMPLIEM SEUS REPERTÓRIOS.
FO NTE: PROJETOS ESCOLARES N. 61.

BRASIL NAS COPAS - ENTRE SUCESSOS E FRACASSOS, UMA BELA TRAJETÓRIA.
ESTÁ BEM! NÃO SOMOS APENAS O PAÍS DO FUTEBOL, MAS TEMOS ÓTIMOS MOTIVOS PARA HERDAR ESSE TÍTULO MUNDIALMENTE. APESAR DE TER ORIGEM INGLESA, APRENDEMOS RÁPIDO AS MANHAS DO DINÂMICO, "VIOLENTO E EMOCIONANTE ESPORTE", COMO ERA ADJETIVADO O FUTEBOL NO INÍCIO DO SÉCULO 20, SEGUNDO O LIVRO História do Esporte no Brasil, de Mary Del Priore e Victor Andrade de Melo (ed. Unesp). AFINAL, A SELEÇÃO BRASILEIRA É A ÚNICA A PARTICIPAR DE TODAS AS COPAS DO MUNDO E A QUE TEM MAIS TÍTULOS. SOMOS PENTA! MAS A TRAJETÓRIA NEM SEMPRE FOI DE SUCESSO:
1930 - A FEDERAÇÃO INTERNACIONAL DE FUTEBOL ASSOCIAÇÃO (FIFA) É CRIADA EM 1904, EM PARIS. DESDE SUA ORIGEM, A ENTIDADE TENTAVA ORGANIZAR UM CAMPEONATO MUNDIAL DE FUTEBOL, TENDO ATINGIDO SEU OBJETIVO EM 1930. A EQUIPE BRASILEIRA CONTAVA APENAS COM JOGADORES DO RIO DE JANEIRO, E O TÍTULO FICOU COM O URUGUAI.
1934 - NOVO FRACASSO DO BRASIL, QUE TEVE A PIOR CLASSIFICAÇÃO BRASILEIRA EM COPAS DO MUNDO, TENDO DISPUTADO APENAS UM JOGO, COM A ESPANHA, NO QUAL PERDEU POR TRÊS A UM.
1938 - ESSA COPA, REALIZADA NA FRANÇA, REPRESENTOU UM MARCO PARA A POPULAÇÃO DO FUTEBOL NO BRASIL, QUE CHEGOU A NÍVEIS SURPREENDENTES. FOI A PRIMEIRA VEZ QUE O PODER PÚBLICO PATROCINOU A SELEÇÃO, E TODA A SOCIEDADE FOI ACLAMADA A PARTICIPAR E INCENTIVAR OS JOGADORES. TODA ESSA EUFORIA FOI TAMBÉM ESTIMULADA PELA TRANSMISSÃO DAS PARTIDAS POR RÁDIO. MAS A CAMPEÃ FOI A ITÁLIA.
1942 E 1946 - NÃO HOUVE COPA DO MUNDO, DEVIDA À SEGUNDA GUERRA MUNDIAL.
1950 - APESAR DE UMA CAMPANHA EXCELENTE, O BRASIL NÃO LEVA A TAÇA. OS URUGUAIOS SAEM CAMPEÕES.
1954 - FOI NA COPA DA SUÍÇA QUE A SELEÇÃO ESTREOU SUAS CAMISAS AMARELAS, TALVEZ COMO UMA FORMA DE SE LIVRAR DO FRACASSO DE 1950, COM AS CAMISAS BRANCAS. MESMO ASSIM, O BRASIL TEVE UMA NOVA DERROTA. A ALEMANHA FOI A GRANDE CAMPEÃ.
1958 - NA COPA DA SUÉCIA, A SELEÇÃO DE DIDI, GARRINCHA E PELÉ SAI VITORIOSA. MAS A GRANDE CONQUISTA É O FATO DE, PELA PRIMEIRA VEZ, JOGADORES NEGROS PARTICIPAREM COMO TITULARES.
1962 - VEIO O BICAMPEONATO A COPA DO CHILE, COM POUCAS MUDANÇAS NO TIME VENCEDOR DE ANTES. FOI O MUNDIAL DE GARRINCHA, JÁ QUE PELÉ POUCO JOGOU.
1966- O BRASIL FICOU EM DÉCIMO PRIMEIRO LUGAR NA DISPUTA NA INGLATERRA, QUE SAIU VITORIOSA.
1970 - A COPA DO MÉXIMO FOI A PRIMEIRA TRANSMITIDA AO VIVO PELA TELEVISÃO E NA QUAL MÁRIO JORGE LOBO ZAGALLO, ENTÃO EX-JOGADOR E BICAMPEÃO MUNDIAL, ESTREAVA COMO TÉCNICO. DEPOIS DE SEIS VITÓRIAS, O BRASIL É CAMPEÃO.
1974, 1978, 1982, 1986 1990 - APÓS A VITÓRIA COM ZAGALLO, A SELEÇÃO BRASILEIRA PASSA POR UM LONGO E DIFÍCIL PERÍODO, MARCADO POR CINCO DERROTAS CONSECUTIVAS NO CAMPEONATO MUNDIAL.
1994 - NOS ESTADOS UNIDOS, A SELEÇÃO COM APENAS DOIS ATACANTES - BEBETO E ROMÁRIO - E O DESCRÉDITO DE SUA TORCIDA EM UM TIME TÃO POUCO OFENCIVO, SURPREENDE E SAI VITORIOSA NA PRIMEIRA COPA DECIDIDA NOS PÊNALTIS.
1998 - DESSA VEZ A SELEÇÃO BRASILEIRA SAI FAVORITA RUMO À SEGUNDA COPA NA FRANÇA. SOB O COMANDO DE ZAGALLO, A GRANDE ESTRELA FOI O ATACANTE RONALDO, NA ÉPOCA UM JOVEM DE 21 ANOS. MAS NA FINAL CONTRA O ANFITRIÃO, O BRASIL PERDE, DECEPCIONANDO E DEIXANDO DÚVIDAS QUANTO A IDONEIDADE DO CAMPEONATO.
2002 - PELA PRIMEIRA VEZ A COPA É REALIZADA NO ORIENTE E SOB A ORGANIZAÇÃO DE DOIS PAÍSES - COREIA DO SUL E JAPÃO. É TAMBÉM A COPA DA RECUPERAÇÃO DE RONALDO, APÓS UMA SÉRIA LESÃO. O BRASIL CONQUISTA O PENTACAMPEONATO.
2006 - MESMO TENDO JOGADORES COM QUALIDADE NOTÁVEL E A CONFIANÇA DA TORCIDA BRASILEIRA, A SELEÇÃO VERDE E AMARELA PERDE.
2010 - AGORA É SÓ TORCER PELO HEXA. VAI, BRASIL!!!
(FONTE: HISTÓRIA DO ESPORTE NO BRASIL, DE MARY DEL PRIORE E VICTOR ANDRADE DE MELO (ED. UNESP.)
EBA, A COPA CHEGOU!
COLOCANDO EM PRÁTICA
EM UMA RODA DE CONVERSA, PERMITA QUE AS CRIANÇAS TRAGAM SUAS EXPERI~ENCIAS SOBRE O TEMA COPA DO MUNDO, ESSE CAMPEONATO MUNDIAL DE FUTEBOL QUE ATRAI A ATENÇÃO DE MILHÕES DE PESSOAS EM TODOS OS CONTINETES. APROVEITE A OPORTUNIDADE PARA EXPLICAR-LHES A IMPORTÂNCIA DE SABER DISPUTAR E RESPEITAR O ADVERSÁRIO. TRABALHE TAMBÉM OS CONCEITOS DE GANHAR E PERDER NÃO SÓ EM EVENTOS ESPORTIVOS, MAS EM OUTRAS SITUAÇÕES NAS QUAIS PODE OCORRER O FRACASSO.
DURANTE AS ATIVIDADES, PROCURE SEMPRE VALORIZAR E RESSALTAR AS POSSIBILIDADES E NÃO AS DIFICULDADES, POIS PROPOR ATIVIDADES EM GRUPO É MUITO IMPORTANTE PARA O DESENVOLVIMENTO DAS CRIANÇAS - MAS NÃO DEIXAR DE LADO A SINGULARIDADE DE CADA UMA, RESPEITANDO SEUS LIMITES, TAMBÉM É ASSENCIAL.
PARA ESTIMULAR A DISCUSSÃO ACERCA DOS CONHECIMENTOS PRÉVIOS SOBRE A COPA DO MUNDO, COLOQUE UM VÍDEO DE JOGO DE FUTEBOL E, DEPOIS, ABRA ESPAÇO PARA OS COMENTÁRIOS E INTERVENÇÕES.
PASSO A PASSO FEITO PELO EDUCADOR E PELOS ALUNOS
1- RECORTE UM QUADRADO DE PAPEL LUMINI DE 15 CM DE LADO E DOBRE-O AO MEIO NA DIAGONAL.
2- ABRA A PEÇA E LEVE AS PONTAS LATERAIS ATÉ A MARCAÇÃO FEITA ANTERIORMENTE.
3- DOBRE AS NOVAS PONTAS LATERAIS TAMBÉM ATÉ A MARCAÇÃO CENTRAL.
4- DOBRE A PEÇA AO MEIO.
5- FAÇA MAIS DUAS PEÇAS IGUAIS. ENTÃO, COLE DUAS PEÇAS, ENCAIXANDO-AS DE PÉ, PARA FORMAR O TRONCO DO JOGADOR, E COLOQUE A OUTRA NO TOPO, HORIZONTALMENTE, PARA FORMAR OS BRAÇOS.
6- PARA FAZER A CABEÇA, RECORTE UM QUADRADO DE PAPEL LUMINI DE 7 CM DE LADO E DOBRE NA DIAGONAL. ABRA-O E DOBRE-O NOVAMENTE DO OUTRO LADO, PARA DEMARCAR UM "X" NO PAPEL.
7- LEVE TODAS AS PONTAS ATÉ A MARCAÇÃO CENTRAL, FORMANDO UM QUADRADO. DEPOIS, DOBRE UM POUCO AS NOVAS PONTAS PARA ARREDONDAR A PEÇA.
8- COLE A CABEÇA SOBRE O CORPO E FIXE UM PEDAÇO DE PAPEL CREPOM AMASSADO PARA FAZER O CABELO. DOBRE UM POUCO A PONTA DOS BRAÇOS E DAS PERNAS PARA FORMAR AS MÃOS E OS PÉS DO JOGADOR.
9- DESENHE OS DETALHES DO ROSTO DOS BONEQUINHOS E, DEPOIS QUE AS CRIANÇAS COLORIREM AS ROUPINHAS, AJUDE-AS A COLÁ-LAS NOS JOGADORES. FAÇA JOGADORES COM CORES DE PELE E DE CABELOS DIFERENTES PARA REPRESENTAR A DIVERSIDADE DE ETNIAS.
MOLDES DAS ROUPINHAS DOS JOGADORES
ÁLBUM DA COPA
MATERIAIS: ÁLBUM E FIGURINHAS DOS PERSONAGENS DA COPA (ANEXO), COLA BASTÃO, FITA ADESIVA, TESOURA COM PONTA ARREDONDADA.
COLOCANDO EM PRÁTICA
APRESENTE AS ROUPAS TÍPICAS QUE REPRESENTAM OS PAÍSES QUA PARTICIPAM DA COPA (ANEXO), RESSALTANDO A IMPORTÂNCIA DA DIVERSIDADE CULTURAL. NÃO MOSTRE A ROUPA DO BRASIL E QUESTIONE-OS SOBRE QUAL SERIA A VESTIMENTA MAIS ADEQUADA PARA REPRESENTAR NOSSO PAÍS MUNDIALMENTE. DEIXE A TURMA À VONTADE PARA COLOCAR SUAS OBSERVAÇÕES. SÓ ENTÃO MOSTRE O BONEQUINHO BRASILEIRO E EXPLIQUE DE QUAL REGIÃO É A ROUPA UTILIZADA. NESSE MOMENTO, VOCÊ DEVE VALORIZAR A DIVERSIDADE CULTURAL BRASILEIRA, QUA PODE MUDAR MUITO DE UMA REGIÃO PARA OUTRA, HAVENDO, PORTANTO, DIVERSAS OUTRAS POSSIBILIDADES DE REPRESENTAÇÃO DE VESTIMENTA TÍPICA. SENDO ASSIM, OS DEMAIS PAÍSES PROVAVELMENTE TENHAM OUTRAS ROUPAS TÍPICAS EM SEU TERRITÓRIO.
EM OUTRO MOMENTO, APRESENTE OS NOMES DOS PAÍSES, SOLICITANDO AOS PEQUENOS QUE REPRODUZAM ESSA ESCRITA. EM UMA TERCEIRA ETAPA DA ATIVIDADE, APRESENTE-LHES OS SINAIS DE LIBRAS, ESTIMULANDO-OS A REPRODUZIR OS SINAIS, SOB SUA ORIENTAÇÃO.
AMPLIAÇÃO
FEITAS ESSAS ABORDAGENS IMPORTANTES, ENTREGUE UM ÁLBUM (ANEXO) PARA CADA ALUNO E ORIENTE-OS A RECORTAR AS PÁGINAS. GRAMPEIE AS FOLHAS PARA QUE NÃO SE PERCAM, MAS LEMBRE-SE DE PASSAR UMA FITA ADESIVA NA MARGEM PARA QUE AS CRIANÇAS NÃO CORRAM O RISCO DE MACHUCAR SEUS DEDOS NOS GRAMPOS.
A CADA DIA, ENTREGUE DE UMA A TRÊS FIGURINHAS (ANEXO) PARA QUE AS CRIANÇAS COLEM EM SEUS ÁLBUNS. NÃO ENTREGUE TUDO DE UMA EZ PARA DEIXAR A BRINCADEIRA AINDA MAIS EMOCIONANTE. APESAR DE AO FINAL TODOS RECEBEREM AS FIGURAS PARA COMPLETAR O ÁLBUM, A CADA DIA DA ATIVIDADE RESERVE UM TEMPO PARA QUE OS PEQUENOS POSSAM CONVERSAR, INTERAGIR E TROCAR AS IMAGENS SE QUISEREM, PROMOVENDO ASSIM A INTERAÇÃO. EXPLIQUE-LHES AS REGRAS PARA AS TROCAS E A IMPORTÃNCIA DE RESPEITAR A VONTADE DO AMIGUINHO QUE NÃO QUER TROCAR SUAS FIGURINHAS.
FOLHAS DO ÁLBUM
4X ESSA FOLHA
2X ESSA FOLHA
MOLDES DAS FIGURINHAS DO ÁLBUM
MATERIAL: MAPA-MÚNDI.
COLOCANDO EM PRÁTICA
DIANTE DA REALIZAÇÃO DA COPA DO MUNDO NA ÁFRICA DO SUL, UM PAÍS TÃO DISTANTE DO BRASIL, É IMPORTANTE QUE AS CRIANÇAS CONHEÇAM UM POUCO DA CULTURA TÃO DIVERSA E RICA DESSA NAÇÃO E DO CONTINENTE AFRICANO, AO QUAL ELA PERTENCE. AFINAL, É DE LÁ QUE HERDAMOS TANTOS COSTUMES, TRADIÇÕES E CARACTERÍSTICAS ÉTNICAS QUE PERMANECEM VIVOS ATÉ HOJE EM NOSSO PAÍS, JÁ QUE O POVO AFRICANO TEVE UMA VASTA INFLUÊNCIA NA MÚSICA, NA CULINÁRIA E NA DANÇA BRASILEIRAS.
PRIMEIRAMENTE, LOCALIZE NO MAPA O CONTINENTE AFRICANO E O PAÍS-SEDE DA COPA DE 2010, PARA QUE AS CRIANÇAS SE SITUEM. DEPOIS, MOSTRE ONDE FICA O BRASIL, PARA QUE ELAS VEJAM A DISTÂNCIA DE UM LOCAL PARA O OUTRO.
FEITAS AS PRIMEIRAS CONSIDERAÇÕES, PROMOVA UMA PESQUISA PARA APRESENTAR ÀS CRIANÇAS FOTOS E OS NOMES DE JOGADORES, ARTISTAS, AUTORES E PESSOAS IMPORTANTES DA ÁFRICA QUE FIZERAM PARTE DA HISTÓRIA DO CONTINENTE. LEVANTE TAMBÉM ALGUMAS PALAVRAS AFRICANAS QUE SÃO UTILIZADAS NO NOSSO VOCABULÁRIO, UTILIZANDO UMA LINGUAGEM SIMPLES E ACESSÍVEL PARA QUE OS PEQUENOS POSSAM TER ACESSO A ESSAS INFORMAÇÕES E AMPLIEM SEUS REPERTÓRIOS.
FO NTE: PROJETOS ESCOLARES N. 61.

Nenhum comentário:

Postar um comentário