A coruja e a águia
Coruja e águia, depois de muita briga resolveram fazer as pazes.
— Basta de guerra — disse a coruja.
— O mundo é grande, e tolice maior que o mundo é andarmos a comer os filhotes uma da outra.
— Perfeitamente — respondeu a águia.
— Também eu não quero outra coisa.
— Nesse caso combinemos isso: de agora em diante não comerás nunca os meus filhotes.
— Muito bem. Mas como posso distinguir os teus filhotes?
— Coisa fácil. Sempre que encontrares uns borrachos lindos, bem feitinhos de corpo, alegres, cheios de uma graça especial, que não existe em filhote de nenhuma outra ave, já sabes, são os meus.
— Está feito! — concluiu a águia.
Dias depois, andando à caça, a águia encontrou um ninho com três monstrengos dentro, que piavam de bico muito aberto.
— Horríveis bichos! — disse ela. — Vê-se logo que não são os filhos da coruja.
E comeu-os.
Mas eram os filhos da coruja. Ao regressar à toca a triste mãe chorou amargamente o desastre e foi ajustar contas com a rainha das aves.
— Quê? — disse esta admirada. — Eram teus filhos aqueles monstrenguinhos? Pois, olha não se pareciam nada com o retrato que deles me fizeste…
Moral da história: Para retrato de filho ninguém acredite em pintor pai. Já diz o ditado: quem ama o feio, bonito lhe parece.
Em: Fábulas, Monteiro Lobato, São Paulo, Brasiliense, s/d, 20ª edição.
CONSTRUINDO O SENTIDO DO TEXTO
01. Quem são os personagens principais?
___________________________________________________________________________________
02. A fábula tem algumas características especiais. Quais são elas?
______________________________________________________________________
03. Como a coruja descreveu seus filhotes?
______________________________________________________________________
04. Por que a águia não reconheceu os filhotes da coruja?
___________________________________________________________________________________
05. Segundo a moral, há uma diferença no modo de as pessoas perceberem as outras. Explique. ___________________________________________________________________________________
07. Transcreva uma fala de cada personagem do texto:
_______________________________________________________________________________
_______________________________________________________________________________
_______________________________________________________________________________
08 - Leia novamente o texto A coruja e
a águia e assinale as alternativas corretas
1) Um dia quando a águia estava caçando encontrou um ninho com:
a) ( ) dois filhotinhos
lindos c) ( ) dois filhotinhos
horríveis
1) Um dia quando a águia estava caçando encontrou um ninho com:
b) ( ) três filhotinhos
lindos d) ( ) três filhotinhos
horríveis
2) A coruja disse para a águia que
seus filhotes eram:
a) lindos e
tristes c) lindos e
alegres
b) alegres e
feios d) feios e
tristes
3) A águia quando encontrou os
filhotes da coruja não os reconheceu porque:
(a) achou-os muito
bonitos
(c) eles estavam dormindo(b)
eles eram horríveis para a águia
(d)
eles estavam piando muito alto
4)
A moral “ Quem ama o feio, bonito lhe parece”, nos ensina que:
a) Não devemos amar as pessoas
feias
b) Quando gostamos de alguém, mesmo que
ela seja feia nos parecerá ser bonita.
c) O amor torna as pessoas mais
feias
d) A beleza não é
tudo.
5) A razão para a coruja considerar
seus filhotes muito bonitos é porque:
(a) era
cega
(b) era muito
convencida
(c) não enxergava muito
bem
(d) era a mãe deles
6) Essa história trata especialmente
de:
a) incompreensão (b) mentira
( c) esperteza (d) ingratidão
7) Esse texto
é:
(a) uma poesia (b) Texto
informativo (c) um conto de fadas (d) uma fábula
VOCÊ SABIA?
Esta fábula de Monteiro Lobato é uma das dezenas de varições feitas através dos séculos da fábulas de Esopo, escritor grego, que viveu no século VI AC. Suas fábulas foram reunidas e atribuídas a ele, por Demétrius em 325 AC. Desde então tornaram-se clássicos da cultura ocidental e muitos escritores como Monteiro Lobato, re-escreveram e ficaram famosos por recriarem estas histórias, o que mostra a universalidade dos textos, das emoções descritas e da moral neles exemplificada. Entre os mais famosos escritores que recriaram as Fábulas de Esopo estão Fedro e La Fontaine.
José Bento Monteiro Lobato, (Taubaté, SP, 1882 – 1948). Escritor, contista, dedicou-se à literatura infantil. Foi um dos fundadores da Companhia Editora Nacional. Chamava-se José Renato Monteiro Lobato e alterou o nome posteriormente para José Bento.
A Minhoquinha Dorminhoca
A minhoquinha Larissa morava num belo jardim, cheio de flores.
