MATEMÁTICA - A QUAL GRUPO PERTENCE? 1º AO 3º ANO.


MUITO ANTES DE CHEGAR AO ENSINO FUNDAMENTAL, A IDEIA DE CONJUNTOS COMEÇA A FAZER PARTE DA VIDA DAS CRIANÇAS. ELAS TÊM O BAÚ DE BRINQUEDOS, ONDE NÃO ENTRAM OS LIVROS DOS PAIS, POR EXEMPLO, E TÊM SUAS COMIDAS PREFERIDAS - E NESSE CONJUNTO AS VERDURAS COSTUMAM FICAR DE FORA. QUE TAL TRAZER SITUAÇÕES COMO ESSAS PARA ABORDAR A TEORIA DOS CONJUNTOS NA SALA DE AULA? "NÃO HÁ DIFICULDADES PARA O TRABALHO DE CONJUNTOS, DESDE QUE O ASSUNTO SEJA COLOCADO EM PRÁTICA DE FORMA LÚDICA", GARANTE LEDA MACIEL MARQUES LIMA, PROFESSORA DO COLÉGIO VÉRTICE, NA CAPITAL PAULISTA. DE ACORDO COM A EDUCADORA, ESSE TEMA PODE SER ABORDADO ATÉ MESMO POR ALUNOS DE 5º ANO, PORÉM É NAS SÉRIES INICIAIS QUE ELE APARECE COM MAIS FORÇA E VOCÊ PODE APLICAR AS ATIVIDADES SUGERIDAS AQUI. ACOMPANHE.



1º ANO: CASINHAS E NÚMEROS

ESTE JOGO FOI PROPOSTO POR MARIA PAULA NICOLINI, COORDENADORA DO ENSINO FUNDAMENTAL I DO COLÉGIO MÓDULO, EM SÃO PAULO. VOCÊ VAI PRECISAR DAS CASINHAS ABAIXO, NUMERADAS DE 1 A 50.

1- SENTE-SE NO CHÃO COM OS ALUNOS E COM AS CASINHAS. EMBARALHE-AS E SORTEIE 5 CRIANÇAS PARA SEREM AS PEÇAS-CHAVE DE CADA CONJUNTO. DÊ A CADA UMA DELAS UM NÚMERO REFERENTE A UM CONJUNTO DIFERENTE: UMA CRIANÇA "CHAVE" DEVERÁ RECEBER CASINHAS ENTRE 0 E 9, OUTRA DEVERÁ RECEBER CASINHAS ENTRE 10 E 19 ETC.

3- DEPOIS, O RESTANTE DAS CARTAS DEVE SER EMBARALHADO E DIVIDIDO ENTRE AS OUTRAS CRIANÇAS EM QUANTIDADES IGUAIS. COM AS CARTAS, ELAS DEVERÃO DESCOBRIR A QUAL CONJUNTO PERTECEM (DE 0 A 9; DE 10 A 19 ETC.). AS RODADAS DEVEM SE REPETIR ATÉ QUE TODOS OS NUMERAIS TENHAM SIDO ENCAIXADOS NOS CONJUNTOS CORRETOS.



2º E 3º ANOS: BATUQUE DE CORES



ESTA ATIVIDADE FOI ADAPTADA A PARTIR DA PROPOSTA TRABALHADA PELA PSICOPEDAGOGA MARIA SALETE CARVALHO, DE SÃO PAULO.
1- PEÇA PARA QUE CADA JOGADOR ESCOLHA SUA COR PREFERIDA (VERDE, AMARELA, AZUL OU VERMELHO) E ANOTE EM UM PAPEL - ELES NÃO PODEM ESCOLHER A MESMA COR.
2- COLOQUE AS FICHAS DE CADA COR EMBAIXO DE UM TAMBOR, DEIXANDO ALGUM TEMPO PARA QUE OS ALUNOS MEMORIZEM ONDE ESTÃO. POSICIONE OS TAMBORES DE MANEIRA QUE FORMEM UM QUADRADO.
3- VIRE AS FICHAS NUMERADAS, PARA QUE NÃO SEJAM IDENTIFICADAS. UM DOS JOGADORES PEGA UMA DAS FICHAS, OLHA O NÚMERO E, COM A BAQUETA, BATE NO PANDEIRO O NÚMERO DE VEZES INDICADO.
4- O OUTRO JOGADOR DEVE PERCEBER QUANTAS BATIDAS FORAM DADAS. COM ESSE NÚMERO, DEVE SE LEMBRAR DAS CORES DAS FICHAS QUE ESTÃO ESCONDIDAS EMBAIXO DOS TAMBORES E BATER NELES DE MANEIRA QUE A ÚLTIMA BATIDA RECAIA NA COR DE SUA PREFERÊNCIA. SE O ALUNO ACERTAR, RETIRA UMA DAS FICHAS DE SUA COR PREFERIDA E COMEÇA A FORMAR SEU CONJUNTO. ANTES DE JOGAR NOVAMENTE, MUDANDO AS POSIÇÕES DOS JOGADORES, OS TAMBORES PODEM SER INVERTIDOS. VENCE QUEM JUNTAR QUATRO CARTAS COM SUA COR PREFERIDA OU QUEM, AO FINAL DO TEMPO ESTABELECIDO PELO PROFESSOR, TIVER FORMADO O CONJUNTO COM MAIS FICHAS.



MOLDE:

FONTE: GUIA PRÁTICO PARA PROFESSORES DE ENSINO FUNDAMENTAL I. N. 75 ANO7 2010.


