PROJETO DIA DO INDÍGENA E DESCOBRIMENTO DO BRASIL. Parte II.

BILBOQUÊ
MATERIAI:
BARBANTE,
FITAS ADESIVAS COLORIDAS,
GARRAFA PET DE 2 LITROS TRANSPARENTE E COM TAMPA,
2 TAMPAS DE GARRAFA PET,
TESOURA SEM PONTA.
PASSO-A-PASSO FEITO PELO EDUCADOR E PELOS ALUNOS.
1-MEÇA E CORTE 12 CM A PARTIR DO GARGALO DA GARRAFA PET. CORTE UM BARBANTE COM 50 CM, DEIXE 5 CM DENTRO DA TAMPA DA GARRAFA E ROSQUEI-A, DE FORMA QUE O FIO FIQUE PRESO.
2-FURE O CENTRO DE UMA DAS TAMPAS DE GARRAFA SEPARADAS E PASSE A OUTRA EXTREMIDADE DO BARBANTE POR ESSE ORIFÍCIO. FAÇA UM NÓ PARA FIXAR.
3-UNA A TAMPA COM BARBANTE À OUTRA E FIXE-AS COM A FITA ADESIVA COLORIDA. INSTRUA AS CRIANÇAS A UTILIZAR OUTRAS TONALIDADES DA MESMA FITA PARA DECORAR AS BORDAS E O GARGALO DA GARRAFA.
COLOCANDO EM PRÁTICA
CONFECCIONE COM OS ALUNOS, DE ACORDO COM AS ORIENTAÇÕES DO PASSO-A-PASSO, BILBOQUÊS EM UM NÚMERO SUFICIENTE PARA QUE TODOS RECEBAM UM. ENSINE-OS A BRINCAR EXPLICANDO QUE O OBJETIVO É LANÇAR A TAMPINHA PRESA AO BARBANTE PARA ENCAIXÁ-LA NA "TAÇA" AMARRADA NA PONTA OPOSTA AO CORDÃO. CONTE QUE O BILBOQUÊ É CONFECCIONADO PELOS ÍNDIOS A PARTIR DA CASTANHA DE ALGUMAS FRUTAS. ESSA ATIVIDADE PERMITE TRABALHAR A COORDENAÇÃO ÓCULO-MANUAL DAS CRIANÇAS.
PRODUÇÃO DE TINTAS
MATERIAIS:
CASCAS DE BETERRABA,
FOLHAS DE PAPEL SULFITE COM TAMANHO A4,
FLOR DE HIBISCO,
HORTELÃ,
MELISSA,
PÉTALAS DE ROSA DE VÁRIAS CORES,
POEJO.
COLOCANDO EM PRÁTICA
EXPLIQUE ÁS CRIANÇAS QUE, ANTIGAMENTE, NÃO EXISTIAM TINTAS PRONTAS COMO HOJE. RESSALTE QUE, NAQUELA ÉPOCA, USAVAM-SE RECURSOS DA NATUREZA PARA PRODUZI-LAS, COMO O CORANTE RETIRADO DAS CASCAS DAS ÁRVORES, DAS FOLHAS E DAS FLORES. PEÇA AOS ALUNOS QUE TRAGAM DE CASA, NA DATA ESTIPULADA POR VOCÊ, FOLHAS DE HORTELÃ, POEJO, MELISSA, CASCAS DE BETERRABA, PÉTALAS DE ROSA DE VÁRIAS CORES E FLOR DE HIBISCO, TODAS BEM-LAVADAS E ENXUTAS. ORIENTE-OS A ESFREGÁ-LAS, UMA DE CADA VEZ, SOBRE O PAPEL SULFITE. ASSIM, TERÃO A OPORTUNIDADE DE OBSERVAR AS CORES E OS EFEITOS FORNECIDOS POR ESSES MATERIAIS.
CARAVELAS
MATERIAIS: BANDEJAS DE ISOPOR PARA FRIOS,
FOLHAS DE PAPEL SULFITE COM TAMANHO A4,
2 GARRAFAS PET COM TAMPA,
LÁPIS PRETO,
PALITOS DE CHURRASCO,
PISTOLA DE COLA QUENTE,
RÉGUA, RISCO DO MAPA DESTACANDO O BRASIL E PORTUGAL,
TESOURA COM PONTA.
