PSICOMOTRICIDADE - BRINCANDO NA LAVANDERIA.


UMA ATIVIDADE DIVERTIDA PARA TRABALHAR A TONICIDADE.




A ATIVIDADE ESTÁ RELACIONADA A UM ASPECTO FUNDAMENTAL DA ÁREA PSICOMOTORA: A EDUCAÇÃO TÔNICA NA ESCOLA. O TRABALHO TÔNICO TEM MUITA IMPORTÂNCIA, POR MEIO DO QUAL TRABALHAMOS A POSTURA, OS ATOS DE CONTRAÇÃO E RELAXAMENTO MUSCULAR, E VÁRIOS OUTROS AJUSTES CORPORAIS QUE PREPARAM A CRIANÇA PARA UMA ESCRITA POSTERIOR MAIS EFETIVA. NÃO PODEMOS ESQUECER QUE O TRABALHO DA TONICIDADE DEVE SER INICIADO NA EDUCAÇÃO INFANTIL COM BRINCADEIRAS DIVERTIDAS E EXERCÍCIOS MAIS DIRIGIDOS (COM ALUNOS DO PRÉ). AS VIVÊNCIAS CORPORAIS QUE A CRIANÇA REALIZA AO LONGO DA EDUCAÇÃO INFANTIL POSSIBILITAM O EXERCÍCIO DE UMA BOA EDUCAÇÃO TÔNICA E ESTE TRABALHO ESTÁ DIRETAMENTE LIGADO À SUA EMOÇÃO.

ASPECTOS TRABALHADOS: TONICIDADE, ESTRUTURAÇÃO ESPAÇO-TEMPORAL E SENSIBILIZAÇÃO CORPORAL.




MATERIAIS: PEDAÇOS DE PANO BRANCO (QUADRADOS), PRENDEDORES DE PLÁSTICO COLORIDOS OU DE MADEIRA, TINTA GUACHE, PRATINHO DE PLÁSTICO, PAPEL KRAFT E JORNAL PARA FORRAR O CHÃO.




DESENVOLVIMENTO: MONTE UM PEQUENO CENÁRIO E FALE AOS ALUNOS QUE ELES IRÃO VISITAR UMA LAVANDERIA E BRANCAR POR LÁ.


PERGUNTE ÀS CRIANÇAS SE ELAS SABEM O QUE É UMA LAVANDERIA E EXPLIQUE QUE É O LOCAL DA CASA ONDE AS ROUPAS SÃO LAVADAS (GERALMENTE ESFREGANDO-AS E TORCENDO-AS NUM TANQUE, DEPOIS COLOCANDO-AS NUMA MÁQUINA DE LAVAR E, POR ÚLTIMO, ESTENDENDO-AS NUM VARAL PARA SECAR).


DEPOIS, MONTE TRÊS CANTOS NA QUADRA E REALIZE ATIVIDADES NA SEGUINTE SEQUÊNCIA:




1º CANTO: COLOQUE OS QUADRADINHOS DE PANO BRANCO NO CHÃO E AO LADO UM PRATINHO COM GUACHE. PEÇA PARA CADA CRIANÇA MOLHAR UMA DAS MÃOS NO PRATINHO COM GUACHE E CARIMBÁ-LA NO QUADRADINHO, DEIXANDO-O NO CHÃO POR ALGUNS INSTANTES. A SEGUIR TODOS LAVAM AS MÃOS. DEPOIS, CADA UM PEGA O DESENHO DA SUA MÃO E VAI ATÉ O SEGUNDO CANTO.




2º CANTO: MONTE UM VARAL (VOCÊ PODE ESTICAR UM BARBANTE ENTRE DUAS CADEIRAS) E ENCHA UM BALDE COM PRENDEDORES. O VARAL DEVE SER BAIXO PARA QUE AS CRIANÇAS POSSAM ALCANÇA-LOS. CADA UM ENTENDE SEU QUADRADINHO DE PANO E VAI AO TERCEIRO CANTO.




3º CANTO: NESTE ESPAÇO, ENCONTRA-SE UM PROFESSOR OU AUXILIAR COM QUADRADINHOS DE PAPEL KRAFT NO CHÃO. AS CRIANÇAS TIRAM OS SAPATOS E MEIAS E COLOCAM UM DOS PÉS NO QUADRADINHO. CONTORNE O PÉ DO ALUNO. DEPOIS, CADA CRIANÇA PEGA O DESENHO DO SEU PÉ E O ESTENDE EM OUTRO VARAL COMO FEZ COM O DESENHO DA MÃO. AS CRIANÇAS PODEM PINTAR O PÉ COM GIZ DE CERA ANTES DE PENDURÁ-LO.
PARA OUTROS MOMENTOS
QUANDO OS QUADRADINHOS COM AS MÃOS E OS PÉS ESTIVEREM PRONTOS VOCÊ PODE GUARDÁ-LOS PARA MONTAR UM JOGO. EXEMPLOS:


1- CADA UM FICA COM O SEU QUADRADINHO DE PANO NA MÃO E AO SINAL DO APITO, CORRE ATÉ O VARAL, PENDURA-O, VOLTA E BATE NA MÃO DO PRÓXIMO DA SUA EQUIPE, QUE FARÁ O MESMO.


2- MONTE UMA PEQUNA TRILHA NO CHÃO UTILIZANDO TODAS AS MÃOS E PÉS. PEÇA PARA CADA UM PERCORRER ESTA TRILHA PISANDO DO LADO CORRETO NOS PÉS E COLOCANDO AS MÃOS NA DIREÇÃO CERTA.