MUITO ANTES DE CHEGAR AO ENSINO FUNDAMENTAL, A IDEIA DE CONJUNTOS COMEÇA A FAZER PARTE DA VIDA DAS CRIANÇAS. ELAS TÊM O BAÚ DE BRINQUEDOS, ONDE NÃO ENTRAM OS LIVROS DOS PAIS, POR EXEMPLO, E TÊM SUAS COMIDAS PREFERIDAS - E NESSE CONJUNTO AS VERDURAS COSTUMAM FICAR DE FORA. QUE TAL TRAZER SITUAÇÕES COMO ESSAS PARA ABORDAR A TEORIA DOS CONJUNTOS NA SALA DE AULA? "NÃO HÁ DIFICULDADES PARA O TRABALHO DE CONJUNTOS, DESDE QUE O ASSUNTO SEJA COLOCADO EM PRÁTICA DE FORMA LÚDICA", GARANTE LEDA MACIEL MARQUES LIMA, PROFESSORA DO COLÉGIO VÉRTICE, NA CAPITAL PAULISTA. DE ACORDO COM A EDUCADORA, ESSE TEMA PODE SER ABORDADO ATÉ MESMO POR ALUNOS DE 5º ANO, PORÉM É NAS SÉRIES INICIAIS QUE ELE APARECE COM MAIS FORÇA E VOCÊ PODE APLICAR AS ATIVIDADES SUGERIDAS AQUI. ACOMPANHE.



1º ANO: CASINHAS E NÚMEROS

ESTE JOGO FOI PROPOSTO POR MARIA PAULA NICOLINI, COORDENADORA DO ENSINO FUNDAMENTAL I DO COLÉGIO MÓDULO, EM SÃO PAULO. VOCÊ VAI PRECISAR DAS CASINHAS ABAIXO, NUMERADAS DE 1 A 50.

1- SENTE-SE NO CHÃO COM OS ALUNOS E COM AS CASINHAS. EMBARALHE-AS E SORTEIE 5 CRIANÇAS PARA SEREM AS PEÇAS-CHAVE DE CADA CONJUNTO. DÊ A CADA UMA DELAS UM NÚMERO REFERENTE A UM CONJUNTO DIFERENTE: UMA CRIANÇA "CHAVE" DEVERÁ RECEBER CASINHAS ENTRE 0 E 9, OUTRA DEVERÁ RECEBER CASINHAS ENTRE 10 E 19 ETC.

3- DEPOIS, O RESTANTE DAS CARTAS DEVE SER EMBARALHADO E DIVIDIDO ENTRE AS OUTRAS CRIANÇAS EM QUANTIDADES IGUAIS. COM AS CARTAS, ELAS DEVERÃO DESCOBRIR A QUAL CONJUNTO PERTECEM (DE 0 A 9; DE 10 A 19 ETC.). AS RODADAS DEVEM SE REPETIR ATÉ QUE TODOS OS NUMERAIS TENHAM SIDO ENCAIXADOS NOS CONJUNTOS CORRETOS.



2º E 3º ANOS: BATUQUE DE CORES



ESTA ATIVIDADE FOI ADAPTADA A PARTIR DA PROPOSTA TRABALHADA PELA PSICOPEDAGOGA MARIA SALETE CARVALHO, DE SÃO PAULO.
1- PEÇA PARA QUE CADA JOGADOR ESCOLHA SUA COR PREFERIDA (VERDE, AMARELA, AZUL OU VERMELHO) E ANOTE EM UM PAPEL - ELES NÃO PODEM ESCOLHER A MESMA COR.
2- COLOQUE AS FICHAS DE CADA COR EMBAIXO DE UM TAMBOR, DEIXANDO ALGUM TEMPO PARA QUE OS ALUNOS MEMORIZEM ONDE ESTÃO. POSICIONE OS TAMBORES DE MANEIRA QUE FORMEM UM QUADRADO.
3- VIRE AS FICHAS NUMERADAS, PARA QUE NÃO SEJAM IDENTIFICADAS. UM DOS JOGADORES PEGA UMA DAS FICHAS, OLHA O NÚMERO E, COM A BAQUETA, BATE NO PANDEIRO O NÚMERO DE VEZES INDICADO.
4- O OUTRO JOGADOR DEVE PERCEBER QUANTAS BATIDAS FORAM DADAS. COM ESSE NÚMERO, DEVE SE LEMBRAR DAS CORES DAS FICHAS QUE ESTÃO ESCONDIDAS EMBAIXO DOS TAMBORES E BATER NELES DE MANEIRA QUE A ÚLTIMA BATIDA RECAIA NA COR DE SUA PREFERÊNCIA. SE O ALUNO ACERTAR, RETIRA UMA DAS FICHAS DE SUA COR PREFERIDA E COMEÇA A FORMAR SEU CONJUNTO. ANTES DE JOGAR NOVAMENTE, MUDANDO AS POSIÇÕES DOS JOGADORES, OS TAMBORES PODEM SER INVERTIDOS. VENCE QUEM JUNTAR QUATRO CARTAS COM SUA COR PREFERIDA OU QUEM, AO FINAL DO TEMPO ESTABELECIDO PELO PROFESSOR, TIVER FORMADO O CONJUNTO COM MAIS FICHAS.



MOLDE:

FONTE: GUIA PRÁTICO PARA PROFESSORES DE ENSINO FUNDAMENTAL I. N. 75 ANO7 2010.

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