DESENVOLVER-SE É CRESCER?
PERGUNTAS SOBRE O DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA DE 3 A 5 ANOS.
DOS 3 AOS 5 ANOS.
* ASPECTO INTELECTUAL:
O
PENSAMENTO PRÉ-CONCEITUAL (ENTRE 2 E 7 ANOS) INDICA O FINAL DO PERÍODO
SENSÓRIO - MOTOR (PIAGET). INICIA-SE ENTÃO A PASSAGEM DO PLANO DA AÇÃO
PARA O DA REPRESENTAÇÃO, POR MEIO DA MEMÓRIA DE IMAGENS E PALAVRAS. A
REPRESENTAÇÃO TORNA-SE POSSÍVEL GRAÇAS À MEMÓRIA DA IMAGEM.
O
PENSAMENTO CARACTERÍSTICO DESTE MOMENTO É MARCADO PELA ATIVIDADE
SIMBÓLICA. É UM PENSAMENTO EGOCÊNTRICO, QUE TENDE A FORTALECER SEU
PRÓPRIO SENTIMENTO. AOS CINCO ANOS A CRIANÇA DEMONSTRA UMA NOTÁVEL
MEMÓRIA PARA OS ACONTECIMENTOS PASSADOS. PODE ACUMULAR PENSAMENTOS DA
MESMA FORMA QUE ACUMULA COISAS. MEDIANTE PERGUNTAS, CONTRÓI UM
IMPRESSIONANTE ACERVO DE INFORMAÇÕES. VIVE UM MUNDO DO AQUI E AGORA E
SEU PRINCIPAL INTERESSE NO MUNDO LIMITA-SE ÀS SUAS PRÓPRIAS EXPERIÊNCIAS
IMEDIATAS. POSSIVELMENTE NÃO PAREÇA TÃO INDEPENDENTE COMO ANTES, PORÉM
TEM MAIOR CONSCIÊNCIA DA RELAÇÃO DE SEUS ATOS COM AS PESSOAS E COM O
MUNDO QUE A RODEIA. É TÍMIDA AO APROXIMAR-SE DOS DEMAIS.
* A LINGUAGEM
NESTE
PERÍODO DEVE-SE FAZER UMA DISTINÇÃO ENTRE A LINGUAGEM EGOCÊNTRICA E A
LINGUAGEM "SOCIAL". A LINGUAGEM EGONCÊNTRICA NÃO ESTÁ DESTINADA AOS
DEMAIS E ISSO OCORRE PORQUE A CRIANÇA NÃO LEVA EM CONTA A CAPACIDADE DE
COMPREENSÃO DO OUTRO. NÃO TENDE A ESTABELECER VERDADES MAS SIM
SATISFAZER DESEJOS. AOS POUCOS IRÁ SOCIALIZANDO-SE COM O
DESENVOLVIMENTO.
POR
VOLTA DOS TRÊS ANOS SE INICIARÁ A IDADE DA EXPLOSÃO DO VOCABULÁRIO, A
AVALANCHE DE PERGUNTAS A SEUS PAIS. INDICA A EXPRESSÃO DO EGOCENTRISMO
POR EXCELÊNCIA E UTILIZA EM MUITAS FRASES O "EU" E O "MEU" (ANTES A
CRIANÇA CHAMAVA-SE A SI MESMO PELO NOME OU POR NENÊ...), TENTE A
ACREDITAR SER O CENTRO DO MUNDO. O DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM VARIA
BASTANTE DE UMA CRIANÇA PARA OUTRA, NÃO TANTO COM RESPEITO À ORDEM DE
AQUISIÇÃO DOS USOS GRAMATICAIS MAS COMO À SUA VELOCIDADE. ISTO ACONTECE
EM FUNÇÃO DA INTERAÇÃO COM O MEIO AMBIENTE. AOS QUATRO ANOS A LINGUAGEM É
MAIS LITERAL E CONCRETA, E AINDA POR CIMA ANIMISTA E DE INOCÊNCIA
CULTURAL. AOS CINCO ANOS AS RESPOSTAS SÃO MAIS ADEQUADAS ÀS PERGUNTAS.
A
CRIANÇA MANIFESTA O VERDADEIRO DESEJO DE SABER. SUAS PERGUNTAS REVELAM
INTERESSE PELOS MECANISMOS PRÁTICOS DO UNIVERSO. É PRAGMÁTICO. SUAS
DEFINIÇÕES SÃO FEITAS EM FUNÇÃO UTILITÁRIA. EM ESSÊNCIA, A LINGUAGEM JÁ
ESTA COMPLETA EM ESTRUTURA E FORMA E UTILIZA TODAS AS CLASSES DE
ORAÇÕES.