UMA ATIVIDADE DIVERTIDA PARA TRABALHAR A TONICIDADE.




A ATIVIDADE ESTÁ RELACIONADA A UM ASPECTO FUNDAMENTAL DA ÁREA PSICOMOTORA: A EDUCAÇÃO TÔNICA NA ESCOLA. O TRABALHO TÔNICO TEM MUITA IMPORTÂNCIA, POR MEIO DO QUAL TRABALHAMOS A POSTURA, OS ATOS DE CONTRAÇÃO E RELAXAMENTO MUSCULAR, E VÁRIOS OUTROS AJUSTES CORPORAIS QUE PREPARAM A CRIANÇA PARA UMA ESCRITA POSTERIOR MAIS EFETIVA. NÃO PODEMOS ESQUECER QUE O TRABALHO DA TONICIDADE DEVE SER INICIADO NA EDUCAÇÃO INFANTIL COM BRINCADEIRAS DIVERTIDAS E EXERCÍCIOS MAIS DIRIGIDOS (COM ALUNOS DO PRÉ). AS VIVÊNCIAS CORPORAIS QUE A CRIANÇA REALIZA AO LONGO DA EDUCAÇÃO INFANTIL POSSIBILITAM O EXERCÍCIO DE UMA BOA EDUCAÇÃO TÔNICA E ESTE TRABALHO ESTÁ DIRETAMENTE LIGADO À SUA EMOÇÃO.

ASPECTOS TRABALHADOS: TONICIDADE, ESTRUTURAÇÃO ESPAÇO-TEMPORAL E SENSIBILIZAÇÃO CORPORAL.




MATERIAIS: PEDAÇOS DE PANO BRANCO (QUADRADOS), PRENDEDORES DE PLÁSTICO COLORIDOS OU DE MADEIRA, TINTA GUACHE, PRATINHO DE PLÁSTICO, PAPEL KRAFT E JORNAL PARA FORRAR O CHÃO.




DESENVOLVIMENTO: MONTE UM PEQUENO CENÁRIO E FALE AOS ALUNOS QUE ELES IRÃO VISITAR UMA LAVANDERIA E BRANCAR POR LÁ.


PERGUNTE ÀS CRIANÇAS SE ELAS SABEM O QUE É UMA LAVANDERIA E EXPLIQUE QUE É O LOCAL DA CASA ONDE AS ROUPAS SÃO LAVADAS (GERALMENTE ESFREGANDO-AS E TORCENDO-AS NUM TANQUE, DEPOIS COLOCANDO-AS NUMA MÁQUINA DE LAVAR E, POR ÚLTIMO, ESTENDENDO-AS NUM VARAL PARA SECAR).


DEPOIS, MONTE TRÊS CANTOS NA QUADRA E REALIZE ATIVIDADES NA SEGUINTE SEQUÊNCIA:




1º CANTO: COLOQUE OS QUADRADINHOS DE PANO BRANCO NO CHÃO E AO LADO UM PRATINHO COM GUACHE. PEÇA PARA CADA CRIANÇA MOLHAR UMA DAS MÃOS NO PRATINHO COM GUACHE E CARIMBÁ-LA NO QUADRADINHO, DEIXANDO-O NO CHÃO POR ALGUNS INSTANTES. A SEGUIR TODOS LAVAM AS MÃOS. DEPOIS, CADA UM PEGA O DESENHO DA SUA MÃO E VAI ATÉ O SEGUNDO CANTO.




2º CANTO: MONTE UM VARAL (VOCÊ PODE ESTICAR UM BARBANTE ENTRE DUAS CADEIRAS) E ENCHA UM BALDE COM PRENDEDORES. O VARAL DEVE SER BAIXO PARA QUE AS CRIANÇAS POSSAM ALCANÇA-LOS. CADA UM ENTENDE SEU QUADRADINHO DE PANO E VAI AO TERCEIRO CANTO.




3º CANTO: NESTE ESPAÇO, ENCONTRA-SE UM PROFESSOR OU AUXILIAR COM QUADRADINHOS DE PAPEL KRAFT NO CHÃO. AS CRIANÇAS TIRAM OS SAPATOS E MEIAS E COLOCAM UM DOS PÉS NO QUADRADINHO. CONTORNE O PÉ DO ALUNO. DEPOIS, CADA CRIANÇA PEGA O DESENHO DO SEU PÉ E O ESTENDE EM OUTRO VARAL COMO FEZ COM O DESENHO DA MÃO. AS CRIANÇAS PODEM PINTAR O PÉ COM GIZ DE CERA ANTES DE PENDURÁ-LO.
PARA OUTROS MOMENTOS
QUANDO OS QUADRADINHOS COM AS MÃOS E OS PÉS ESTIVEREM PRONTOS VOCÊ PODE GUARDÁ-LOS PARA MONTAR UM JOGO. EXEMPLOS:


1- CADA UM FICA COM O SEU QUADRADINHO DE PANO NA MÃO E AO SINAL DO APITO, CORRE ATÉ O VARAL, PENDURA-O, VOLTA E BATE NA MÃO DO PRÓXIMO DA SUA EQUIPE, QUE FARÁ O MESMO.


2- MONTE UMA PEQUNA TRILHA NO CHÃO UTILIZANDO TODAS AS MÃOS E PÉS. PEÇA PARA CADA UM PERCORRER ESTA TRILHA PISANDO DO LADO CORRETO NOS PÉS E COLOCANDO AS MÃOS NA DIREÇÃO CERTA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário