BRASIL, FUTEBOL E COPA DO MUNDO
ERA UMA VEZ NA ÁFRICA!
FAÇA UMA VIAGEM DIVERTIDA E EDUCATIVA PELA HISTÓRIA DESTE CONTINENTE SEM SAIR DA SALA DE AULA.
ONDE TUDO COMEÇOU
A
EXPRESSÃO "BERÇO DA HUMANIDADE" É, MUITAS VEZES, USADA PELAS PESSOAS
PARA SE REFERIREM À ÁFRICA. ISSO PORQUE, SEGUNDO OS CIÊNTISTAS, LÁ TERIA
SURGIDO O PRIMEIRO HOMEM DA TERRA! O ARQUEÓLOGO E DIRETOR DO CENTRO
REGIONAL DE PESQUISAS ARQUEOLÓGICAS DE SANTOS (SP), MANOEL GONZALEZ,
CONTA QUE O REGISTRO MAIS CONHECIDO E MAIS BEM-INTERPRETADO QUE SE TEM
ATUALMENTE É O DO Australopithecus anamensis, ENCONTRADO NO QUÊNIA EM
1994. "ELE TERIA VIVIDO HÁ 4,17 MILHÕES DE ANOS. O MACHO DESSA ESPÉCIE
POSSUÍA 1,35M E PESAVA 45 QUILOS. PELA ANÁLISE DE SUA ARCADA DENTÁRIA,
FOI AINDA POSSÍVEL CONCLUIR QUE SE ALIMENTAVA DE FRUTOS TENROS, ALÉM DE
GRÃOS E FRUTAS SECAS".
ESSA
DESCOBERTA É APENAS UM DOS MOTIVOS PARA QUE O CONTINENTE AFRICANO SEJA
TÃO IMPORTANTE. MAS COMO OS CIENTISTAS CONSEGUEM DESVENDAR ESSAS
INFORMAÇÕES? A RESPOSTA É SIMPLES; ATRAVÉS DA ANÁLISE DE OBJETOS E
MATERIAIS DE MILHÕES OU MILHARES DE ANOS, ENCONTRADOS EM ESCAVAÇÕES, UMA
VEZ QUE NESSA ÉPOCA AINDA NÃO HAVIA REGISTROS ESCRITOS. ELES TRAZEM
CONSIGO IMPORTANTES INDÍCIOS SOBRE A VIDA NA TERRA E FAZEM PARTE DO QUE
CHAMAMOS DE CULTURA MATERIAL, OU SEJA, ARTEFATOS CONSTRUÍDOS POR
SOCIEDADES ANTINGAS, QUE REFLETEM SEU MODO DE VIDA.
OS
FÓSSEIS, POR EXEMPLO, SÃO IMPORTANTES INSTRUMENTOS PARA QUE POSSAMOS
ENTENDER NOSSAS ORIGENS. A BIÓLOGA FERNANDA QUAGLIO, MESTRE E DOUTORADA
EM PALENTOLOGIA PELA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (USP), CONTA QUE AS
CARACTERÍSTICAS DESSES ORGANISMOS E O MODO COMO VIVIAM NOS MOSTRAM DE
QUE FORMA A VIDA EVOLUIU AO LONGO DE CENTENAS DE MILHÕES DE ANOS.
"CONHECENDO OS FÓSSEIS PODEMOS, POR EXEMPLO, SABER COMO SE DEU A
EVOLUÇÃO DESDE O SURGIMENTO DOS ORGANISMOS MAIS SIMPLES ATÉ A ORIGEM DO
HOMEM DENTRO DO GRUPO DOS PRIMATAS", EXPLICA.
DESVENDANDO O PASSADO
MATERIAIS: OBJETOS ANTIGOS TRAZIDOS DE CASA PELOS ALUNOS.
COLOCANDO EM PRÁTICA
PARA
QUE OS ALUNOS ENTENDAM MELHOR COMO TRABALHAM OS PESQUISADORES, PROPONHA
UMA ATIVIDADE DE ANÁLISE. DIVIDA A CLASSE EM CINCO GRUPOS E PEÇA QUE UM
ALUNO DE CADA EQUIPE SELECIONE EM SUA CASA UM OBJETO ANTIGO. ELE DEVERÁ
DESCOBRIR INFORMAÇÕES DETALHADAS SOBRE ESSE OBJETO, QUE SERÁ LEVADO
PARA A ESCOLA E AVALIADO POR OUTROS CINCO COLEGAS. CADA GRUPO, PORTANTO,
TERÁ UM OBJETO DIFERENTE PARA OBSERVAR E DEVERÁ TENTAR DESCOBRIR SUA
FUNCIONALIDADE, MATÉRIA-PRIMA, CARACTERÍSTICAS E TAMBÉM A ÉPOCA A QUE
PERTENCE. DEPOIS, OS ESTUDANTES DEVEM SOCIALIZAR SUAS HIPÓTESES.
PARA
FINALIZAR REAL DA SUA PEÇA, CONFRONTANDO ASSIM AS INFORMAÇÕES
LEVANTADAS COM AS REAIS. A CLASSE PODERÁ ENTENDER COMO SÃO OS PRIMEIROS
PASSOS DOS PESQUISADORES AO REALIZAREM UMA NOVA DESCOBERTA. É IMPORTANTE
PERCEBEREM QUE NEM SEMPRE AS EVIDÊNCIAS COMPROVAM A REALIDADE; POR
ISSO, É NECESSÁRIA UMA PESQUISA MAIS AVANÇADA.
VOCÊ SABIA?
O
PÉTRÓLEO NADA MAIS É DO QUE O RESTO DE ALGAS E OUTRAS PEQUENAS
CRIATURAS MARINHAS QUE, SOB CONDIÇÕES ESPECIAIS, SOFRERAM REAÇÕES
QUÍMICAS AO LONGO DE CENTENAS DE MILHÕES DE ANOS. POR ISSO ELE É CHAMADO
DE "COMBUSTÍVEL FÓSSIL".
FONTE: FERNANDA QUAGLIO, BIÓLOGA, MESTRE E DOUTORANDA EM PALEONTOLOGIA PELA USP.
FORMAÇÃO DA CROSTA
MATERIAIS: PEDAÇOS DE ROCHAS PARA OBSERVAÇÃO.
COLOCANDO EM PRÁTICA
A
FORMAÇÃO DAS ROCHAS É UM ASSUNTO DAS GEOCIÊNCIAS QUE TAMBÉM PODE AJUDAR
OS ALUNOS A COMPREENDER COMO A CROSTA TERRESTRE SE CONSTITUIU. AO
APRENDER COMO OS FÓSSEIS SURGEM NA NATUREZA, OS ESTUDANTES PUDERAM
PERCEBER QUE ESSE LONGO PROCESSO DEPENDE DO TEMPO E DA SOBREPOSIÇÃO DE
MATERIAIS. O MESMO PROCEDIMENTO É CRUCIAL PARA A FORMAÇÃO DE CERTAS
ROCHAS. LEVE PARA A SALA DE AULA PEDAÇOS DE DIFERENTES TIPOS DE ROCHA
PARA QUE OS ALUNOS OBSERVEM E COMPREENDAM SUAS DIFERENÇAS.
TIPOS DE ROCHAS
ROCHAS ÍGNEAS OU ERUPTIVAS
- SÃO FORMADAS A PARTIR DO MAGMA. GRANDE PARTE DO GLOBO ERA COMPOSTA
POR ESSAS ROCHAS, QUE SE ALTERARAM E DERAM ORIGEM ÀS ROCHAS
SEDIMENTARES. SÃO EXEMPLOS OS GRANITOS, BASALTOS, DIORITOS,DENTRE
OUTROS. POR SEREM MUITO DURAS, SERVEM PAA FAZER BLOCOS PARA CONSTRUÇÃO
CIVIL,PLACAS DE REVESTIMENTO E ATÉ MESMO TÚMULOS E LÁPIDES. O PÃO DE
AÇÚCAR, NO RIO DE JANEIRO, É UM EXEMPLO DESSA ROCHA (FOTO), JÁ EM ITU,
INTERIOR DE SÃO PAULO, PODE-SE ENCONTRAR O GRANITO VERMELHO.
ROCHAS
SEDIMENTARES - SÃO FORMADAS A PARTIR DE TRANSFORMAÇÕES EM ROCHAS
PREEXISTENTES, COMO ÍGNEAS, METAMÓRFICASE ATÉ SEDIMENTARES MAIS ANTIGAS.
AS MAIS COMUNS SÃO OS ARENITOS, CONSTITUÍDOS DE GRÃOS DE AREIA
COMPACTADOS E ASSIM PETRIFICADOS. SÃO UTILIZADAS PARA FAZER A CALÇADA
PORTUGUESA, POR EXEMPLO. EM SÃO PAULO, SÃO TÍPICAS DA REGIÃO DE SÃO
CARLOS E BOTUCATU.
ROCHAS
METAMÓRFICAS - SÃO AQUELAS QUE SOFRERAM TRANSFORMAÇÃO POR PRESSÃO E/OU
TEMPERATURA, VINDO TANTO DAS ROCHAS ÍGNES, COMO DAS SEDIMENTARES E ATÉ
MESMO DE OUTRAS METAMÓRFICAS. AS MAIS COMUNS SÃO OS GNAISSES, COMPOSTOS
GERALMENTE DE QUARTZO, FELDSPATO, MICA E OUTROS MINERAIS, E ESTÃO
PRESENTES NA SERRA DA CANTAREIRA, EM SÃO PAULO. OUTRO REPRESENTANTE
MUITO COMUM É O MÁRMORE, RESULTADO DO METAMORFISMO EM ROCHAS CALCÁRIAS.
JÁ OS QUARTZITOS - COMO OCORREM EM DIAMANTINA, EM MINAS GERAIS, E EM SÃO
PAULO NO PICO DO JARAGUÁ - SÃO RESULTADO DO METAMORFISMO EM ROCHAS
ARENÍTICAS.
FONTE: EVERALDO GONÇALVES,GEÓLOGO E EX-PROFESSOR DA USP.
COMO TUDO COMEÇOU
MATERIAIS: MAPA DOS SÍTIOS ARQUEOLÓGICOS BRASILEIROS ANEXO), TESOURA COM PONTA ARREDONDADA.
COLOCANDO EM PRÁTICA
CONTE
AOS ALUNOS QUE NÃO FOI SÓ NA ÁFRICA QUE OS PESQUISADORES ENCONTRARAM
INDÍCIOS DE VIDA HUMANA. NO BRASIL, TAMBÉM FORAM FEITAS DESCOBERTAS
IMPORTANTES PARA A ARQUEOLOGIA! USE O QUADRO "QUEM PROCURA, ACHA!" COMO
FONTE DE INFORMAÇÃO PARA ABRIR O SEGUINTE QUESTIONAMENTO COM OS ALUNOS:
COMO OS ARQUEÓLOGOS DESCOBREM ONDE PROCURAR? APROVEITE A IMAGEM DO MOLDE
E LOCALIZE COM A TURMA OS SÍTIOS ARQUEOLÓGICOS MAIS PRÓXIMOS DA SUA
REGIÃO. ISSO PODE INCENTIVÁ-LOS A PENSAR NOS CAMINHOS PERCORRIDOS PELOS
NOSSOS ANCESTRAIS.
QUEM PROCURA, ACHA!
OS
PRIMEIROS HOMINÍDEOS BRASILEIRO FORAM ENCONTRADOS EM LAGOA SANTA, AO
NORTE DE BELO HORIZONTE,EM MINAS GERAIS. NA ÉPOCA, ESSES TRABALHOS DE
ESCAVAÇÃO FORNECERAM A MAIOR COLEÇÃO DE ESQUELETOS PARA ESTUDOS SOBRE AS
PRIMEIRAS POPULAÇÕES BRASILEIRAS. O ESQUELETO MAIS ANTIGO ENTRE ELES,
DATADO DE 11.500 ANOS ATRÁS,FOI BATIZADO DE LUZIA. FOI ACHADO NA LAPA
VERMELHA POR ANNETTE LAMING. EMPRERAIRE EM 1975 E DEPOIS ESTUDADO PELO
ARQUEÓLOGO WALTERNEVES. OS "HOMENS DE LAGOA SANTA" POSSUÍAM ESTATURA
MÉDIA ENTRE 1,50 E 1,60M E PESAVAM CERCA DE 60 QUILOS. ALIMENTAVA-SE DE
FRUTOS, FOLHAGENS, TUBÉRCULOS E COQUINHOS DE PALMEIRA. TAMBÉM COMIA
CARNE, PROVENIENTE DA CAÇA DE PEQUENOS ANIMAIS.
O
ARQUEÓLOGO MANOEL GONZALEZ EXPLICA QUE EXISTEM ESTUDOS SOBRE OS
POSSÍVEIS LOCAIS POR ONDE PASSARAM E SE INSTALARAM ANTIGAS CIVILIZAÇÕES.