* O DESENVOLVIMENTO PSICOSEXUAL.
O
PERÍODO QUE ABRANGE DOS 3 AOS 5 ANOS IMPLICA UM MOMENTO DE GRANDES
MUDANÇAS E TRANSFORMAÇÕES, É NESTA FASE QUE ACONTECE A PASSAGEM DA FASE
ANAL PARA A FÁLICA (SEGUNDO A TEORIA PSICANALÍTICA). O INTERESSE AGORA É
CENTRADO NA ZONA GENITAL. DO PONTO DE VISTA EMOCIONAL E COGNITIVO, A
CRIANÇA É CONSCIENTE DAS DIFERENÇAS SEXUAIS. SUGEM COMENTÁRIOS SOBRE
ISTO E LEVANTAM TEORIAS EM TORNO ÀS DIFERENÇAS, BASEADAS NA EXISTÊNCIA
OU NÃO DO PÊNIS.
À
MEDIDA QUE ESTAS COMPROVAÇÕES LEVAM Á BUSCA DE CONTATOS E
PRINCIPALMENTE À OBSERVAÇÃO DIRETA, O SENTIDO DE PRIBIDO TORNA-SE MAIS
EXCITANTE E AO MESMO TEMPO MAIS AMEAÇADOR.
A
CURIOSIDADE VAI MAIS LONGE AINDA QUANDO ENVOLVE O DESEJO DE SABER DE
ONDE VÊM OS BEBÊS. AS CRIANÇAS SEGUEM A FUNDO SUAS PRÓPRIAS TEORIAS,
BASEADAS EM FANTASIAS E FORMAS DE PENSAMENTOS QUE LHE SÃO
CARACTERÍSTICAS, POR MAIS QUE UM ADULTO TENHA LHE DADO A INFORMAÇÃO
SOBRE A GRAVIDEZ E A GESTAÇÃO. OS TRÊS ANOS MARCAM UM MOMENTO
FUNDAMENTAL NA EVOLUÇÃO PSICOSEXUAL, É A FASE DE ÉDIPO". A CRIANÇA
DESCOBRE SUA SOLIDÃO FRENTE AO CASAL FORMADO POR SEUS PAIS, PASSA DE UMA
RELAÇÃO DE DOIS (ELE E SUA MÃE) A UMA RELAÇÃO TRIANGULAR
(PAI-MÃE-CRIANÇA); FRENTE A ESTA SITUAÇÃO BUSCA OCUPAR UM LUGAR...
IMPÔR-SE. TENDE A BUSCAR O AFETO DO PROGENITOR DO SEXO OPOSTO E A
RECUSAR O DO MESMO SEXO. SEU COMPORTAMENTO MUDA, TORNA-SE AGRESSIVO COM
OS PAIS. A IDENTIFICAÇÃO COM ESTES TORNA-SE UM PAPEL IMPORTANTE. PARA O
MENINO, O AFASTAMENTO DE SUA MÃE ESTÁ ASSOCIADO A UM DESEJO DE SE
PARECER COM O PAI. PARA A MENINA, O AFASTAMENTO DE SEU PAI SE ASSOCIA AO
DESEJO DE SE PARECER COM A SUA MÃE.
TENTARÁ ADOTAR SUA VOZ, SEUS GESTOS, SUA MANEIRA DE COMPORTAR-SE, BRINCARÁ COM BONECAS.
AOS
5 ANOS SEU INTERESSE SEXUAL, SE LIMITA PRINCIPALMENTE AO RECÉM-NASCIDO,
AO NASCIMENTO DAS CRIANÇAS. RARAMENTE DEMONSTRA INTERESSE EM SABER QUAL
É A ORIGEM INICIAL.
DEMONSTRA
MAIS PUDOR, EM ESPECIAL COM RESPEITO A MOSTRAR SEU CORPO A ESTRANHOS.
POSSÍVEL NÃO PAREÇA TÃO INDEPENDENTE COMO ANTES, PORÉM TEM MAIOR
CONSCIÊNCIA DA RELAÇÃO DE SEUS ATOS COM AS PESSOAS E COM O MUNDO QUE O
RODEIA.
* MOTRICIDADE
NESTE
PERÍODO O DOMÍNIO MOTOR PERMITE BRINCADEIRAS SOLITÁRIAS OU COLETIVAS,
ONDE A ATIVIDADE MUSCULAR É FONTE IMPORTANTE DE PRAZER. A TAL PONTO ESTÁ
PREPARADO POTENCIAMENTE, O DESENVOLVIMENTO MOTOR QUE, POR MENOS
ESTIMULADO QUE SEJA, OS PROGRESSOS PODEM SER EVIDENTES. A IDADE DOS TRÊS
ANOS É UM IMPORTANTE MOMENTO NO DESENVOLVIMENTO MOTOR.
