UMA ATIVIDADE DIVERTIDA PARA TRABALHAR A TONICIDADE.
A
ATIVIDADE ESTÁ RELACIONADA A UM ASPECTO FUNDAMENTAL DA ÁREA
PSICOMOTORA: A EDUCAÇÃO TÔNICA NA ESCOLA. O TRABALHO TÔNICO TEM MUITA
IMPORTÂNCIA, POR MEIO DO QUAL TRABALHAMOS A POSTURA, OS ATOS DE
CONTRAÇÃO E RELAXAMENTO MUSCULAR, E VÁRIOS OUTROS AJUSTES CORPORAIS QUE
PREPARAM A CRIANÇA PARA UMA ESCRITA POSTERIOR MAIS EFETIVA. NÃO PODEMOS
ESQUECER QUE O TRABALHO DA TONICIDADE DEVE SER INICIADO NA EDUCAÇÃO
INFANTIL COM BRINCADEIRAS DIVERTIDAS E EXERCÍCIOS MAIS DIRIGIDOS (COM
ALUNOS DO PRÉ). AS VIVÊNCIAS CORPORAIS QUE A CRIANÇA REALIZA AO LONGO DA
EDUCAÇÃO INFANTIL POSSIBILITAM O EXERCÍCIO DE UMA BOA EDUCAÇÃO TÔNICA E
ESTE TRABALHO ESTÁ DIRETAMENTE LIGADO À SUA EMOÇÃO.
ASPECTOS TRABALHADOS: TONICIDADE, ESTRUTURAÇÃO ESPAÇO-TEMPORAL E SENSIBILIZAÇÃO CORPORAL.
MATERIAIS:
PEDAÇOS DE PANO BRANCO (QUADRADOS), PRENDEDORES DE PLÁSTICO COLORIDOS
OU DE MADEIRA, TINTA GUACHE, PRATINHO DE PLÁSTICO, PAPEL KRAFT E JORNAL
PARA FORRAR O CHÃO.
DESENVOLVIMENTO: MONTE UM PEQUENO CENÁRIO E FALE AOS ALUNOS QUE ELES IRÃO VISITAR UMA LAVANDERIA E BRANCAR POR LÁ.
PERGUNTE
ÀS CRIANÇAS SE ELAS SABEM O QUE É UMA LAVANDERIA E EXPLIQUE QUE É O
LOCAL DA CASA ONDE AS ROUPAS SÃO LAVADAS (GERALMENTE ESFREGANDO-AS E
TORCENDO-AS NUM TANQUE, DEPOIS COLOCANDO-AS NUMA MÁQUINA DE LAVAR E, POR
ÚLTIMO, ESTENDENDO-AS NUM VARAL PARA SECAR).
DEPOIS, MONTE TRÊS CANTOS NA QUADRA E REALIZE ATIVIDADES NA SEGUINTE SEQUÊNCIA:
1º
CANTO: COLOQUE OS QUADRADINHOS DE PANO BRANCO NO CHÃO E AO LADO UM
PRATINHO COM GUACHE. PEÇA PARA CADA CRIANÇA MOLHAR UMA DAS MÃOS NO
PRATINHO COM GUACHE E CARIMBÁ-LA NO QUADRADINHO, DEIXANDO-O NO CHÃO POR
ALGUNS INSTANTES. A SEGUIR TODOS LAVAM AS MÃOS. DEPOIS, CADA UM PEGA O
DESENHO DA SUA MÃO E VAI ATÉ O SEGUNDO CANTO.
2º
CANTO: MONTE UM VARAL (VOCÊ PODE ESTICAR UM BARBANTE ENTRE DUAS
CADEIRAS) E ENCHA UM BALDE COM PRENDEDORES. O VARAL DEVE SER BAIXO PARA
QUE AS CRIANÇAS POSSAM ALCANÇA-LOS. CADA UM ENTENDE SEU QUADRADINHO DE
PANO E VAI AO TERCEIRO CANTO.
3º
CANTO: NESTE ESPAÇO, ENCONTRA-SE UM PROFESSOR OU AUXILIAR COM
QUADRADINHOS DE PAPEL KRAFT NO CHÃO. AS CRIANÇAS TIRAM OS SAPATOS E
MEIAS E COLOCAM UM DOS PÉS NO QUADRADINHO. CONTORNE O PÉ DO ALUNO.
DEPOIS, CADA CRIANÇA PEGA O DESENHO DO SEU PÉ E O ESTENDE EM OUTRO VARAL
COMO FEZ COM O DESENHO DA MÃO. AS CRIANÇAS PODEM PINTAR O PÉ COM GIZ DE
CERA ANTES DE PENDURÁ-LO.
PARA OUTROS MOMENTOS
QUANDO OS QUADRADINHOS COM AS MÃOS E OS PÉS ESTIVEREM PRONTOS VOCÊ PODE GUARDÁ-LOS PARA MONTAR UM JOGO. EXEMPLOS:
1-
CADA UM FICA COM O SEU QUADRADINHO DE PANO NA MÃO E AO SINAL DO APITO,
CORRE ATÉ O VARAL, PENDURA-O, VOLTA E BATE NA MÃO DO PRÓXIMO DA SUA
EQUIPE, QUE FARÁ O MESMO.
2-
MONTE UMA PEQUNA TRILHA NO CHÃO UTILIZANDO TODAS AS MÃOS E PÉS. PEÇA
PARA CADA UM PERCORRER ESTA TRILHA PISANDO DO LADO CORRETO NOS PÉS E
COLOCANDO AS MÃOS NA DIREÇÃO CERTA.
