Mês de Fevereiro
Projeto: Amizade Com Amor se faz na Escola
Objetivos :
- Demonstrar a importância de se cultivar amigos dentro e fora da escola;
- Cultivar os bons hábitos de convivência e amor dentro da família;
- Incentivar o respeito mútuo a partir de atividades compartilhadas em grupo;
- Diminuir o grau de agressividade no relacionamento entre os alunos;
- Trabalhar em equipe com alunos, professores funcionários e toda gestão escolar.
- Aprender e saber respeitar as diferenças físicas e psicológicas que existem entre as pessoas;
- Apropriar os conceitos matemáticos de adição e multiplicação das virtudes e das amizades;
- Apropriar os conceitos matemáticos de subtração, utilizando os sentimentos negativos como inveja, egoísmo, desrespeito, etc.
- Conhecer as variadas maneiras amizades que podem estabelecer com animais, plantas, etc. Introduzir o estudo sobre os animais, ressaltando a amizade que podemos ter pelos mesmos.
Formulação dos Problemas:
Colocar
em discussão os valores e sentimentos que temos com os outros em sala
de aula. Não escrevo para heróis, mas para pessoas que sabem que educar é
realizar a mais bela e complexa arte da inteligência. Educar é
acreditar na vida e ter esperança no futuro, mesmo que os jovens nos
decepcionem no presente.
Educar é semear com sabedoria e colher com paciência
Material:
- Livro Ninguém é igual a Ninguém . ( Regina Otero e Regina Rennó)
- Textos diversificados sobre o tema da Amizade e Fraternidade; interpretação e redação pessoal.
- Filme sobre o tema de amizade e fraternidade.
- Texto extraídos site: História para criança ler, ouvir e sonhar
Planejamento :
1º Sensibilização 2º Concretização 3 º Integração 4º Exposição
Temas Transversais
ÉTICA:
diálogo, respeito mútuo, solidariedade. Sensibilização e valorização do
colega, do professor e funcionários da própria escola como instrumento
para esclarecer os conteúdos.
SAÚDE: participação do aluno em casa, na escola e nos lugares públicos. O desenvolvimento de hábitos saudáveis.
PLURALIDADE
CULTURAL: diferentes formas de transmissão de conhecimento: práticas
educativas e educadores nas diferentes culturas. Relações de amizade,
valorizando a liberdade de escolha de vínculos sócio afetivos como
elemento de liberdade de consciência e de associação.
CIDADANIA: Direitos e deveres individuais e coletivos.
Execução
Sensibilização: Este é um projeto interdisciplinar que aborda todas os alunos, professores e funcionários da escola.
Este
trabalho procura desenvolver a aprendizagem dos valores humanos de
união, fraternidade, amizade, companheirismo, respeito e amor ao próximo
através de situações compartilhadas em grupo.
Concretização:
- Para estimular a criatividade dos alunos foram criadas Monitores da paz para que todos participasse e sejam responsável pela escola e o bem estar de todos.
- Incentivar a leitura compartilhada por meio do livro Ninguém é igual a ninguém. Estrutura textual de um livro; Estrutura da frase; Coletivo, encontro consonantal, separação de sílabas;
- Desenvolver a oralidade e a escrita através do reconto oral e da composição escrita do bilhete para o colega. Estrutura funcional do BILHETE.
- Valores Humanos no dia-a-dia; Pintura de faixas gigantes sobre o tema.
- Serão sorteados aleatoriamente livros paradidáticos ou revista de atividades durante todo o mês de fevereiro na sala de aula que mas se destacar.
Integração
- Ao iniciar a aula, fazer uma oração agradecendo a Deus pelos nossos colegas de classe, pelos nossos amigos que não estudam na escola e pela nossa família. Ressaltar o amor ao próximo. Realizar um círculo na sala de aula (mudar a disposição das carteiras, se for possível).Contar a estória do livro Ninguém é igual a ninguém de Regina Otero e Regina Rennó. Perguntar aos alunos o que entenderam sobre a história e como podemos fazer para respeitar as diferenças entre os nossos colegas.Os alunos realizarão leitura silenciosa e oral do texto (verificar as dificuldades na leitura, realizando a mediação na transcrição da linguagem e na compreensão da palavra escrita). Realizar atividades referentes ao texto: I n t e r p r e t a ç ã o.
- Introduzir o estudo dos animais, conversando com os alunos sobre a importância de cuidarmos deles com carinho. Falar sobre a amizade que alguns animais têm com as pessoas (o pássaro e o cão, por exemplo).