O EQUILÍBRIO ALCANÇA SEU ÁPICE. CONTROLA O ESFÍNCTER ANAL E VESICAL.
AOS
QUATRO ANOS O EQUILÍBRIO DO CORPO LHE PERMITE EXCELENTES RESULTADOS NAS
PROVAS ÀS QUAIS A PRÓPRIA CRIANÇA SE SUBMETE. AOS CINCO ANOS SUA
ECONOMIA DE MOVIMENTOS É NOTÓRIA, EM CONTRASTE COM A EXPANSIVIDADE DOS
QUATRO ANOS.
PARA REFLETIRMOS...
QUANDO
NOS PROPOMOS A OBSERVAR UMA CRIANÇA, ALÉM DAS EXPECTATIVAS DE ÊXITOS
GENERALIZADOS, É NECESSÁRIO PENSAR NAS POSSIBILIDADES QUE SÃO DADAS A
CADA CRIANÇA DENTRO DE "SEU TEMPO ASSIMILATIVO", PRÓPRIOS DE SUA
SINGULARIDADE, E QUE SEMPRE É ACONSELHÁVEL, E QUE SEMPRE É ACONSELHÁVEL
UM PRAZO DE TRÊS MESES OU MAIS, ANTES DE CHAGAR A ALGUMA CONCLUSÃO
DIAGNÓSTICA.
OFERECER A POSSIBILIDADE DE DESENVOLVER SEU POTENCIAL QUE EM TEMPO REAL É ALTAMENTE DIFERENTE PARA CADA CRIANÇA, EMBORA NORMAL.
Silvana Taboada e Patricia Fenández.
Bibliografia: Winnicott. D. W. Realidad y Juego. Ed. Gedisa.
Consultora de psicologia Infantil y juvenil.
Desarrollo del niño. Grupo Editorial Océano.
Arnold Gesell y otros. El niño de 5 y 6 años. Ed. Paidós.
J. Ajuraguerra Manual de psiquiatría infantil.
DESENVOLVER-SE É CRESCER?
PERGUNTAS SOBRE O DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA DE 3 A 5 ANOS.
DOS 3 AOS 5 ANOS.
* ASPECTO INTELECTUAL:
O
PENSAMENTO PRÉ-CONCEITUAL (ENTRE 2 E 7 ANOS) INDICA O FINAL DO PERÍODO
SENSÓRIO - MOTOR (PIAGET). INICIA-SE ENTÃO A PASSAGEM DO PLANO DA AÇÃO
PARA O DA REPRESENTAÇÃO, POR MEIO DA MEMÓRIA DE IMAGENS E PALAVRAS. A
REPRESENTAÇÃO TORNA-SE POSSÍVEL GRAÇAS À MEMÓRIA DA IMAGEM.
O
PENSAMENTO CARACTERÍSTICO DESTE MOMENTO É MARCADO PELA ATIVIDADE
SIMBÓLICA. É UM PENSAMENTO EGOCÊNTRICO, QUE TENDE A FORTALECER SEU
PRÓPRIO SENTIMENTO. AOS CINCO ANOS A CRIANÇA DEMONSTRA UMA NOTÁVEL
MEMÓRIA PARA OS ACONTECIMENTOS PASSADOS. PODE ACUMULAR PENSAMENTOS DA
MESMA FORMA QUE ACUMULA COISAS. MEDIANTE PERGUNTAS, CONTRÓI UM
IMPRESSIONANTE ACERVO DE INFORMAÇÕES. VIVE UM MUNDO DO AQUI E AGORA E
SEU PRINCIPAL INTERESSE NO MUNDO LIMITA-SE ÀS SUAS PRÓPRIAS EXPERIÊNCIAS
IMEDIATAS. POSSIVELMENTE NÃO PAREÇA TÃO INDEPENDENTE COMO ANTES, PORÉM
TEM MAIOR CONSCIÊNCIA DA RELAÇÃO DE SEUS ATOS COM AS PESSOAS E COM O
MUNDO QUE A RODEIA. É TÍMIDA AO APROXIMAR-SE DOS DEMAIS.