ELES SE BASEIAM, POR EXEMPLO, NA OBSERVAÇÃO SUPERFICIAL DO TERRENO OU
NA REALIZAÇÃO DE PROSPECÇÕES, QUE SÃO PEQUENAS INTERVENÇÕES REALIZADAS
NO SOLO PARA IDENTIFICAR A PRESENÇA DE VESTÍGIOS ARQUEOLÓGICOS. ESSES
LOCAIS SÃO CHAMADOS DE SÍTIOS OU ÁREAS ARQUEOLÓGICAS.
MOLDE-CLIQUE NA IMAGEM.
POSSÍVEIS PERCURSOS
MATERIAIS: MAPASDA TEORIA DA DERIVA CONTINENTAL (PRONTOS NA FOLHA DE MOLDES); TESOURA COM PONTA ARREDONDADA.
COLOCANDO EM PRÁTICA
COLOCANDO EM PRÁTICA
COMO
ESSES HABITANTES QUE SURGIRAM NA ÁFRICA CHEGARAM AO BRASIL? EXISTEM
DIFERENTES TEORIAS SOBRE SUA MIGRAÇÃO. ESSA DISCUSSÃO PODE SER INICIADA
AO PROPOR AOS ALUNOS QUE PENSEM UM POUCO SOBRE O ASSUNTO. PARA
DESAFIÁ-LOS, APRESENTE OS MAPAS QUE MOSTRAM A TERORIA DA DERIVA
CONTINENTAL, DESENVOLVIDA PELO METEOROLOGISTA ALEMÃO ALFRED WEGENER NA
PRIMEIRA DÉCADA DO SÉCULO PASSADO, A QUAL AFIRMA QUE HÁ 200 MILHÕES DE
ANOS, HAVIA NO MUNDO APENAS UM CONTINENTE, BATIZADO DE PANGEIA.
DEPOIS
DE EXPLORAREM TODOS OS MAPAS, ORIENTE-OS A PENSAR SOBRE AS MIGRAÇÕES DO
HOMEM PELO PLANETA, QUE OCORRERAM POSSIVELMENTE NO FINAL DO PERÍODO
PLEISTOCENO, HÁ CERCA DE 20 MIL ANOS. A TERRA JÁ POSSUÍA OS CONTINENTES
QUE CONHECEMOS HOJE, MAS NESSA ÉPOCA, O PLANETA PASSAVA POR UMA ERA
GLACIAL. GRANDES MASSAS DE ÁGUA ESTAVAM CONGELADAS NOS POLOS, MUDANDO UM
POUCO AS CONFIGURAÇÕES DO HEMISFÉRIO NORTE E SUL E COLABORANDO PARA O
DESLOCAMENTO DO HOMEM PELO GLOBO.
RELEMBRE
OS ALUNOS DE QUE OS PRIMEIROS HOMENS SURGIRAM NA ÁFRICA. PEÇA QUE ELES
TRACEM HIPÓTESES SOBRE OS CAMINHOS QUE NOSSOS ANTEPASSADOS PODEM TER
USADO PARA CHEGAR ATÉ O BRASIL. CADA HIPÓTESE DEVE SER JUSTIFICADA. DIGA
A ELES QUE UTILIZEM A CAPACIDADE DE OBSERVAÇÃO E A CRIATIVIDADE SÃO
IMPORTANTES PARA TODO CIENTISTA!
FONTES:
DICIONÁRIO DE GEOCIÊNCIAS (JARDEL BORGES FERREIRA, EDITORA FUNDAÇÃO
GORCEIX) E MANOEL GONZALES, ARQUEÓLOGO E DIRETOR DO CENTRO REGIONAL DE
PESQUISA ARQUEOLÓGICAS DE SANTOS (SP).
MOLDES.
OS ANTIGOS HABITANTES DO BRASIL!
COLOCANDO EM PRÁTICA
INICIE
A DISCUSSÃO COM UMA PERGUNTA À CLASSE: QUAIS FORAM OS PRIMEIROS
HABITANTES DO BRASIL? POSSIVELMENTE, ELES RESPONDERÃO QUE FORAM OS
ÍNDIOS. SERÁ QUE A TURMA ESTÁ CERTA? PERGUNTE AOS ALUNOS SE AINDA SE
LEMBRAM DA LUZIA. EM SEGUIDA, MOSTRE A IMAGEM DA RECONSTITUIÇÃO DO ROSTO
DELA A PARTIR DE SEU CRÂNIO. PEÇA-LHES QUE A OBSERVEM POR ALGUNS
INSTANTES E CONTE QUE QUANDO OS PESQUISADORES VIRAM O RESULTADO DA
RECONSTRUÇÃO, PERCEBERAM PESQUISADORES VIRAM O RESULTADO DA
RECONSTRUÇÃO, PERCEBERAM QUE ELA NÃO SE PARECIA COM OS POVOS INDÍGENAS
DO BRASIL. LUZIA É BEM MAIS PARECIDA COM OS NEGROS DA ÁFRICA.
ESSA
CONTATAÇÃO COLOCOU EM XEQUE A IDÉIA DE QUE OS PRIMEIROS HABITANTES DO
BRASIL FORAM OS ÍNDIOS E REFORÇOU A HIPÓTESE DE QUE MAIS DE UMA CORRENTE
MIGRATÓRIA CHEGAVA POR AQUI. PEÇA AOS ALUNOS QUE DEEM SUAS OPINIÕES.
ROTAS MIGRATÓRIAS
ATUALMENTE,
EXISTEM DUAS TEORIAS BASTANTE ACEITAS SOBRE AS ROTAS MIGRATÓRIAS QUE
TROUXERAM O HOMEM AO BRASIL. UMA DELAS CONSIDERA QUE O PRIMEIRO GRUPO DE
HOMINÍDEOS A CHEGAR AQUI ATRAVESSOU O ESTREITO DE BERING - QUE LIGA O
EXTREMO LESTE DO CONTINENTE ASIÁTICO AO EXTREMO OESTE DO CONTINENTE
AMERICANO - UTILIZANDO PEQUENAS EMBARCAÇÕES. EM SEGUIDA, ELES TERIAM
POVOADO TODA A COSTA OESTE DA AMÉRICA ATÉ CHEGAR AO BRASIL. NESSE CASO,
ESTES SERIAM OS ANCESTRAIS DE LUZIA! OUTRA TEORIA BASTANTE ACEITA HOJE É
A MIGRAÇÃO REALIZADA PELA BERÍNGIA, UMA FAIXA DE TERRA QUE EXISTIU
ENTRE A SIBÉRIA E O ALASCA DURANTE OS PERÍODOS DE GLACIAÇÃO. POR ALI
TERIA CHEGADO UM SEGUNDO GRUPO MIGRATÓRIO, DIFERENTE DOS ANCESTRAIS DOS
"HOMENS DE LAGOA SANTA". POSSIVELMENTE, ENTRARAM PELO NORTE DO
CONTINENTE AMERICANO ATÉ CHEGAREM POR TERRA À PATAGÔNIA, PASSANDO PELAS
AMÉRICAS DO NORTE, CENTRAL E TAMBÉM PELO BRASIL.
FONTE: MANOEL GONZALES, ARQUEÓLOGO E DIRETOR DO CENTRO REGIONAL DE PESQUISAS ARQUEOLÓGICAS DE SANTOS (SP).
ARQUEO O QUÊ?
MATERIAIS: FICHAS COM INFORMAÇÕES SOBRE ARQUEOLOGIA PREPARADAS PELO PROFESSOR.
COLOCANDO EM PRÁTICA
DEPOIS
DE REALIZAR AS ATIVIDADES ANTERIORES, É INTERESSANTE MOSTRAR AOS ALUNOS
QUE EXISTE UM CAMPO DA CIÊNCIA RESPONSÁVEL POR ESTUDAR OS ASSUNTOS QUE
ACABARAM DE VER. APROVEITE PARA PROPOR UMA REFLEXÃO. PERGUNTE A ELES SE
SABEM O QUE É UM ARQUEÓLOGO E O QUE ELE FAZ. CONVERSE COM A TURMA E
DESCUBRA O QUE JÁ CONHECEM SOBRE O TEMA. PARA AMPLIAR O REPERTÓRIO DO
GRUPO, APRESENTE AS INFORMAÇÕES DA PÁGINA 9 EM FORMA DE FICHAS PARA
SEREM DISTRIBUÍDAS OU COLOQUE-AS NO QUADRO.
VOCÊ SABIA?
A
SELEÇÃO BRASILEIRA É A ÚNICA QUE PARTICIPOU DE TODAS AS COPAS DO MUNDO E
É A MAIOR VENCEDORA DE TODOS OS TEMPOS, COM CINCO TAÇAS.
O QUE É ARQUEOLOGIA?
É
O ESTUDO DE POPULAÇÕES PASSADAS ATRAVÉS DE SUA CULTURA MATERIAL, OU
SEJA, DE ARTEFATOS CONSTRUÍDOS POR SOCIEDADES ANTIGAS, QUE REFLETEM SEU
MODO DE VIDA.
COMO É O TRABALHO DO ARQUEÓLOGO?
UMA
DAS TAREFAS MAIS COMUNS DESSE PESQUISADOR É DESCOBRIR SÍTIOS
ARQUEOLÓGICOS E REALIZAR AS SUAS ESCAVAÇÕES. APÓS O TRABALHO DE CAMPO, O
ARQUEÓLOGO PASSA A EXAMINAR EM LABORATÓRIO OS "OBJETOS", VESTÍGIOS DE
OSSOS - HUMANOS E DE ANIMAIS - E PLANTAS ENCONTRADOS NO SÍTIO
ARQUEOLÓGICO E TENTA DECIFRAR O MODO DE VIDA DE POVOS ANTIGOS.
COMO SE TORNAR UM ARQUEÓLOGO?
EXISTEM
DUAS FORMAS DE SE TORNAR UM ARQUEÓLOGO. A PRIMEIRA É FAZER A GRADUAÇÃO
EM ARQUEOLOGIA - RECENTEMENTE, FORAM CRIADOS CURSOS NA REGIÃO
CENTRO-OESTE E NORDESTE DO BRASIL. A SEGUNDA É CURSAR UMA FACULDADE E
FAZER PÓS-GRADUAÇÃO EM ARQUEOLOGIA. ESTA É UMA DAS CIÊNCIAS MAIS
INTERDISCIPLINARES CONHECIDAS E PRATICAMENTE QUALQUER CURSO DE GRADUAÇÃO
HABILITA O INTERESSADO PARA O CURSO.
FONTE: MANOEL GONZALEZ, ARQUEÓLOGO E DIRETOR DO CENTRO REGIONAL DE PESQUISAS ARQUEOLÓGICAS DE SANTOS (SP).
PAPO-CABEÇA!
MATERIAIS: ILUSTRAÇÕES DE CRÂNIOS DE DIFERENTES HOMINÍDEOS E SUAS DEFINIÇÕES (ANEXO); TESOURA COM PONTA ARREDONDADA.
COLOCANDO EM PRÁTICA
AO
CONHECER O TRABALHO DOS ARQUEÓLOGOS, PALEONTÓLOGOS E HISTORIADORES, A
TURMA PÔDE PERCEBER O QUÃO IMPORTANTE PARA A HISTÓRIA DO HOMEM É O
TRABALHO QUE REALIZAM. NESTA ATIVIDADE, OS ESTUDANTES TERÃO A
OPORTUNIDADE DE EXERCITAR A IMAGINAÇÃO, LEVANTANDO HIPÓTESES E
ESTABELECENDO RELAÇÕES. APRESENTE ILUSTRAÇÕES DE CRÂNIOS PARA QUE OS
ALUNOS AS ANALISEM. ANTES DE DIZER A QUAL GÊNERO PERTENCIA CADA IMAGEM,
SOLICITE QUE TENTEM ORDENÁ-LAS CRONOLOGICAMENTE, OU SEJA, DO CRÂNIO QUE
CONSIDERAM MAIS ANTIGO AO MAIS ATUAL, E JUSTIFIQUEM SUAS ESCOLHAS. APÓS A
APRESENTAÇÃO DAS CONCLUSÕES, CONTE QUAL É A ORDEM CORRETA. O GRUPO
PODERÁ TER UMA IDEIA CLARA DA ÁRVORE GENEALÓGICA DO HOMEM MODERNO E
PERCEBER COMO SE DEU A EVOLUÇÃO DA ESPÉCIE HUMANA AO LONGO DE MILHÕES DE
ANOS.
MOLDES.
FONTE: COPA DO MUNDO - PROJETOS ESCOLARES ESPECIAL. N. 22.
COPA DO MUNDO 3º AO 5º ANO.
