👍Apostila: atividades para os níveis de alfabetização
Apostila com atividades para os níveis de alfabetização...
Nível 1: Hipótese Pré-silábica
Nesta
hipótese a criança não busca correspondência com o som. A relação com a
escrita é estabelecida com o tipo e quantidade de grafismos.
Principais características:
• Desenhar e escrever tem o mesmo significado;
• Não estabelece relação entre a escrita e a fala;
• Escrita desordenada, sem distinção de letras, números e desenhos;
Garatujas (desenhos e/ou rabiscos ilegíveis );
• As palavras representam os objetos e são proporcionais a eles (exemplo: formiga = palavra pequena, girafa = palavra grande);
• Decora a palavra para a leitura;
• Usa as letras do próprio nome em tudo;
• Utilizam escritas iguais para palavras diferentes.
O que fazer?
Desenvolver atividades que visam que o aluno:
• Perceba a diferença entre desenho, número e letras;
• Trace a grafia das letras convencionais;
• Identifique e escreva seu próprio nome;
• Conheça as letras e seus sons (sugestão: letras móveis).
Nível 2 :
Hipótese silábica sem valor sonoro convencional
Nesta
hipótese a criança já entende a escrita como representação gráfica da
fala. A relação com a escrita é estabelecida com o uso de uma letra para
cada som.
Principais características:
• Registra com uma letra ou outro sinal cada sílaba;
• Escreve com uma quantidade mínima de letras e pouca variedade entre elas;
• Não atribui valor sonoro ao que escreve.
O que fazer?
Desenvolver atividades que visam que o aluno:
• Comparar e relacionar a escrita de palavras distintas;
• Escrever palavras intensificando o seu valor sonoro;
• Identificar os sons iniciais e finais de uma palavra.
Hipótese silábica com valor sonoro convencional
Nesta
hipótese a criança compreende que existe diferença nos sons das
palavras e que são escritas de maneira diferente. A relação com a
escrita é estabelecida com a correspondência de uma ou mais letras para
cada sílaba de uma palavra.
Principais características:
• Relaciona quantidade de letras a quantidade de sílabas;
• Utiliza vogais ou consoante/vogal equivalente a alguma sílaba da palavra;
• Pode ler silabando.
O que fazer?
Desenvolver atividades que visam que o aluno:
• Aumentar o grau de dificuldade das atividades anteriores;
• Identificar o número de sílabas de uma palavra;
• Completar palavras;
• Letras ou sílabas embaralhadas para formar palavras (letras móveis).
Nível 3: Hipótese Silábico-Alfabético
Nesta
hipótese a criança compreende que as letras correspondem os sons de
forma silábica. A relação com a escrita é estabelecida com o uso de
vogais e/ou consoantes na escrita de palavras.
Principais características:
• Faz uso de vogais e consoantes;
• Pode omitir ou acrescentar letras;
• Atribui o valor do fonema em algumas letras (kneta = caneta).
O que fazer?
Desenvolver atividades que visam que o aluno:
• Aumentar o grau de dificuldade das atividades anteriores;
• Associar palavras com sílabas iguais (Carolina- Camisa, Garrafa-Garoa);
• Produção de pequenos textos;
• Ditado de palavras em um texto;
• Bingo de palavras.
Nível 4: Alfabético
Nesta hipótese a criança compreende a função social da escrita onde se escreve para alguém ler.
Principais características:
• Reconhece o valor sonoro de todas ou quase todas as letras;
• Percebe que a escrita não é uma representação fiel da fala e que por vezes pode haver variações (S/Z, C/S, J/G);
• Pode omitir letras de determinada palavra (exemplo = Armário- Amario);
• Pode trocar letras por sons parecidos (exemplo = Fivela – Vifela);
• Pode inverter algumas letras numa determinada sílaba ( exemplo = Escada – Secada);
• Preocupa-se com a ortografia;
• Escreve frases sem segmentação (sem espaço entre uma palavra e outra).
O que fazer?
Desenvolver atividades que visam que o aluno:
• Faça leitura de textos diversos;
• Produza listas de palavras com sílabas complexas;
• Produza texto com ênfase nos espaços entre palavras;
• Ordene trechos de textos.