* A LINGUAGEM
NESTE
PERÍODO DEVE-SE FAZER UMA DISTINÇÃO ENTRE A LINGUAGEM EGOCÊNTRICA E A
LINGUAGEM "SOCIAL". A LINGUAGEM EGONCÊNTRICA NÃO ESTÁ DESTINADA AOS
DEMAIS E ISSO OCORRE PORQUE A CRIANÇA NÃO LEVA EM CONTA A CAPACIDADE DE
COMPREENSÃO DO OUTRO. NÃO TENDE A ESTABELECER VERDADES MAS SIM
SATISFAZER DESEJOS. AOS POUCOS IRÁ SOCIALIZANDO-SE COM O
DESENVOLVIMENTO.
POR
VOLTA DOS TRÊS ANOS SE INICIARÁ A IDADE DA EXPLOSÃO DO VOCABULÁRIO, A
AVALANCHE DE PERGUNTAS A SEUS PAIS. INDICA A EXPRESSÃO DO EGOCENTRISMO
POR EXCELÊNCIA E UTILIZA EM MUITAS FRASES O "EU" E O "MEU" (ANTES A
CRIANÇA CHAMAVA-SE A SI MESMO PELO NOME OU POR NENÊ...), TENTE A
ACREDITAR SER O CENTRO DO MUNDO. O DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM VARIA
BASTANTE DE UMA CRIANÇA PARA OUTRA, NÃO TANTO COM RESPEITO À ORDEM DE
AQUISIÇÃO DOS USOS GRAMATICAIS MAS COMO À SUA VELOCIDADE. ISTO ACONTECE
EM FUNÇÃO DA INTERAÇÃO COM O MEIO AMBIENTE. AOS QUATRO ANOS A LINGUAGEM É
MAIS LITERAL E CONCRETA, E AINDA POR CIMA ANIMISTA E DE INOCÊNCIA
CULTURAL. AOS CINCO ANOS AS RESPOSTAS SÃO MAIS ADEQUADAS ÀS PERGUNTAS.
A
CRIANÇA MANIFESTA O VERDADEIRO DESEJO DE SABER. SUAS PERGUNTAS REVELAM
INTERESSE PELOS MECANISMOS PRÁTICOS DO UNIVERSO. É PRAGMÁTICO. SUAS
DEFINIÇÕES SÃO FEITAS EM FUNÇÃO UTILITÁRIA. EM ESSÊNCIA, A LINGUAGEM JÁ
ESTA COMPLETA EM ESTRUTURA E FORMA E UTILIZA TODAS AS CLASSES DE
ORAÇÕES.
* O DESENVOLVIMENTO PSICOSEXUAL.
O
PERÍODO QUE ABRANGE DOS 3 AOS 5 ANOS IMPLICA UM MOMENTO DE GRANDES
MUDANÇAS E TRANSFORMAÇÕES, É NESTA FASE QUE ACONTECE A PASSAGEM DA FASE
ANAL PARA A FÁLICA (SEGUNDO A TEORIA PSICANALÍTICA). O INTERESSE AGORA É
CENTRADO NA ZONA GENITAL. DO PONTO DE VISTA EMOCIONAL E COGNITIVO, A
CRIANÇA É CONSCIENTE DAS DIFERENÇAS SEXUAIS. SUGEM COMENTÁRIOS SOBRE
ISTO E LEVANTAM TEORIAS EM TORNO ÀS DIFERENÇAS, BASEADAS NA EXISTÊNCIA
OU NÃO DO PÊNIS.
À
MEDIDA QUE ESTAS COMPROVAÇÕES LEVAM Á BUSCA DE CONTATOS E
PRINCIPALMENTE À OBSERVAÇÃO DIRETA, O SENTIDO DE PRIBIDO TORNA-SE MAIS
EXCITANTE E AO MESMO TEMPO MAIS AMEAÇADOR.
A
CURIOSIDADE VAI MAIS LONGE AINDA QUANDO ENVOLVE O DESEJO DE SABER DE
ONDE VÊM OS BEBÊS. AS CRIANÇAS SEGUEM A FUNDO SUAS PRÓPRIAS TEORIAS,
BASEADAS EM FANTASIAS E FORMAS DE PENSAMENTOS QUE LHE SÃO
CARACTERÍSTICAS, POR MAIS QUE UM ADULTO TENHA LHE DADO A INFORMAÇÃO
SOBRE A GRAVIDEZ E A GESTAÇÃO. OS TRÊS ANOS MARCAM UM MOMENTO
FUNDAMENTAL NA EVOLUÇÃO PSICOSEXUAL, É A FASE DE ÉDIPO". A CRIANÇA
DESCOBRE SUA SOLIDÃO FRENTE AO CASAL FORMADO POR SEUS PAIS, PASSA DE UMA
RELAÇÃO DE DOIS (ELE E SUA MÃE) A UMA RELAÇÃO TRIANGULAR
(PAI-MÃE-CRIANÇA); FRENTE A ESTA SITUAÇÃO BUSCA OCUPAR UM LUGAR...