- Realização da leitura silenciosa e oral do texto Como viver em fraternidade. Fazer uma interpretação do texto com o grupo .Na celebração da amizade, viver em fraternidade é melhor que brigar. Uma das maneiras de viver bem é ser honesto e falar a verdade. Desenvolver problemas matemáticos para os alunos resolverem com situações sobre amizade
- Iniciar a aula conversando com os alunos sobre a importância de sempre observarmos o nosso jeito de ser. Devemos nos livrar de sentimentos ruins e pedir sempre à Deus que nos ilumine e nos capacite para o perdão. Ressaltar a necessidade de ajudarmos uns aos outros e vivermos sempre em união. Em seguida, realizar a leitura de um texto sobre a reavaliação de nossas vidas
- É bom saber trabalhar com o colega. Explicar aos alunos que nesse momento, nós iremos realizar a leitura do livro Ninguém é igual a Ninguém, em duplas. Explicar que cada um possui características próprias e como é importante a gente saber respeitá-las. Os alunos reunirão em duplas. Cada dupla irá receber um livro Ninguém é igual a ninguém. Eles realizarão a leitura e cada integrante da dupla escreverá um bilhetinho para o outro. Em seguida, cada aluno lerá o bilhetinho que recebeu em voz alta e o colocará no PAINEL DOS AMIGOS (um cartaz em papel sulfite com os envelopes pequenos colados). Colar bilhete e envelope.Conversar com os alunos e explicar que nós também podemos ter amizade com as árvores. Explicar que elas retribuem os bons cuidados com refrescantes sombras e, algumas delas, com deliciosos frutos.
Exposição
- Expor todos os trabalhos na parede da escola.
- Apresentação dos trabalhos na acolhida.
- Exposição de um pomar da amizade do projeto Mais educação.
Conclusões e Aplicações:
Cultivar os bons hábitos de convivência e amor dentro da família e da
Escola, incentivando o respeito mútuo a partir de atividades
compartilhadas em grupo, diminui o grau de agressividade no
relacionamento entre os alunos. Eles devem aprender e saber respeitar as
diferenças físicas e psicológicas que existem entre cada um.
Acredito que o "jeitinho” de ensinar de cada professor é o verdadeiro
método, mas como todo método exige uma base na qual nos apoiamos,
chegamos a conclusão que os projetos são necessários e acredito que
estamos lançando sementes, que germinarão, e convidamos a todos que
tragam novas sementes para compor um verdadeiro pomar que é a escola.
Esse projeto esta adaptada para a minha escola mas originalmente esta no site Diálogo e Educação
Mês de Fevereiro
Projeto: Amizade Com Amor se faz na Escola
Objetivos :
- Demonstrar a importância de se cultivar amigos dentro e fora da escola;
- Cultivar os bons hábitos de convivência e amor dentro da família;
- Incentivar o respeito mútuo a partir de atividades compartilhadas em grupo;
- Diminuir o grau de agressividade no relacionamento entre os alunos;
- Trabalhar em equipe com alunos, professores funcionários e toda gestão escolar.
- Aprender e saber respeitar as diferenças físicas e psicológicas que existem entre as pessoas;
- Apropriar os conceitos matemáticos de adição e multiplicação das virtudes e das amizades;
- Apropriar os conceitos matemáticos de subtração, utilizando os sentimentos negativos como inveja, egoísmo, desrespeito, etc.
- Conhecer as variadas maneiras amizades que podem estabelecer com animais, plantas, etc. Introduzir o estudo sobre os animais, ressaltando a amizade que podemos ter pelos mesmos.
Formulação dos Problemas:
Colocar
em discussão os valores e sentimentos que temos com os outros em sala
de aula. Não escrevo para heróis, mas para pessoas que sabem que educar é
realizar a mais bela e complexa arte da inteligência. Educar é
acreditar na vida e ter esperança no futuro, mesmo que os jovens nos
decepcionem no presente.
Educar é semear com sabedoria e colher com paciência
Material:
- Livro Ninguém é igual a Ninguém . ( Regina Otero e Regina Rennó)
- Textos diversificados sobre o tema da Amizade e Fraternidade; interpretação e redação pessoal.
- Filme sobre o tema de amizade e fraternidade.
- Texto extraídos site: História para criança ler, ouvir e sonhar
Planejamento :
1º Sensibilização 2º Concretização 3 º Integração 4º Exposição
Temas Transversais
ÉTICA:
diálogo, respeito mútuo, solidariedade. Sensibilização e valorização do
colega, do professor e funcionários da própria escola como instrumento
para esclarecer os conteúdos.
SAÚDE: participação do aluno em casa, na escola e nos lugares públicos. O desenvolvimento de hábitos saudáveis.
PLURALIDADE
CULTURAL: diferentes formas de transmissão de conhecimento: práticas
educativas e educadores nas diferentes culturas. Relações de amizade,
valorizando a liberdade de escolha de vínculos sócio afetivos como
elemento de liberdade de consciência e de associação.
CIDADANIA: Direitos e deveres individuais e coletivos.
Execução
Sensibilização: Este é um projeto interdisciplinar que aborda todas os alunos, professores e funcionários da escola.
Este
trabalho procura desenvolver a aprendizagem dos valores humanos de
união, fraternidade, amizade, companheirismo, respeito e amor ao próximo
através de situações compartilhadas em grupo.
Concretização:
- Para estimular a criatividade dos alunos foram criadas Monitores da paz para que todos participasse e sejam responsável pela escola e o bem estar de todos.
- Incentivar a leitura compartilhada por meio do livro Ninguém é igual a ninguém. Estrutura textual de um livro; Estrutura da frase; Coletivo, encontro consonantal, separação de sílabas;
- Desenvolver a oralidade e a escrita através do reconto oral e da composição escrita do bilhete para o colega. Estrutura funcional do BILHETE.
- Valores Humanos no dia-a-dia; Pintura de faixas gigantes sobre o tema.
- Serão sorteados aleatoriamente livros paradidáticos ou revista de atividades durante todo o mês de fevereiro na sala de aula que mas se destacar.
Integração
- Ao iniciar a aula, fazer uma oração agradecendo a Deus pelos nossos colegas de classe, pelos nossos amigos que não estudam na escola e pela nossa família. Ressaltar o amor ao próximo. Realizar um círculo na sala de aula (mudar a disposição das carteiras, se for possível).Contar a estória do livro Ninguém é igual a ninguém de Regina Otero e Regina Rennó. Perguntar aos alunos o que entenderam sobre a história e como podemos fazer para respeitar as diferenças entre os nossos colegas.Os alunos realizarão leitura silenciosa e oral do texto (verificar as dificuldades na leitura, realizando a mediação na transcrição da linguagem e na compreensão da palavra escrita). Realizar atividades referentes ao texto: I n t e r p r e t a ç ã o.
- Introduzir o estudo dos animais, conversando com os alunos sobre a importância de cuidarmos deles com carinho. Falar sobre a amizade que alguns animais têm com as pessoas (o pássaro e o cão, por exemplo).
- Realização da leitura silenciosa e oral do texto Como viver em fraternidade. Fazer uma interpretação do texto com o grupo .Na celebração da amizade, viver em fraternidade é melhor que brigar. Uma das maneiras de viver bem é ser honesto e falar a verdade. Desenvolver problemas matemáticos para os alunos resolverem com situações sobre amizade
- Iniciar a aula conversando com os alunos sobre a importância de sempre observarmos o nosso jeito de ser. Devemos nos livrar de sentimentos ruins e pedir sempre à Deus que nos ilumine e nos capacite para o perdão. Ressaltar a necessidade de ajudarmos uns aos outros e vivermos sempre em união. Em seguida, realizar a leitura de um texto sobre a reavaliação de nossas vidas
- É bom saber trabalhar com o colega. Explicar aos alunos que nesse momento, nós iremos realizar a leitura do livro Ninguém é igual a Ninguém, em duplas. Explicar que cada um possui características próprias e como é importante a gente saber respeitá-las. Os alunos reunirão em duplas. Cada dupla irá receber um livro Ninguém é igual a ninguém. Eles realizarão a leitura e cada integrante da dupla escreverá um bilhetinho para o outro. Em seguida, cada aluno lerá o bilhetinho que recebeu em voz alta e o colocará no PAINEL DOS AMIGOS (um cartaz em papel sulfite com os envelopes pequenos colados). Colar bilhete e envelope.Conversar com os alunos e explicar que nós também podemos ter amizade com as árvores. Explicar que elas retribuem os bons cuidados com refrescantes sombras e, algumas delas, com deliciosos frutos.
Exposição
- Expor todos os trabalhos na parede da escola.
- Apresentação dos trabalhos na acolhida.
- Exposição de um pomar da amizade do projeto Mais educação.
Conclusões e Aplicações:
Cultivar os bons hábitos de convivência e amor dentro da família e da
Escola, incentivando o respeito mútuo a partir de atividades
compartilhadas em grupo, diminui o grau de agressividade no
relacionamento entre os alunos. Eles devem aprender e saber respeitar as
diferenças físicas e psicológicas que existem entre cada um.
Acredito que o "jeitinho” de ensinar de cada professor é o verdadeiro
método, mas como todo método exige uma base na qual nos apoiamos,
chegamos a conclusão que os projetos são necessários e acredito que
estamos lançando sementes, que germinarão, e convidamos a todos que
tragam novas sementes para compor um verdadeiro pomar que é a escola.
Esse projeto esta adaptada para a minha escola mas originalmente esta no site Diálogo e Educação
Nenhum comentário:
Postar um comentário