UMA ATIVIDADE DIVERTIDA PARA TRABALHAR A TONICIDADE.
A
ATIVIDADE ESTÁ RELACIONADA A UM ASPECTO FUNDAMENTAL DA ÁREA
PSICOMOTORA: A EDUCAÇÃO TÔNICA NA ESCOLA. O TRABALHO TÔNICO TEM MUITA
IMPORTÂNCIA, POR MEIO DO QUAL TRABALHAMOS A POSTURA, OS ATOS DE
CONTRAÇÃO E RELAXAMENTO MUSCULAR, E VÁRIOS OUTROS AJUSTES CORPORAIS QUE
PREPARAM A CRIANÇA PARA UMA ESCRITA POSTERIOR MAIS EFETIVA. NÃO PODEMOS
ESQUECER QUE O TRABALHO DA TONICIDADE DEVE SER INICIADO NA EDUCAÇÃO
INFANTIL COM BRINCADEIRAS DIVERTIDAS E EXERCÍCIOS MAIS DIRIGIDOS (COM
ALUNOS DO PRÉ). AS VIVÊNCIAS CORPORAIS QUE A CRIANÇA REALIZA AO LONGO DA
EDUCAÇÃO INFANTIL POSSIBILITAM O EXERCÍCIO DE UMA BOA EDUCAÇÃO TÔNICA E
ESTE TRABALHO ESTÁ DIRETAMENTE LIGADO À SUA EMOÇÃO.
ASPECTOS TRABALHADOS: TONICIDADE, ESTRUTURAÇÃO ESPAÇO-TEMPORAL E SENSIBILIZAÇÃO CORPORAL.
MATERIAIS:
PEDAÇOS DE PANO BRANCO (QUADRADOS), PRENDEDORES DE PLÁSTICO COLORIDOS
OU DE MADEIRA, TINTA GUACHE, PRATINHO DE PLÁSTICO, PAPEL KRAFT E JORNAL
PARA FORRAR O CHÃO.
DESENVOLVIMENTO: MONTE UM PEQUENO CENÁRIO E FALE AOS ALUNOS QUE ELES IRÃO VISITAR UMA LAVANDERIA E BRANCAR POR LÁ.
PERGUNTE
ÀS CRIANÇAS SE ELAS SABEM O QUE É UMA LAVANDERIA E EXPLIQUE QUE É O
LOCAL DA CASA ONDE AS ROUPAS SÃO LAVADAS (GERALMENTE ESFREGANDO-AS E
TORCENDO-AS NUM TANQUE, DEPOIS COLOCANDO-AS NUMA MÁQUINA DE LAVAR E, POR
ÚLTIMO, ESTENDENDO-AS NUM VARAL PARA SECAR).
DEPOIS, MONTE TRÊS CANTOS NA QUADRA E REALIZE ATIVIDADES NA SEGUINTE SEQUÊNCIA:
1º
CANTO: COLOQUE OS QUADRADINHOS DE PANO BRANCO NO CHÃO E AO LADO UM
PRATINHO COM GUACHE. PEÇA PARA CADA CRIANÇA MOLHAR UMA DAS MÃOS NO
PRATINHO COM GUACHE E CARIMBÁ-LA NO QUADRADINHO, DEIXANDO-O NO CHÃO POR
ALGUNS INSTANTES. A SEGUIR TODOS LAVAM AS MÃOS. DEPOIS, CADA UM PEGA O
DESENHO DA SUA MÃO E VAI ATÉ O SEGUNDO CANTO.
2º
CANTO: MONTE UM VARAL (VOCÊ PODE ESTICAR UM BARBANTE ENTRE DUAS
CADEIRAS) E ENCHA UM BALDE COM PRENDEDORES. O VARAL DEVE SER BAIXO PARA
QUE AS CRIANÇAS POSSAM ALCANÇA-LOS. CADA UM ENTENDE SEU QUADRADINHO DE
PANO E VAI AO TERCEIRO CANTO.
3º
CANTO: NESTE ESPAÇO, ENCONTRA-SE UM PROFESSOR OU AUXILIAR COM
QUADRADINHOS DE PAPEL KRAFT NO CHÃO. AS CRIANÇAS TIRAM OS SAPATOS E
MEIAS E COLOCAM UM DOS PÉS NO QUADRADINHO. CONTORNE O PÉ DO ALUNO.
DEPOIS, CADA CRIANÇA PEGA O DESENHO DO SEU PÉ E O ESTENDE EM OUTRO VARAL
COMO FEZ COM O DESENHO DA MÃO. AS CRIANÇAS PODEM PINTAR O PÉ COM GIZ DE
CERA ANTES DE PENDURÁ-LO.
PARA OUTROS MOMENTOS
QUANDO OS QUADRADINHOS COM AS MÃOS E OS PÉS ESTIVEREM PRONTOS VOCÊ PODE GUARDÁ-LOS PARA MONTAR UM JOGO. EXEMPLOS:
1-
CADA UM FICA COM O SEU QUADRADINHO DE PANO NA MÃO E AO SINAL DO APITO,
CORRE ATÉ O VARAL, PENDURA-O, VOLTA E BATE NA MÃO DO PRÓXIMO DA SUA
EQUIPE, QUE FARÁ O MESMO.
2-
MONTE UMA PEQUNA TRILHA NO CHÃO UTILIZANDO TODAS AS MÃOS E PÉS. PEÇA
PARA CADA UM PERCORRER ESTA TRILHA PISANDO DO LADO CORRETO NOS PÉS E
COLOCANDO AS MÃOS NA DIREÇÃO CERTA.
Nenhum comentário:
Postar um comentário