IMPÔR-SE. TENDE A BUSCAR O AFETO DO PROGENITOR DO SEXO OPOSTO E A
RECUSAR O DO MESMO SEXO. SEU COMPORTAMENTO MUDA, TORNA-SE AGRESSIVO COM
OS PAIS. A IDENTIFICAÇÃO COM ESTES TORNA-SE UM PAPEL IMPORTANTE. PARA O
MENINO, O AFASTAMENTO DE SUA MÃE ESTÁ ASSOCIADO A UM DESEJO DE SE
PARECER COM O PAI. PARA A MENINA, O AFASTAMENTO DE SEU PAI SE ASSOCIA AO
DESEJO DE SE PARECER COM A SUA MÃE.
TENTARÁ ADOTAR SUA VOZ, SEUS GESTOS, SUA MANEIRA DE COMPORTAR-SE, BRINCARÁ COM BONECAS.
AOS
5 ANOS SEU INTERESSE SEXUAL, SE LIMITA PRINCIPALMENTE AO RECÉM-NASCIDO,
AO NASCIMENTO DAS CRIANÇAS. RARAMENTE DEMONSTRA INTERESSE EM SABER QUAL
É A ORIGEM INICIAL.
DEMONSTRA
MAIS PUDOR, EM ESPECIAL COM RESPEITO A MOSTRAR SEU CORPO A ESTRANHOS.
POSSÍVEL NÃO PAREÇA TÃO INDEPENDENTE COMO ANTES, PORÉM TEM MAIOR
CONSCIÊNCIA DA RELAÇÃO DE SEUS ATOS COM AS PESSOAS E COM O MUNDO QUE O
RODEIA.
* MOTRICIDADE
NESTE
PERÍODO O DOMÍNIO MOTOR PERMITE BRINCADEIRAS SOLITÁRIAS OU COLETIVAS,
ONDE A ATIVIDADE MUSCULAR É FONTE IMPORTANTE DE PRAZER. A TAL PONTO ESTÁ
PREPARADO POTENCIAMENTE, O DESENVOLVIMENTO MOTOR QUE, POR MENOS
ESTIMULADO QUE SEJA, OS PROGRESSOS PODEM SER EVIDENTES. A IDADE DOS TRÊS
ANOS É UM IMPORTANTE MOMENTO NO DESENVOLVIMENTO MOTOR.
O EQUILÍBRIO ALCANÇA SEU ÁPICE. CONTROLA O ESFÍNCTER ANAL E VESICAL.
AOS
QUATRO ANOS O EQUILÍBRIO DO CORPO LHE PERMITE EXCELENTES RESULTADOS NAS
PROVAS ÀS QUAIS A PRÓPRIA CRIANÇA SE SUBMETE. AOS CINCO ANOS SUA
ECONOMIA DE MOVIMENTOS É NOTÓRIA, EM CONTRASTE COM A EXPANSIVIDADE DOS
QUATRO ANOS.
PARA REFLETIRMOS...
QUANDO
NOS PROPOMOS A OBSERVAR UMA CRIANÇA, ALÉM DAS EXPECTATIVAS DE ÊXITOS
GENERALIZADOS, É NECESSÁRIO PENSAR NAS POSSIBILIDADES QUE SÃO DADAS A
CADA CRIANÇA DENTRO DE "SEU TEMPO ASSIMILATIVO", PRÓPRIOS DE SUA
SINGULARIDADE, E QUE SEMPRE É ACONSELHÁVEL, E QUE SEMPRE É ACONSELHÁVEL
UM PRAZO DE TRÊS MESES OU MAIS, ANTES DE CHAGAR A ALGUMA CONCLUSÃO
DIAGNÓSTICA.
OFERECER A POSSIBILIDADE DE DESENVOLVER SEU POTENCIAL QUE EM TEMPO REAL É ALTAMENTE DIFERENTE PARA CADA CRIANÇA, EMBORA NORMAL.
Silvana Taboada e Patricia Fenández.
Bibliografia: Winnicott. D. W. Realidad y Juego. Ed. Gedisa.
Consultora de psicologia Infantil y juvenil.
Desarrollo del niño. Grupo Editorial Océano.
Arnold Gesell y otros. El niño de 5 y 6 años. Ed. Paidós.
J. Ajuraguerra Manual de psiquiatría infantil.
Nenhum comentário:
Postar um comentário