PASSO-A-PASSO FEITO PELO EDUCADOR
1-APÓIE A GARRAFA PET SOBRE A MESA, COLOCANDO-A NO SENTIDO HORIZONTAL. COM A TESOURA, CORTE UM RETÂNGULO NO "CORPO" DO RECIPIENTE E ARREDONDE AS LATERAIS. ESSA PORÇÃO RETIRADA SERÁ USADA COMO "VELA". REPITA O PROCESSO COM A OUTRA GARRAFA, MAS FAÇA DOIS RECORTES. DEIXE OS TRÊS RETÂNGULOS COM TAMANHOS DIFERENTES.
2- DISPONHA A "VELA" NO SENTIDO HORIZONTAL E, COM A PONTA DA TESOURA, FAÇA, CENTRALIZADAMENTE, DOIS FUROS COM 3,5 CM DE DISTÂNCIA UM DO OUTRO. CORTE A PONTA AFIADA DO PALITO DE CHURRASCO E DEIXE-O COM 18 CM. EM SEGUIDA, INTRODUZA O PALITO NOS ORIFÍCIOS ATÉ A METADE. REPITA O PROCEDIMENTO COM AS OUTRAS DUAS "VELAS.
3- MEÇA E RECORTE NOVE RETÂNGULOS DE 2X2,5 CM CADA UM NA BANDEJA DE ISOPOR PARA FRIOS. COLE UM SOBRE O OUTRO, DE FORMA A OBTER TRÊS BLOCOS ESPESSOS. FIXE-OS, LADO A LADO, COM COLA QUENTE, NA PARTE INTERNA DO BARCO, DEIXANDO UMA PEQUENA DISTÂNCIA ENTRE ELES.
4- ESPETE NO CENTRO DE CADA "BLOCO" UMA "VELA", DE FORMA QUE A PARTE ARREDONDADA DELAS FIQUE VIRADA PARA A TAMPA DA GARRAFA. CONFECCIONE O NÚMERO SUFICIENTE DE CARAVELAS PARA QUE CADA ALUNO RECEBA UMA.
COLOCANDO EM PRÁTICA
1- CONFECCIONE TRÊS BARCOS DE DOBRADURA - QUE REPRESENTARÃO AS CARAVELAS SANTA MARIA, PINTA E NINA - CONFORME AS ORIENTAÇÕES DO PASSO-A-PASSO QUE ESTÁ NA POSTAGEM DA PARTE I DO PROJETO. DISPONHA O MAPA NO LOCAL AMPLO. CONTE AOS ALUNOS A HISTÓRIA DO DESCOBRIMENTO DO BRASIL, DESLOCANDO OS "CARAVELAS" SOBRE O MAPA E MOSTRANDO O CAMINHO PERCORRIDO PELOS NAVEGADORES ATÉ ENCONTRAR O NOSSO PAÍS.
2- UTILIZE A CARAVELA CONFECCIONADA DE ACORDO COM AS ORIENTAÇÕES DO PASSO-A-PASSO PARA EXPLICAR QUE OS PORTUGUESES CHEGARAM AQUI NESSAS GRANDES EMBARCAÇÕES, CUJO CAPITÃO CHAMAVA-SE PEDRO ÁLVARES CABRAL. CONTE COMO ERA A NOSSA TERRA E QUAL ERA O MODO DE VIDA DE SEUS HABITANTE, ESTIMULANDO AS CRIANÇAS A PARTICIPAR E A FAZER OBSERVAÇÕES, PARA QUE POSSAM RECONTAR A HISTÓRIA A SEUS FAMILIARES. INSTRUA OS ALUNOS A LEVAR A CARAVELA PARA CASA E A UTILIZÁ-LA PARA DINAMIZAR A HISTÓRIA. ELAS PODEM REVELAR AS HABILIDADES ARTÍSTICAS DECORANDO-A COM PINTURA A DEDO, TINTAS GUACHE, BARBANTE E OUTROS MATERIAIS.

