Justificativa: Na idade pré-escolar, as crianças estão passando por uma
transição em relação ao seu comportamento, pois estão começando a mesclar um
comportamento anteriormente apenas formado por reflexos (proveniente de quando
eram bebês), com uma nova fase: a linguagem. Nesta transição a criança sente
necessidade de fingir ser alguém, de fantasiar situações. Daí surge toda a
simbologia refletida nas brincadeiras de faz-de-conta. Elas vivem num mundo
imaginário onde são capazes de pensar e agir imitando situações variadas. Com isto,
vemos a importância de se trabalhar o Folclore. Pensamos aqui, no Folclore como
um grande quebra-cabeça, um grande brinquedo, em que cada peça é fundamental:
as danças, as lendas, as brincadeiras, as parlendas, as adivinhações, as
cantigas, as receitas, os brinquedos, etc. Essas são as peças que formam esse
jogo chamado cultura brasileira. Quanto mais se brinca com esse jogo mais se
conhece a cultura do nosso país, logo ele não poderia ficar fora do espaço
pré-escolar.
Objetivo: Promover o desenvolvimento integral das crianças, dentro de um ambiente
com propostas lúdicas e de cunho educativo, pois a cultura de um povo é um bem
precioso que deve ser cultivado. E nosso objetivo é tirar a poeira da palavra
Folclore e brincar com as possibilidades que ela oferece.
Conteúdos
a)
Conceituais:
Construir conceitos com as crianças sobre o que é folclore através de
experiências vivenciadas por elas.
b)
Procedimentais:
Permitir que as crianças se apropriem de conhecimentos da cultura humana como
novas formas de brincar, cantar, dançar, falar, etc.
c)
Atitudinais:
Incentivar a valorização e o respeito pelas diferentes formas de viver de
diferentes grupos e pessoas.
Áreas
a)
Formação Pessoal e
Social: socialização, respeito, valorização do outro, autonomia, iniciativa.
b)
Linguagem Oral e
Escrita: fala, diálogo, argumentação, parlenda, travalíngua, adivinhações,
cantigas, escrita, receita, leitura, lendas, textos informativos.
c)
Natureza e
Sociedade: história dos brinquedos e brincadeiras, diferentes formas de cantar,
brincar e contar histórias.
d)
Movimento: dança,
brincadeiras.
e)
Música: cantigas.
f)
Arte: dramatização
de lendas.
g)
Matemática:
construção de brinquedos (formas, cores, medidas, receitas).
Recursos: livros e revistas (fontes de informação), sucata, papéis coloridos, cola,
tesoura, Cds com histórias e cantigas,
brinquedos, fantasias, máquina fotográfica, filme fotográfico.
Avaliação: A observação das formas de expressão das crianças, de seu envolvimento
nas atividades e satisfação nas próprias produções será um instrumento de
acompanhamento do trabalho que ajudará na avaliação e no replanejamento da ação
educativa.
Você sabia que...
... a palavra
folclore vem do inglês: folk quer
dizer povo e lore, saber. Logo,
significa “ciência ou sabedoria do povo”. Tudo aquilo aquilo que o povo sabe,
inventa, aprende, ensina. Portanto, está muito mais perto de nossas vidas do
que podemos imaginar. O termo foi criado em 1846 pelo arqueólogo inglês
Williams Jonh Thoms.
... a primeira
pessoa a estudar o folclore brasileiro foi o poeta Amadeu Amaral, que morreu
em 1929.
... além das
histórias e seus personagens, o folclore está representado em músicas e
danças.
|
Bibliografia: Edith
Lacerda, Brinquedoteca Carretel de Folia. Ricardo Azevedo, Histórias Folclóricas de Medo e Quebranto. Ciça Fittipaldi, O Homem que Casou com a
Sereia. Revista Guia Prático para
Professoras de Educação Infantil / Agosto. Revista Ciência Hoje das Crianças nºs 94 e 106.
Sequência de
atividades na Educação Infantil 1ª semana
2ª feira
|
3ª feira
|
4ª feira
|
5ª feira
|
6ª feira
|
Trabalho individualiza por turma:
Cantigas e Brinquedos Cantados
Conhecendo as Lendas
A História dos Brinquedos
|
Trabalho individualiza por turma:
Cantigas e Brinquedos Cantados
Dramatizando as Lendas
Construindo Brinquedos
|
Trabalho coletivo entre as turmas:
promover o Dia do Brinquedo em que todas as
crianças são convidadas a trazer e
compartilhar seus brinquedos, no gramado, com os colegas.
|
Trabalho coletivo entre as turmas:
promover a Roda das Lendas em todas as crianças
são convidadas a ouvir e assistir a dramatização de histórias folclóricas.
|
Trabalho coletivo entre as turmas:
promover a Roda das Cantigas em que todas as
crianças são convidadas a aprender e brincar com as cantigas.
|
Sequência de
atividades na Educação Infantil 2ª semana
2ª feira
|
3ª feira
|
4ª feira
|
5ª feira
|
6ª feira
|
Trabalho individualiza por turma:
Cantigas e Brinquedos Cantados
Conhecendo mais Lendas
A História de outros Brinquedos
|
Trabalho individualiza por turma:
Cantigas e Brinquedos Cantados
Dramatizando mais Lendas
Construindo mais Brinquedos
|
Trabalho individualiza por turma:
Cantigas e Brinquedos Cantados
Dramatizando mais Lendas
Construindo mais Brinquedos
|
Trabalho individualiza por turma:
Cantigas e Brinquedos Cantados
Dramatizando mais Lendas
Construindo mais Brinquedos
|
EXPOSIÇÃO
PARA
OS
PAIS
E
COMUNIDADE
|
Justificativa: Na idade pré-escolar, as crianças estão passando por uma
transição em relação ao seu comportamento, pois estão começando a mesclar um
comportamento anteriormente apenas formado por reflexos (proveniente de quando
eram bebês), com uma nova fase: a linguagem. Nesta transição a criança sente
necessidade de fingir ser alguém, de fantasiar situações. Daí surge toda a
simbologia refletida nas brincadeiras de faz-de-conta. Elas vivem num mundo
imaginário onde são capazes de pensar e agir imitando situações variadas. Com isto,
vemos a importância de se trabalhar o Folclore. Pensamos aqui, no Folclore como
um grande quebra-cabeça, um grande brinquedo, em que cada peça é fundamental:
as danças, as lendas, as brincadeiras, as parlendas, as adivinhações, as
cantigas, as receitas, os brinquedos, etc. Essas são as peças que formam esse
jogo chamado cultura brasileira. Quanto mais se brinca com esse jogo mais se
conhece a cultura do nosso país, logo ele não poderia ficar fora do espaço
pré-escolar.
Objetivo: Promover o desenvolvimento integral das crianças, dentro de um ambiente
com propostas lúdicas e de cunho educativo, pois a cultura de um povo é um bem
precioso que deve ser cultivado. E nosso objetivo é tirar a poeira da palavra
Folclore e brincar com as possibilidades que ela oferece.
Conteúdos
a)
Conceituais:
Construir conceitos com as crianças sobre o que é folclore através de
experiências vivenciadas por elas.
b)
Procedimentais:
Permitir que as crianças se apropriem de conhecimentos da cultura humana como
novas formas de brincar, cantar, dançar, falar, etc.
c)
Atitudinais:
Incentivar a valorização e o respeito pelas diferentes formas de viver de
diferentes grupos e pessoas.
Áreas
a)
Formação Pessoal e
Social: socialização, respeito, valorização do outro, autonomia, iniciativa.
b)
Linguagem Oral e
Escrita: fala, diálogo, argumentação, parlenda, travalíngua, adivinhações,
cantigas, escrita, receita, leitura, lendas, textos informativos.
c)
Natureza e
Sociedade: história dos brinquedos e brincadeiras, diferentes formas de cantar,
brincar e contar histórias.
d)
Movimento: dança,
brincadeiras.
e)
Música: cantigas.
f)
Arte: dramatização
de lendas.
g)
Matemática:
construção de brinquedos (formas, cores, medidas, receitas).
Recursos: livros e revistas (fontes de informação), sucata, papéis coloridos, cola,
tesoura, Cds com histórias e cantigas,
brinquedos, fantasias, máquina fotográfica, filme fotográfico.
Avaliação: A observação das formas de expressão das crianças, de seu envolvimento
nas atividades e satisfação nas próprias produções será um instrumento de
acompanhamento do trabalho que ajudará na avaliação e no replanejamento da ação
educativa.
Você sabia que...
... a palavra
folclore vem do inglês: folk quer
dizer povo e lore, saber. Logo,
significa “ciência ou sabedoria do povo”. Tudo aquilo aquilo que o povo sabe,
inventa, aprende, ensina. Portanto, está muito mais perto de nossas vidas do
que podemos imaginar. O termo foi criado em 1846 pelo arqueólogo inglês
Williams Jonh Thoms.
... a primeira
pessoa a estudar o folclore brasileiro foi o poeta Amadeu Amaral, que morreu
em 1929.
... além das
histórias e seus personagens, o folclore está representado em músicas e
danças.
|
Bibliografia: Edith
Lacerda, Brinquedoteca Carretel de Folia. Ricardo Azevedo, Histórias Folclóricas de Medo e Quebranto. Ciça Fittipaldi, O Homem que Casou com a
Sereia. Revista Guia Prático para
Professoras de Educação Infantil / Agosto. Revista Ciência Hoje das Crianças nºs 94 e 106.
Sequência de
atividades na Educação Infantil 1ª semana
2ª feira
|
3ª feira
|
4ª feira
|
5ª feira
|
6ª feira
|
Trabalho individualiza por turma:
Cantigas e Brinquedos Cantados
Conhecendo as Lendas
A História dos Brinquedos
|
Trabalho individualiza por turma:
Cantigas e Brinquedos Cantados
Dramatizando as Lendas
Construindo Brinquedos
|
Trabalho coletivo entre as turmas:
promover o Dia do Brinquedo em que todas as
crianças são convidadas a trazer e
compartilhar seus brinquedos, no gramado, com os colegas.
|
Trabalho coletivo entre as turmas:
promover a Roda das Lendas em todas as crianças
são convidadas a ouvir e assistir a dramatização de histórias folclóricas.
|
Trabalho coletivo entre as turmas:
promover a Roda das Cantigas em que todas as
crianças são convidadas a aprender e brincar com as cantigas.
|
Sequência de
atividades na Educação Infantil 2ª semana
2ª feira
|
3ª feira
|
4ª feira
|
5ª feira
|
6ª feira
|
Trabalho individualiza por turma:
Cantigas e Brinquedos Cantados
Conhecendo mais Lendas
A História de outros Brinquedos
|
Trabalho individualiza por turma:
Cantigas e Brinquedos Cantados
Dramatizando mais Lendas
Construindo mais Brinquedos
|
Trabalho individualiza por turma:
Cantigas e Brinquedos Cantados
Dramatizando mais Lendas
Construindo mais Brinquedos
|
Trabalho individualiza por turma:
Cantigas e Brinquedos Cantados
Dramatizando mais Lendas
Construindo mais Brinquedos
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EXPOSIÇÃO
PARA
OS
PAIS
E
COMUNIDADE
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