Sua casa ficava no pé da roseira azul, e era muito arrumadinha. No inverno fez tanto frio, mas tanto frio, que a minhoquinha fechou as portas e as janelas da casa e foi pra caminha.
Cobriu-se com todos os cobertores que tinha e ficou tão quentinha, mas tão quentinha, que acabou dormindo o inverno inteiro. Foi-se o inverno e veio a primavera. As flores do jardim se abriram para o sol e a vida ficou mais feliz. As abelhas vieram colher o pólen das flores. As formigas saíram do formigueiro para pegar folhas verdinhas. Os passarinhos cantavam nas árvores e faziam seus ninhos. Foi quando Titi, o beija-flor, sentiu falta da minhoquinha. - Onde está a Larissa? – perguntou ele.
Mas ninguém tinha visto ainda a minhoquinha nessa primavera.
Titi foi até a casa dela e viu portas e janelas fechadas. Então Titi teve uma idéia: fazer uma serenata para acordar a minhoquinha.
Combinou tudo com os amigos do jardim. O grilo trouxe o violino. A borboleta trouxe a trombeta. O castor trouxe o tambor. E o beija-flor cantou uma linda música. A minhoquinha acordou, se espreguiçou, saiu da cama e foi ver o que era aquilo. Quando abriu a janela o sol entrou em sua casa e ela pode ouvir a linda cantoria da primavera. Autor: Emílio Carlos
Atividades de Interpretação de texto
1 - Qual é o nome da minhoquinha da história?
2 - Onde ela morava?
_________________________________________________________________
3 - O que a minhoquinha fez no inverno?
_________________________________________________________________
4 - Quem sentiu a falta da minhoquinha?
_________________________________________________________________
5 - Titi, o beija-flor, teve uma grande ideia para acordar a minhoquinha Larissa. Qual foi?
_________________________________________________________________
6 - A ideia de Titi teria dado certo sem a ajuda dos amigos? Por quê?
_________________________________________________________________
_________________________________________________________________
7 - Quando a minhoquinha acordou, já era que estação do ano?
_________________________________________________________________
8 – A minhoquinha Larissa acordou “ pode ouvir a linda cantoria da primavera”. Imagine a cena e desenhe abaixo o que a minhoquinha viu ao abrir a janela. Não se esqueça de colorir bem bonito e alegre o seu desenho.
Fonte: http://www.nelmundoca9.blogspot.com.br/
A coruja e a águia
Coruja e águia, depois de muita briga resolveram fazer as pazes.
— Basta de guerra — disse a coruja.
— O mundo é grande, e tolice maior que o mundo é andarmos a comer os filhotes uma da outra.
— Perfeitamente — respondeu a águia.
— Também eu não quero outra coisa.
— Nesse caso combinemos isso: de agora em diante não comerás nunca os meus filhotes.
— Muito bem. Mas como posso distinguir os teus filhotes?
— Coisa fácil. Sempre que encontrares uns borrachos lindos, bem feitinhos de corpo, alegres, cheios de uma graça especial, que não existe em filhote de nenhuma outra ave, já sabes, são os meus.
— Está feito! — concluiu a águia.
Dias depois, andando à caça, a águia encontrou um ninho com três monstrengos dentro, que piavam de bico muito aberto.
— Horríveis bichos! — disse ela. — Vê-se logo que não são os filhos da coruja.
E comeu-os.
Mas eram os filhos da coruja. Ao regressar à toca a triste mãe chorou amargamente o desastre e foi ajustar contas com a rainha das aves.
— Quê? — disse esta admirada. — Eram teus filhos aqueles monstrenguinhos? Pois, olha não se pareciam nada com o retrato que deles me fizeste…
Moral da história: Para retrato de filho ninguém acredite em pintor pai. Já diz o ditado: quem ama o feio, bonito lhe parece.
Em: Fábulas, Monteiro Lobato, São Paulo, Brasiliense, s/d, 20ª edição.
