UM JOGO PARA AS CRIANÇAS QUE ESTÃO COMEÇANDO A LER
ATIVIDADES
LÚDICAS, COMO JOGOS E BRINCADEIRAS, PODEM TORNAR A FASE DA
ALFABETIZAÇÃO MAIS DESCONTRAÍDA E PRAZEROSA, FACILITAR A APRENDIZAGEM E
ESTIMULAR A SOCIALIZAÇÃO. A SEGUIR, SUGERIMOS UM JOGO QUE PODE SER
REALIZADO EM GRUPO OU INDIVIDUALMENTE POR CRIANÇAS QUE JÁ CONHECEM AS
LETRAS E ESTÃO COMEÇANDO A RECONHECER AS PALAVRAS. VOCÊ MESMA PODE
CONFECCIONÁ-LO USANDO CAIXINHAS DE FÓSFOROS. VEJA MAIS ORIENTAÇÕES
ABAIXO:
COMO JOGAR:
* SEPARE AS TAMPAS DAS CAIXINHAS E ESPALHE-AS PELA MESA OU PELO CHÃO.
* A CRIANÇA DEVE RELACIONAR A PALAVRA AO DESENHO E FECHAR A CAIXINHA COM A TAMPA CERTA.
VARIAÇÃO
*SEPARE OS ALUNOS EM DOIS GRUPOS. PARA UM GRUPO ENTREGUE OS DESENHOS, E PARA O OUTRO AS PALAVRAS.
*DÊ UM SINAL (PODE SER COM UM APITO) E, ENTÃO, AS CRIANÇAS DEVEM PROCURAR SEU PAR.
DEPOIS DO JOGO
*APROVEITE PARA FAZER UMA LISTAGEM DAS PALAVRAS.
*ESCREVA-AS EM UMA FOLHA DE PAPEL PARDO E PENDURE EM UM LOCAL VISÍVEL DA SALA DE AULA.
*VOCÊ PODE CLASSIFICÁ-LAS, POR EXEMPLO, DE ACORDO COM A LETRA INICIAL.
FAIXA ETÁRIA:
6 ANOS.
ATENÇÃO:
VOCÊ PODE PREPARAR QUANTAS CAIXINHAS DESEJAR, DEPENDENDO DO NÚMERO DE
PALAVRAS QUE AS CRIANÇAS CONHECEREM (A MAIORIA COM DUAS SÍLABAS).
FONTE: GUIA PRÁTICO PARA PROFESSORAS EDUCAÇÃO INFANTIL. N. 50.
UM JOGO PARA AS CRIANÇAS QUE ESTÃO COMEÇANDO A LER
ATIVIDADES
LÚDICAS, COMO JOGOS E BRINCADEIRAS, PODEM TORNAR A FASE DA
ALFABETIZAÇÃO MAIS DESCONTRAÍDA E PRAZEROSA, FACILITAR A APRENDIZAGEM E
ESTIMULAR A SOCIALIZAÇÃO. A SEGUIR, SUGERIMOS UM JOGO QUE PODE SER
REALIZADO EM GRUPO OU INDIVIDUALMENTE POR CRIANÇAS QUE JÁ CONHECEM AS
LETRAS E ESTÃO COMEÇANDO A RECONHECER AS PALAVRAS. VOCÊ MESMA PODE
CONFECCIONÁ-LO USANDO CAIXINHAS DE FÓSFOROS. VEJA MAIS ORIENTAÇÕES
ABAIXO:
COMO JOGAR:
* SEPARE AS TAMPAS DAS CAIXINHAS E ESPALHE-AS PELA MESA OU PELO CHÃO.
* A CRIANÇA DEVE RELACIONAR A PALAVRA AO DESENHO E FECHAR A CAIXINHA COM A TAMPA CERTA.
VARIAÇÃO
*SEPARE OS ALUNOS EM DOIS GRUPOS. PARA UM GRUPO ENTREGUE OS DESENHOS, E PARA O OUTRO AS PALAVRAS.
*DÊ UM SINAL (PODE SER COM UM APITO) E, ENTÃO, AS CRIANÇAS DEVEM PROCURAR SEU PAR.
DEPOIS DO JOGO
*APROVEITE PARA FAZER UMA LISTAGEM DAS PALAVRAS.
*ESCREVA-AS EM UMA FOLHA DE PAPEL PARDO E PENDURE EM UM LOCAL VISÍVEL DA SALA DE AULA.
*VOCÊ PODE CLASSIFICÁ-LAS, POR EXEMPLO, DE ACORDO COM A LETRA INICIAL.
FAIXA ETÁRIA:
6 ANOS.
ATENÇÃO:
VOCÊ PODE PREPARAR QUANTAS CAIXINHAS DESEJAR, DEPENDENDO DO NÚMERO DE
PALAVRAS QUE AS CRIANÇAS CONHECEREM (A MAIORIA COM DUAS SÍLABAS).
FONTE: GUIA PRÁTICO PARA PROFESSORAS EDUCAÇÃO INFANTIL. N. 50.
Nenhum comentário:
Postar um comentário