BRASIL, FUTEBOL E COPA DO MUNDO
ERA UMA VEZ NA ÁFRICA!
FAÇA UMA VIAGEM DIVERTIDA E EDUCATIVA PELA HISTÓRIA DESTE CONTINENTE SEM SAIR DA SALA DE AULA.
ONDE TUDO COMEÇOU
A
EXPRESSÃO "BERÇO DA HUMANIDADE" É, MUITAS VEZES, USADA PELAS PESSOAS
PARA SE REFERIREM À ÁFRICA. ISSO PORQUE, SEGUNDO OS CIÊNTISTAS, LÁ TERIA
SURGIDO O PRIMEIRO HOMEM DA TERRA! O ARQUEÓLOGO E DIRETOR DO CENTRO
REGIONAL DE PESQUISAS ARQUEOLÓGICAS DE SANTOS (SP), MANOEL GONZALEZ,
CONTA QUE O REGISTRO MAIS CONHECIDO E MAIS BEM-INTERPRETADO QUE SE TEM
ATUALMENTE É O DO Australopithecus anamensis, ENCONTRADO NO QUÊNIA EM
1994. "ELE TERIA VIVIDO HÁ 4,17 MILHÕES DE ANOS. O MACHO DESSA ESPÉCIE
POSSUÍA 1,35M E PESAVA 45 QUILOS. PELA ANÁLISE DE SUA ARCADA DENTÁRIA,
FOI AINDA POSSÍVEL CONCLUIR QUE SE ALIMENTAVA DE FRUTOS TENROS, ALÉM DE
GRÃOS E FRUTAS SECAS".
ESSA
DESCOBERTA É APENAS UM DOS MOTIVOS PARA QUE O CONTINENTE AFRICANO SEJA
TÃO IMPORTANTE. MAS COMO OS CIENTISTAS CONSEGUEM DESVENDAR ESSAS
INFORMAÇÕES? A RESPOSTA É SIMPLES; ATRAVÉS DA ANÁLISE DE OBJETOS E
MATERIAIS DE MILHÕES OU MILHARES DE ANOS, ENCONTRADOS EM ESCAVAÇÕES, UMA
VEZ QUE NESSA ÉPOCA AINDA NÃO HAVIA REGISTROS ESCRITOS. ELES TRAZEM
CONSIGO IMPORTANTES INDÍCIOS SOBRE A VIDA NA TERRA E FAZEM PARTE DO QUE
CHAMAMOS DE CULTURA MATERIAL, OU SEJA, ARTEFATOS CONSTRUÍDOS POR
SOCIEDADES ANTINGAS, QUE REFLETEM SEU MODO DE VIDA.
OS
FÓSSEIS, POR EXEMPLO, SÃO IMPORTANTES INSTRUMENTOS PARA QUE POSSAMOS
ENTENDER NOSSAS ORIGENS. A BIÓLOGA FERNANDA QUAGLIO, MESTRE E DOUTORADA
EM PALENTOLOGIA PELA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (USP), CONTA QUE AS
CARACTERÍSTICAS DESSES ORGANISMOS E O MODO COMO VIVIAM NOS MOSTRAM DE
QUE FORMA A VIDA EVOLUIU AO LONGO DE CENTENAS DE MILHÕES DE ANOS.
"CONHECENDO OS FÓSSEIS PODEMOS, POR EXEMPLO, SABER COMO SE DEU A
EVOLUÇÃO DESDE O SURGIMENTO DOS ORGANISMOS MAIS SIMPLES ATÉ A ORIGEM DO
HOMEM DENTRO DO GRUPO DOS PRIMATAS", EXPLICA.
DESVENDANDO O PASSADO
MATERIAIS: OBJETOS ANTIGOS TRAZIDOS DE CASA PELOS ALUNOS.
COLOCANDO EM PRÁTICA
PARA
QUE OS ALUNOS ENTENDAM MELHOR COMO TRABALHAM OS PESQUISADORES, PROPONHA
UMA ATIVIDADE DE ANÁLISE. DIVIDA A CLASSE EM CINCO GRUPOS E PEÇA QUE UM
ALUNO DE CADA EQUIPE SELECIONE EM SUA CASA UM OBJETO ANTIGO. ELE DEVERÁ
DESCOBRIR INFORMAÇÕES DETALHADAS SOBRE ESSE OBJETO, QUE SERÁ LEVADO
PARA A ESCOLA E AVALIADO POR OUTROS CINCO COLEGAS. CADA GRUPO, PORTANTO,
TERÁ UM OBJETO DIFERENTE PARA OBSERVAR E DEVERÁ TENTAR DESCOBRIR SUA
FUNCIONALIDADE, MATÉRIA-PRIMA, CARACTERÍSTICAS E TAMBÉM A ÉPOCA A QUE
PERTENCE. DEPOIS, OS ESTUDANTES DEVEM SOCIALIZAR SUAS HIPÓTESES.
PARA
FINALIZAR REAL DA SUA PEÇA, CONFRONTANDO ASSIM AS INFORMAÇÕES
LEVANTADAS COM AS REAIS. A CLASSE PODERÁ ENTENDER COMO SÃO OS PRIMEIROS
PASSOS DOS PESQUISADORES AO REALIZAREM UMA NOVA DESCOBERTA. É IMPORTANTE
PERCEBEREM QUE NEM SEMPRE AS EVIDÊNCIAS COMPROVAM A REALIDADE; POR
ISSO, É NECESSÁRIA UMA PESQUISA MAIS AVANÇADA.
VOCÊ SABIA?
O
PÉTRÓLEO NADA MAIS É DO QUE O RESTO DE ALGAS E OUTRAS PEQUENAS
CRIATURAS MARINHAS QUE, SOB CONDIÇÕES ESPECIAIS, SOFRERAM REAÇÕES
QUÍMICAS AO LONGO DE CENTENAS DE MILHÕES DE ANOS. POR ISSO ELE É CHAMADO
DE "COMBUSTÍVEL FÓSSIL".
FONTE: FERNANDA QUAGLIO, BIÓLOGA, MESTRE E DOUTORANDA EM PALEONTOLOGIA PELA USP.
FORMAÇÃO DA CROSTA
MATERIAIS: PEDAÇOS DE ROCHAS PARA OBSERVAÇÃO.
COLOCANDO EM PRÁTICA
A
FORMAÇÃO DAS ROCHAS É UM ASSUNTO DAS GEOCIÊNCIAS QUE TAMBÉM PODE AJUDAR
OS ALUNOS A COMPREENDER COMO A CROSTA TERRESTRE SE CONSTITUIU. AO
APRENDER COMO OS FÓSSEIS SURGEM NA NATUREZA, OS ESTUDANTES PUDERAM
PERCEBER QUE ESSE LONGO PROCESSO DEPENDE DO TEMPO E DA SOBREPOSIÇÃO DE
MATERIAIS. O MESMO PROCEDIMENTO É CRUCIAL PARA A FORMAÇÃO DE CERTAS
ROCHAS. LEVE PARA A SALA DE AULA PEDAÇOS DE DIFERENTES TIPOS DE ROCHA
PARA QUE OS ALUNOS OBSERVEM E COMPREENDAM SUAS DIFERENÇAS.
TIPOS DE ROCHAS
ROCHAS ÍGNEAS OU ERUPTIVAS
- SÃO FORMADAS A PARTIR DO MAGMA. GRANDE PARTE DO GLOBO ERA COMPOSTA
POR ESSAS ROCHAS, QUE SE ALTERARAM E DERAM ORIGEM ÀS ROCHAS
SEDIMENTARES. SÃO EXEMPLOS OS GRANITOS, BASALTOS, DIORITOS,DENTRE
OUTROS. POR SEREM MUITO DURAS, SERVEM PAA FAZER BLOCOS PARA CONSTRUÇÃO
CIVIL,PLACAS DE REVESTIMENTO E ATÉ MESMO TÚMULOS E LÁPIDES. O PÃO DE
AÇÚCAR, NO RIO DE JANEIRO, É UM EXEMPLO DESSA ROCHA (FOTO), JÁ EM ITU,
INTERIOR DE SÃO PAULO, PODE-SE ENCONTRAR O GRANITO VERMELHO.
ROCHAS
SEDIMENTARES - SÃO FORMADAS A PARTIR DE TRANSFORMAÇÕES EM ROCHAS
PREEXISTENTES, COMO ÍGNEAS, METAMÓRFICASE ATÉ SEDIMENTARES MAIS ANTIGAS.
AS MAIS COMUNS SÃO OS ARENITOS, CONSTITUÍDOS DE GRÃOS DE AREIA
COMPACTADOS E ASSIM PETRIFICADOS. SÃO UTILIZADAS PARA FAZER A CALÇADA
PORTUGUESA, POR EXEMPLO. EM SÃO PAULO, SÃO TÍPICAS DA REGIÃO DE SÃO
CARLOS E BOTUCATU.
ROCHAS
METAMÓRFICAS - SÃO AQUELAS QUE SOFRERAM TRANSFORMAÇÃO POR PRESSÃO E/OU
TEMPERATURA, VINDO TANTO DAS ROCHAS ÍGNES, COMO DAS SEDIMENTARES E ATÉ
MESMO DE OUTRAS METAMÓRFICAS. AS MAIS COMUNS SÃO OS GNAISSES, COMPOSTOS
GERALMENTE DE QUARTZO, FELDSPATO, MICA E OUTROS MINERAIS, E ESTÃO
PRESENTES NA SERRA DA CANTAREIRA, EM SÃO PAULO. OUTRO REPRESENTANTE
MUITO COMUM É O MÁRMORE, RESULTADO DO METAMORFISMO EM ROCHAS CALCÁRIAS.
JÁ OS QUARTZITOS - COMO OCORREM EM DIAMANTINA, EM MINAS GERAIS, E EM SÃO
PAULO NO PICO DO JARAGUÁ - SÃO RESULTADO DO METAMORFISMO EM ROCHAS
ARENÍTICAS.
FONTE: EVERALDO GONÇALVES,GEÓLOGO E EX-PROFESSOR DA USP.
COMO TUDO COMEÇOU
MATERIAIS: MAPA DOS SÍTIOS ARQUEOLÓGICOS BRASILEIROS ANEXO), TESOURA COM PONTA ARREDONDADA.
COLOCANDO EM PRÁTICA
CONTE
AOS ALUNOS QUE NÃO FOI SÓ NA ÁFRICA QUE OS PESQUISADORES ENCONTRARAM
INDÍCIOS DE VIDA HUMANA. NO BRASIL, TAMBÉM FORAM FEITAS DESCOBERTAS
IMPORTANTES PARA A ARQUEOLOGIA! USE O QUADRO "QUEM PROCURA, ACHA!" COMO
FONTE DE INFORMAÇÃO PARA ABRIR O SEGUINTE QUESTIONAMENTO COM OS ALUNOS:
COMO OS ARQUEÓLOGOS DESCOBREM ONDE PROCURAR? APROVEITE A IMAGEM DO MOLDE
E LOCALIZE COM A TURMA OS SÍTIOS ARQUEOLÓGICOS MAIS PRÓXIMOS DA SUA
REGIÃO. ISSO PODE INCENTIVÁ-LOS A PENSAR NOS CAMINHOS PERCORRIDOS PELOS
NOSSOS ANCESTRAIS.
QUEM PROCURA, ACHA!
OS
PRIMEIROS HOMINÍDEOS BRASILEIRO FORAM ENCONTRADOS EM LAGOA SANTA, AO
NORTE DE BELO HORIZONTE,EM MINAS GERAIS. NA ÉPOCA, ESSES TRABALHOS DE
ESCAVAÇÃO FORNECERAM A MAIOR COLEÇÃO DE ESQUELETOS PARA ESTUDOS SOBRE AS
PRIMEIRAS POPULAÇÕES BRASILEIRAS. O ESQUELETO MAIS ANTIGO ENTRE ELES,
DATADO DE 11.500 ANOS ATRÁS,FOI BATIZADO DE LUZIA. FOI ACHADO NA LAPA
VERMELHA POR ANNETTE LAMING. EMPRERAIRE EM 1975 E DEPOIS ESTUDADO PELO
ARQUEÓLOGO WALTERNEVES. OS "HOMENS DE LAGOA SANTA" POSSUÍAM ESTATURA
MÉDIA ENTRE 1,50 E 1,60M E PESAVAM CERCA DE 60 QUILOS. ALIMENTAVA-SE DE
FRUTOS, FOLHAGENS, TUBÉRCULOS E COQUINHOS DE PALMEIRA. TAMBÉM COMIA
CARNE, PROVENIENTE DA CAÇA DE PEQUENOS ANIMAIS.
O
ARQUEÓLOGO MANOEL GONZALEZ EXPLICA QUE EXISTEM ESTUDOS SOBRE OS
POSSÍVEIS LOCAIS POR ONDE PASSARAM E SE INSTALARAM ANTIGAS CIVILIZAÇÕES.
ELES SE BASEIAM, POR EXEMPLO, NA OBSERVAÇÃO SUPERFICIAL DO TERRENO OU
NA REALIZAÇÃO DE PROSPECÇÕES, QUE SÃO PEQUENAS INTERVENÇÕES REALIZADAS
NO SOLO PARA IDENTIFICAR A PRESENÇA DE VESTÍGIOS ARQUEOLÓGICOS. ESSES
LOCAIS SÃO CHAMADOS DE SÍTIOS OU ÁREAS ARQUEOLÓGICAS.
MOLDE-CLIQUE NA IMAGEM.
POSSÍVEIS PERCURSOS
MATERIAIS: MAPASDA TEORIA DA DERIVA CONTINENTAL (PRONTOS NA FOLHA DE MOLDES); TESOURA COM PONTA ARREDONDADA.
COLOCANDO EM PRÁTICA
COLOCANDO EM PRÁTICA
COMO
ESSES HABITANTES QUE SURGIRAM NA ÁFRICA CHEGARAM AO BRASIL? EXISTEM
DIFERENTES TEORIAS SOBRE SUA MIGRAÇÃO. ESSA DISCUSSÃO PODE SER INICIADA
AO PROPOR AOS ALUNOS QUE PENSEM UM POUCO SOBRE O ASSUNTO. PARA
DESAFIÁ-LOS, APRESENTE OS MAPAS QUE MOSTRAM A TERORIA DA DERIVA
CONTINENTAL, DESENVOLVIDA PELO METEOROLOGISTA ALEMÃO ALFRED WEGENER NA
PRIMEIRA DÉCADA DO SÉCULO PASSADO, A QUAL AFIRMA QUE HÁ 200 MILHÕES DE
ANOS, HAVIA NO MUNDO APENAS UM CONTINENTE, BATIZADO DE PANGEIA.
DEPOIS
DE EXPLORAREM TODOS OS MAPAS, ORIENTE-OS A PENSAR SOBRE AS MIGRAÇÕES DO
HOMEM PELO PLANETA, QUE OCORRERAM POSSIVELMENTE NO FINAL DO PERÍODO
PLEISTOCENO, HÁ CERCA DE 20 MIL ANOS. A TERRA JÁ POSSUÍA OS CONTINENTES
QUE CONHECEMOS HOJE, MAS NESSA ÉPOCA, O PLANETA PASSAVA POR UMA ERA
GLACIAL. GRANDES MASSAS DE ÁGUA ESTAVAM CONGELADAS NOS POLOS, MUDANDO UM
POUCO AS CONFIGURAÇÕES DO HEMISFÉRIO NORTE E SUL E COLABORANDO PARA O
DESLOCAMENTO DO HOMEM PELO GLOBO.
RELEMBRE
OS ALUNOS DE QUE OS PRIMEIROS HOMENS SURGIRAM NA ÁFRICA. PEÇA QUE ELES
TRACEM HIPÓTESES SOBRE OS CAMINHOS QUE NOSSOS ANTEPASSADOS PODEM TER
USADO PARA CHEGAR ATÉ O BRASIL. CADA HIPÓTESE DEVE SER JUSTIFICADA. DIGA
A ELES QUE UTILIZEM A CAPACIDADE DE OBSERVAÇÃO E A CRIATIVIDADE SÃO
IMPORTANTES PARA TODO CIENTISTA!
FONTES:
DICIONÁRIO DE GEOCIÊNCIAS (JARDEL BORGES FERREIRA, EDITORA FUNDAÇÃO
GORCEIX) E MANOEL GONZALES, ARQUEÓLOGO E DIRETOR DO CENTRO REGIONAL DE
PESQUISA ARQUEOLÓGICAS DE SANTOS (SP).
MOLDES.
OS ANTIGOS HABITANTES DO BRASIL!
COLOCANDO EM PRÁTICA
INICIE
A DISCUSSÃO COM UMA PERGUNTA À CLASSE: QUAIS FORAM OS PRIMEIROS
HABITANTES DO BRASIL? POSSIVELMENTE, ELES RESPONDERÃO QUE FORAM OS
ÍNDIOS. SERÁ QUE A TURMA ESTÁ CERTA? PERGUNTE AOS ALUNOS SE AINDA SE
LEMBRAM DA LUZIA. EM SEGUIDA, MOSTRE A IMAGEM DA RECONSTITUIÇÃO DO ROSTO
DELA A PARTIR DE SEU CRÂNIO. PEÇA-LHES QUE A OBSERVEM POR ALGUNS
INSTANTES E CONTE QUE QUANDO OS PESQUISADORES VIRAM O RESULTADO DA
RECONSTRUÇÃO, PERCEBERAM PESQUISADORES VIRAM O RESULTADO DA
RECONSTRUÇÃO, PERCEBERAM QUE ELA NÃO SE PARECIA COM OS POVOS INDÍGENAS
DO BRASIL. LUZIA É BEM MAIS PARECIDA COM OS NEGROS DA ÁFRICA.
ESSA
CONTATAÇÃO COLOCOU EM XEQUE A IDÉIA DE QUE OS PRIMEIROS HABITANTES DO
BRASIL FORAM OS ÍNDIOS E REFORÇOU A HIPÓTESE DE QUE MAIS DE UMA CORRENTE
MIGRATÓRIA CHEGAVA POR AQUI. PEÇA AOS ALUNOS QUE DEEM SUAS OPINIÕES.
ROTAS MIGRATÓRIAS
ATUALMENTE,
EXISTEM DUAS TEORIAS BASTANTE ACEITAS SOBRE AS ROTAS MIGRATÓRIAS QUE
TROUXERAM O HOMEM AO BRASIL. UMA DELAS CONSIDERA QUE O PRIMEIRO GRUPO DE
HOMINÍDEOS A CHEGAR AQUI ATRAVESSOU O ESTREITO DE BERING - QUE LIGA O
EXTREMO LESTE DO CONTINENTE ASIÁTICO AO EXTREMO OESTE DO CONTINENTE
AMERICANO - UTILIZANDO PEQUENAS EMBARCAÇÕES. EM SEGUIDA, ELES TERIAM
POVOADO TODA A COSTA OESTE DA AMÉRICA ATÉ CHEGAR AO BRASIL. NESSE CASO,
ESTES SERIAM OS ANCESTRAIS DE LUZIA! OUTRA TEORIA BASTANTE ACEITA HOJE É
A MIGRAÇÃO REALIZADA PELA BERÍNGIA, UMA FAIXA DE TERRA QUE EXISTIU
ENTRE A SIBÉRIA E O ALASCA DURANTE OS PERÍODOS DE GLACIAÇÃO. POR ALI
TERIA CHEGADO UM SEGUNDO GRUPO MIGRATÓRIO, DIFERENTE DOS ANCESTRAIS DOS
"HOMENS DE LAGOA SANTA". POSSIVELMENTE, ENTRARAM PELO NORTE DO
CONTINENTE AMERICANO ATÉ CHEGAREM POR TERRA À PATAGÔNIA, PASSANDO PELAS
AMÉRICAS DO NORTE, CENTRAL E TAMBÉM PELO BRASIL.