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Apostila com atividades para os níveis de alfabetização...
Nível 1: Hipótese Pré-silábica
Nesta
hipótese a criança não busca correspondência com o som. A relação com a
escrita é estabelecida com o tipo e quantidade de grafismos.
Principais características:
• Desenhar e escrever tem o mesmo significado;
• Não estabelece relação entre a escrita e a fala;
• Escrita desordenada, sem distinção de letras, números e desenhos;
Garatujas (desenhos e/ou rabiscos ilegíveis );
• As palavras representam os objetos e são proporcionais a eles (exemplo: formiga = palavra pequena, girafa = palavra grande);
• Decora a palavra para a leitura;
• Usa as letras do próprio nome em tudo;
• Utilizam escritas iguais para palavras diferentes.
O que fazer?
Desenvolver atividades que visam que o aluno:
• Perceba a diferença entre desenho, número e letras;
• Trace a grafia das letras convencionais;
• Identifique e escreva seu próprio nome;
• Conheça as letras e seus sons (sugestão: letras móveis).
Nível 2 :
Hipótese silábica sem valor sonoro convencional
Nesta
hipótese a criança já entende a escrita como representação gráfica da
fala. A relação com a escrita é estabelecida com o uso de uma letra para
cada som.
Principais características:
• Registra com uma letra ou outro sinal cada sílaba;
• Escreve com uma quantidade mínima de letras e pouca variedade entre elas;
• Não atribui valor sonoro ao que escreve.
O que fazer?
Desenvolver atividades que visam que o aluno:
• Comparar e relacionar a escrita de palavras distintas;
• Escrever palavras intensificando o seu valor sonoro;
• Identificar os sons iniciais e finais de uma palavra.
Hipótese silábica com valor sonoro convencional
Nesta
hipótese a criança compreende que existe diferença nos sons das
palavras e que são escritas de maneira diferente. A relação com a
escrita é estabelecida com a correspondência de uma ou mais letras para
cada sílaba de uma palavra.
Principais características:
• Relaciona quantidade de letras a quantidade de sílabas;
• Utiliza vogais ou consoante/vogal equivalente a alguma sílaba da palavra;
• Pode ler silabando.
O que fazer?
Desenvolver atividades que visam que o aluno:
• Aumentar o grau de dificuldade das atividades anteriores;
• Identificar o número de sílabas de uma palavra;
• Completar palavras;
• Letras ou sílabas embaralhadas para formar palavras (letras móveis).
Nível 3: Hipótese Silábico-Alfabético
Nesta
hipótese a criança compreende que as letras correspondem os sons de
forma silábica. A relação com a escrita é estabelecida com o uso de
vogais e/ou consoantes na escrita de palavras.
Principais características:
• Faz uso de vogais e consoantes;
• Pode omitir ou acrescentar letras;
• Atribui o valor do fonema em algumas letras (kneta = caneta).
O que fazer?
Desenvolver atividades que visam que o aluno:
• Aumentar o grau de dificuldade das atividades anteriores;
• Associar palavras com sílabas iguais (Carolina- Camisa, Garrafa-Garoa);
• Produção de pequenos textos;
• Ditado de palavras em um texto;
• Bingo de palavras.
Nível 4: Alfabético
Nesta hipótese a criança compreende a função social da escrita onde se escreve para alguém ler.
Principais características:
• Reconhece o valor sonoro de todas ou quase todas as letras;
• Percebe que a escrita não é uma representação fiel da fala e que por vezes pode haver variações (S/Z, C/S, J/G);
• Pode omitir letras de determinada palavra (exemplo = Armário- Amario);
• Pode trocar letras por sons parecidos (exemplo = Fivela – Vifela);
• Pode inverter algumas letras numa determinada sílaba ( exemplo = Escada – Secada);
• Preocupa-se com a ortografia;
• Escreve frases sem segmentação (sem espaço entre uma palavra e outra).
O que fazer?
Desenvolver atividades que visam que o aluno:
• Faça leitura de textos diversos;
• Produza listas de palavras com sílabas complexas;
• Produza texto com ênfase nos espaços entre palavras;
• Ordene trechos de textos.
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