CONSTRUINDO O SENTIDO DO TEXTO
01. Quem são os personagens principais?
___________________________________________________________________________________
02. A fábula tem algumas características especiais. Quais são elas?
______________________________________________________________________
03. Como a coruja descreveu seus filhotes?
______________________________________________________________________
04. Por que a águia não reconheceu os filhotes da coruja?
___________________________________________________________________________________
05. Segundo a moral, há uma diferença no modo de as pessoas perceberem as outras. Explique. ___________________________________________________________________________________
07. Transcreva uma fala de cada personagem do texto:
_______________________________________________________________________________
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08 - Leia novamente o texto A coruja e
a águia e assinale as alternativas corretas
1) Um dia quando a águia estava caçando encontrou um ninho com:
a) ( ) dois filhotinhos
lindos c) ( ) dois filhotinhos
horríveis
1) Um dia quando a águia estava caçando encontrou um ninho com:
b) ( ) três filhotinhos
lindos d) ( ) três filhotinhos
horríveis
2) A coruja disse para a águia que
seus filhotes eram:
a) lindos e
tristes c) lindos e
alegres
b) alegres e
feios d) feios e
tristes
3) A águia quando encontrou os
filhotes da coruja não os reconheceu porque:
(a) achou-os muito
bonitos
(c) eles estavam dormindo(b)
eles eram horríveis para a águia
(d)
eles estavam piando muito alto
4)
A moral “ Quem ama o feio, bonito lhe parece”, nos ensina que:
a) Não devemos amar as pessoas
feias
b) Quando gostamos de alguém, mesmo que
ela seja feia nos parecerá ser bonita.
c) O amor torna as pessoas mais
feias
d) A beleza não é
tudo.
5) A razão para a coruja considerar
seus filhotes muito bonitos é porque:
(a) era
cega
(b) era muito
convencida
(c) não enxergava muito
bem
(d) era a mãe deles
6) Essa história trata especialmente
de:
a) incompreensão (b) mentira
( c) esperteza (d) ingratidão
7) Esse texto
é:
(a) uma poesia (b) Texto
informativo (c) um conto de fadas (d) uma fábula
VOCÊ SABIA?
Esta fábula de Monteiro Lobato é uma das dezenas de varições feitas através dos séculos da fábulas de Esopo, escritor grego, que viveu no século VI AC. Suas fábulas foram reunidas e atribuídas a ele, por Demétrius em 325 AC. Desde então tornaram-se clássicos da cultura ocidental e muitos escritores como Monteiro Lobato, re-escreveram e ficaram famosos por recriarem estas histórias, o que mostra a universalidade dos textos, das emoções descritas e da moral neles exemplificada. Entre os mais famosos escritores que recriaram as Fábulas de Esopo estão Fedro e La Fontaine.
José Bento Monteiro Lobato, (Taubaté, SP, 1882 – 1948). Escritor, contista, dedicou-se à literatura infantil. Foi um dos fundadores da Companhia Editora Nacional. Chamava-se José Renato Monteiro Lobato e alterou o nome posteriormente para José Bento.
A Minhoquinha Dorminhoca
A minhoquinha Larissa morava num belo jardim, cheio de flores.
Sua casa ficava no pé da roseira azul, e era muito arrumadinha. No inverno fez tanto frio, mas tanto frio, que a minhoquinha fechou as portas e as janelas da casa e foi pra caminha.
Cobriu-se com todos os cobertores que tinha e ficou tão quentinha, mas tão quentinha, que acabou dormindo o inverno inteiro. Foi-se o inverno e veio a primavera. As flores do jardim se abriram para o sol e a vida ficou mais feliz. As abelhas vieram colher o pólen das flores. As formigas saíram do formigueiro para pegar folhas verdinhas. Os passarinhos cantavam nas árvores e faziam seus ninhos. Foi quando Titi, o beija-flor, sentiu falta da minhoquinha. - Onde está a Larissa? – perguntou ele.
Mas ninguém tinha visto ainda a minhoquinha nessa primavera.
Titi foi até a casa dela e viu portas e janelas fechadas. Então Titi teve uma idéia: fazer uma serenata para acordar a minhoquinha.
Combinou tudo com os amigos do jardim. O grilo trouxe o violino. A borboleta trouxe a trombeta. O castor trouxe o tambor. E o beija-flor cantou uma linda música. A minhoquinha acordou, se espreguiçou, saiu da cama e foi ver o que era aquilo. Quando abriu a janela o sol entrou em sua casa e ela pode ouvir a linda cantoria da primavera. Autor: Emílio Carlos
Atividades de Interpretação de texto
1 - Qual é o nome da minhoquinha da história?
2 - Onde ela morava?
_________________________________________________________________
3 - O que a minhoquinha fez no inverno?
_________________________________________________________________
4 - Quem sentiu a falta da minhoquinha?
_________________________________________________________________
5 - Titi, o beija-flor, teve uma grande ideia para acordar a minhoquinha Larissa. Qual foi?
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6 - A ideia de Titi teria dado certo sem a ajuda dos amigos? Por quê?
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7 - Quando a minhoquinha acordou, já era que estação do ano?
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8 – A minhoquinha Larissa acordou “ pode ouvir a linda cantoria da primavera”. Imagine a cena e desenhe abaixo o que a minhoquinha viu ao abrir a janela. Não se esqueça de colorir bem bonito e alegre o seu desenho.
Fonte: http://www.nelmundoca9.blogspot.com.br/
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