FONTE: MANOEL GONZALES, ARQUEÓLOGO E DIRETOR DO CENTRO REGIONAL DE PESQUISAS ARQUEOLÓGICAS DE SANTOS (SP).
ARQUEO O QUÊ?
MATERIAIS: FICHAS COM INFORMAÇÕES SOBRE ARQUEOLOGIA PREPARADAS PELO PROFESSOR.
COLOCANDO EM PRÁTICA
DEPOIS
DE REALIZAR AS ATIVIDADES ANTERIORES, É INTERESSANTE MOSTRAR AOS ALUNOS
QUE EXISTE UM CAMPO DA CIÊNCIA RESPONSÁVEL POR ESTUDAR OS ASSUNTOS QUE
ACABARAM DE VER. APROVEITE PARA PROPOR UMA REFLEXÃO. PERGUNTE A ELES SE
SABEM O QUE É UM ARQUEÓLOGO E O QUE ELE FAZ. CONVERSE COM A TURMA E
DESCUBRA O QUE JÁ CONHECEM SOBRE O TEMA. PARA AMPLIAR O REPERTÓRIO DO
GRUPO, APRESENTE AS INFORMAÇÕES DA PÁGINA 9 EM FORMA DE FICHAS PARA
SEREM DISTRIBUÍDAS OU COLOQUE-AS NO QUADRO.
VOCÊ SABIA?
A
SELEÇÃO BRASILEIRA É A ÚNICA QUE PARTICIPOU DE TODAS AS COPAS DO MUNDO E
É A MAIOR VENCEDORA DE TODOS OS TEMPOS, COM CINCO TAÇAS.
O QUE É ARQUEOLOGIA?
É
O ESTUDO DE POPULAÇÕES PASSADAS ATRAVÉS DE SUA CULTURA MATERIAL, OU
SEJA, DE ARTEFATOS CONSTRUÍDOS POR SOCIEDADES ANTIGAS, QUE REFLETEM SEU
MODO DE VIDA.
COMO É O TRABALHO DO ARQUEÓLOGO?
UMA
DAS TAREFAS MAIS COMUNS DESSE PESQUISADOR É DESCOBRIR SÍTIOS
ARQUEOLÓGICOS E REALIZAR AS SUAS ESCAVAÇÕES. APÓS O TRABALHO DE CAMPO, O
ARQUEÓLOGO PASSA A EXAMINAR EM LABORATÓRIO OS "OBJETOS", VESTÍGIOS DE
OSSOS - HUMANOS E DE ANIMAIS - E PLANTAS ENCONTRADOS NO SÍTIO
ARQUEOLÓGICO E TENTA DECIFRAR O MODO DE VIDA DE POVOS ANTIGOS.
COMO SE TORNAR UM ARQUEÓLOGO?
EXISTEM
DUAS FORMAS DE SE TORNAR UM ARQUEÓLOGO. A PRIMEIRA É FAZER A GRADUAÇÃO
EM ARQUEOLOGIA - RECENTEMENTE, FORAM CRIADOS CURSOS NA REGIÃO
CENTRO-OESTE E NORDESTE DO BRASIL. A SEGUNDA É CURSAR UMA FACULDADE E
FAZER PÓS-GRADUAÇÃO EM ARQUEOLOGIA. ESTA É UMA DAS CIÊNCIAS MAIS
INTERDISCIPLINARES CONHECIDAS E PRATICAMENTE QUALQUER CURSO DE GRADUAÇÃO
HABILITA O INTERESSADO PARA O CURSO.
FONTE: MANOEL GONZALEZ, ARQUEÓLOGO E DIRETOR DO CENTRO REGIONAL DE PESQUISAS ARQUEOLÓGICAS DE SANTOS (SP).
PAPO-CABEÇA!
MATERIAIS: ILUSTRAÇÕES DE CRÂNIOS DE DIFERENTES HOMINÍDEOS E SUAS DEFINIÇÕES (ANEXO); TESOURA COM PONTA ARREDONDADA.
COLOCANDO EM PRÁTICA
AO
CONHECER O TRABALHO DOS ARQUEÓLOGOS, PALEONTÓLOGOS E HISTORIADORES, A
TURMA PÔDE PERCEBER O QUÃO IMPORTANTE PARA A HISTÓRIA DO HOMEM É O
TRABALHO QUE REALIZAM. NESTA ATIVIDADE, OS ESTUDANTES TERÃO A
OPORTUNIDADE DE EXERCITAR A IMAGINAÇÃO, LEVANTANDO HIPÓTESES E
ESTABELECENDO RELAÇÕES. APRESENTE ILUSTRAÇÕES DE CRÂNIOS PARA QUE OS
ALUNOS AS ANALISEM. ANTES DE DIZER A QUAL GÊNERO PERTENCIA CADA IMAGEM,
SOLICITE QUE TENTEM ORDENÁ-LAS CRONOLOGICAMENTE, OU SEJA, DO CRÂNIO QUE
CONSIDERAM MAIS ANTIGO AO MAIS ATUAL, E JUSTIFIQUEM SUAS ESCOLHAS. APÓS A
APRESENTAÇÃO DAS CONCLUSÕES, CONTE QUAL É A ORDEM CORRETA. O GRUPO
PODERÁ TER UMA IDEIA CLARA DA ÁRVORE GENEALÓGICA DO HOMEM MODERNO E
PERCEBER COMO SE DEU A EVOLUÇÃO DA ESPÉCIE HUMANA AO LONGO DE MILHÕES DE
ANOS.
MOLDES.
FONTE: COPA DO MUNDO - PROJETOS ESCOLARES ESPECIAL. N. 22.
COPA DO MUNDO 3º AO 5º ANO.
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