BILBOQUÊ
MATERIAI:
BARBANTE,
FITAS ADESIVAS COLORIDAS,
GARRAFA PET DE 2 LITROS TRANSPARENTE E COM TAMPA,
2 TAMPAS DE GARRAFA PET,
TESOURA SEM PONTA.
PASSO-A-PASSO FEITO PELO EDUCADOR E PELOS ALUNOS.
1-MEÇA E CORTE 12 CM A PARTIR DO GARGALO DA GARRAFA PET. CORTE UM BARBANTE COM 50 CM, DEIXE 5 CM DENTRO DA TAMPA DA GARRAFA E ROSQUEI-A, DE FORMA QUE O FIO FIQUE PRESO.
2-FURE O CENTRO DE UMA DAS TAMPAS DE GARRAFA SEPARADAS E PASSE A OUTRA EXTREMIDADE DO BARBANTE POR ESSE ORIFÍCIO. FAÇA UM NÓ PARA FIXAR.
3-UNA A TAMPA COM BARBANTE À OUTRA E FIXE-AS COM A FITA ADESIVA COLORIDA. INSTRUA AS CRIANÇAS A UTILIZAR OUTRAS TONALIDADES DA MESMA FITA PARA DECORAR AS BORDAS E O GARGALO DA GARRAFA.
COLOCANDO EM PRÁTICA
CONFECCIONE COM OS ALUNOS, DE ACORDO COM AS ORIENTAÇÕES DO PASSO-A-PASSO, BILBOQUÊS EM UM NÚMERO SUFICIENTE PARA QUE TODOS RECEBAM UM. ENSINE-OS A BRINCAR EXPLICANDO QUE O OBJETIVO É LANÇAR A TAMPINHA PRESA AO BARBANTE PARA ENCAIXÁ-LA NA "TAÇA" AMARRADA NA PONTA OPOSTA AO CORDÃO. CONTE QUE O BILBOQUÊ É CONFECCIONADO PELOS ÍNDIOS A PARTIR DA CASTANHA DE ALGUMAS FRUTAS. ESSA ATIVIDADE PERMITE TRABALHAR A COORDENAÇÃO ÓCULO-MANUAL DAS CRIANÇAS.
PRODUÇÃO DE TINTAS
MATERIAIS:
CASCAS DE BETERRABA,
FOLHAS DE PAPEL SULFITE COM TAMANHO A4,
FLOR DE HIBISCO,
HORTELÃ,
MELISSA,
PÉTALAS DE ROSA DE VÁRIAS CORES,
POEJO.
COLOCANDO EM PRÁTICA
EXPLIQUE ÁS CRIANÇAS QUE, ANTIGAMENTE, NÃO EXISTIAM TINTAS PRONTAS COMO HOJE. RESSALTE QUE, NAQUELA ÉPOCA, USAVAM-SE RECURSOS DA NATUREZA PARA PRODUZI-LAS, COMO O CORANTE RETIRADO DAS CASCAS DAS ÁRVORES, DAS FOLHAS E DAS FLORES. PEÇA AOS ALUNOS QUE TRAGAM DE CASA, NA DATA ESTIPULADA POR VOCÊ, FOLHAS DE HORTELÃ, POEJO, MELISSA, CASCAS DE BETERRABA, PÉTALAS DE ROSA DE VÁRIAS CORES E FLOR DE HIBISCO, TODAS BEM-LAVADAS E ENXUTAS. ORIENTE-OS A ESFREGÁ-LAS, UMA DE CADA VEZ, SOBRE O PAPEL SULFITE. ASSIM, TERÃO A OPORTUNIDADE DE OBSERVAR AS CORES E OS EFEITOS FORNECIDOS POR ESSES MATERIAIS.
CARAVELAS
MATERIAIS: BANDEJAS DE ISOPOR PARA FRIOS,
FOLHAS DE PAPEL SULFITE COM TAMANHO A4,
2 GARRAFAS PET COM TAMPA,
LÁPIS PRETO,
PALITOS DE CHURRASCO,
PISTOLA DE COLA QUENTE,
RÉGUA, RISCO DO MAPA DESTACANDO O BRASIL E PORTUGAL,
TESOURA COM PONTA.
PASSO-A-PASSO FEITO PELO EDUCADOR
1-APÓIE A GARRAFA PET SOBRE A MESA, COLOCANDO-A NO SENTIDO HORIZONTAL. COM A TESOURA, CORTE UM RETÂNGULO NO "CORPO" DO RECIPIENTE E ARREDONDE AS LATERAIS. ESSA PORÇÃO RETIRADA SERÁ USADA COMO "VELA". REPITA O PROCESSO COM A OUTRA GARRAFA, MAS FAÇA DOIS RECORTES. DEIXE OS TRÊS RETÂNGULOS COM TAMANHOS DIFERENTES.
2- DISPONHA A "VELA" NO SENTIDO HORIZONTAL E, COM A PONTA DA TESOURA, FAÇA, CENTRALIZADAMENTE, DOIS FUROS COM 3,5 CM DE DISTÂNCIA UM DO OUTRO. CORTE A PONTA AFIADA DO PALITO DE CHURRASCO E DEIXE-O COM 18 CM. EM SEGUIDA, INTRODUZA O PALITO NOS ORIFÍCIOS ATÉ A METADE. REPITA O PROCEDIMENTO COM AS OUTRAS DUAS "VELAS.
3- MEÇA E RECORTE NOVE RETÂNGULOS DE 2X2,5 CM CADA UM NA BANDEJA DE ISOPOR PARA FRIOS. COLE UM SOBRE O OUTRO, DE FORMA A OBTER TRÊS BLOCOS ESPESSOS. FIXE-OS, LADO A LADO, COM COLA QUENTE, NA PARTE INTERNA DO BARCO, DEIXANDO UMA PEQUENA DISTÂNCIA ENTRE ELES.
4- ESPETE NO CENTRO DE CADA "BLOCO" UMA "VELA", DE FORMA QUE A PARTE ARREDONDADA DELAS FIQUE VIRADA PARA A TAMPA DA GARRAFA. CONFECCIONE O NÚMERO SUFICIENTE DE CARAVELAS PARA QUE CADA ALUNO RECEBA UMA.
COLOCANDO EM PRÁTICA
1- CONFECCIONE TRÊS BARCOS DE DOBRADURA - QUE REPRESENTARÃO AS CARAVELAS SANTA MARIA, PINTA E NINA - CONFORME AS ORIENTAÇÕES DO PASSO-A-PASSO QUE ESTÁ NA POSTAGEM DA PARTE I DO PROJETO. DISPONHA O MAPA NO LOCAL AMPLO. CONTE AOS ALUNOS A HISTÓRIA DO DESCOBRIMENTO DO BRASIL, DESLOCANDO OS "CARAVELAS" SOBRE O MAPA E MOSTRANDO O CAMINHO PERCORRIDO PELOS NAVEGADORES ATÉ ENCONTRAR O NOSSO PAÍS.
2- UTILIZE A CARAVELA CONFECCIONADA DE ACORDO COM AS ORIENTAÇÕES DO PASSO-A-PASSO PARA EXPLICAR QUE OS PORTUGUESES CHEGARAM AQUI NESSAS GRANDES EMBARCAÇÕES, CUJO CAPITÃO CHAMAVA-SE PEDRO ÁLVARES CABRAL. CONTE COMO ERA A NOSSA TERRA E QUAL ERA O MODO DE VIDA DE SEUS HABITANTE, ESTIMULANDO AS CRIANÇAS A PARTICIPAR E A FAZER OBSERVAÇÕES, PARA QUE POSSAM RECONTAR A HISTÓRIA A SEUS FAMILIARES. INSTRUA OS ALUNOS A LEVAR A CARAVELA PARA CASA E A UTILIZÁ-LA PARA DINAMIZAR A HISTÓRIA. ELAS PODEM REVELAR AS HABILIDADES ARTÍSTICAS DECORANDO-A COM PINTURA A DEDO, TINTAS GUACHE, BARBANTE E OUTROS MATERIAIS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário