Descrição:
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Este planejamento apresenta a
história “A Joaninha que perdeu suas pintinhas”, de Ducarmo Paes e
interessantes atividades de alfabetização para as crianças exercitarem a
decodificação e o reconhecimento global das palavras.
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Conteúdos:
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§ Leitura e compreensão textual.
§ Gênero Textual.
§ Decifração e reconhecimento global da palavra.
§ Análise fonológica.
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Competências e habilidades:
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Competência: Ler e compreender
Gêneros Textuais Diversos.
Habilidade: Reconhecer as diferentes classes de palavras e suas funções no texto e no discurso. |
Sequência Didática:
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1ª parte: Apresentação da história:
“A Joaninha que perdeu suas pintinhas”:
Organize a sala de aula de forma a criar um ambiente aconchegante para se ouvir histórias. Inicie uma conversa sobre a história para que as crianças construam expectativas com relação ao conto que irão ouvir: “Alguém da classe já perdeu algum objeto querido ou outra coisa? O quê? Como fez para recuperar? Vamos agora ouvir a história de uma joaninha que perdeu as pintinhas das suas asas. O que lhe terá acontecido? Será que ela conseguiu recuperar suas pintinhas?” Conte a história para as crianças de forma envolvente e expressiva. Converse com as crianças sobre a história, recontando-a coletivamente. Peça às crianças que identifiquem partes do texto que contam o motivo que levou Joaninha a voltar ao rio e como ela conseguiu recuperar as pintinhas das asas. 2ª parte: Descubras as palavras! Apresente às crianças as fichas com palavras destacadas do texto. Coloque-as no quadro ou mural: “Algumas palavrinhas fugiram do texto. Vamos descobrir que palavrinhas são estas?” Distribua a folha com a lista de palavras apresentadas para cada criança. Peça a elas que, em dupla, tentem identificar as palavras. Entregue, em seguida, a folha com as figuras correspondentes às palavras para que as crianças possam com apoio das imagens decifrar as palavras, utilizando diferentes estratégias como a identificação de sons iniciais e finais da palavra, de sílabas ou palavras conhecidas. Entregue às crianças a folha com o texto lacunado da história “A Joaninha que perdeu as pintinhas”. Convide as crianças para encontrar os lugares de cada palavrinha “que está perdida”. Leia novamente a história para as crianças, fazendo pausa diante dos espaços lacunados para que as crianças identifiquem, pelo sentido do texto, qual é a palavra que falta e a escreva no espaço em branco. 3ª parte: Silabário Distribua para as crianças o quadro de sílabas para que elas desenvolvam a atividade individualmente ou em dupla. Dite cada palavra do item da atividade: JOANINHA, RIO, CASA, NATUREZA, SAPATO, GAIVOTAS, FORMIGA, SIRI. Peça às crianças que identifiquem e pintem as sílabas das palavras e que as escrevam nas linhas abaixo do quadro. |
Detalhe das atividades:
|
Desenvolver capacidades de
decifração é fundamental no processo de alfabetização e letramento. A
decodificação é um procedimento utilizado pelo leitor para identificação das
relações entre grafemas e fonemas. É esse processo de análise que faz com
que, tanto o leitor iniciante quanto o leitor maduro, consigam ler palavras
que nunca foram vistas antes.
Outro procedimento que ajuda na compreensão e na formação de atitudes favoráveis ao ato de ler é o reconhecimento global de palavras, sem atenção aos componentes internos, como fonemas e sílabas. Esse procedimento favorece uma leitura rápida com acesso imediato ao significado porque permite que o leitor não se detenha em fragmentos como “sons” e nomes de letras. |
Proposta de Integração:
|
As atividades propostas podem ser
integradas em projetos de trabalho que envolvam literatura infanto-juvenil,
teatro, produção de textos e expressão corporal.
|
Avaliação:
|
Avalie durante as atividades e no
final do trabalho:
• A participação e o envolvimento do grupo e de cada aluno em todas as etapas das atividades; • O envolvimento e o gosto pela leitura; • A capacidade da turma e de cada criança em decodificar palavras; • A capacidade da turma e de cada criança em ler palavras de forma global. Elabore, durante todo o ano, atividades que envolvam decodificação, análise fonológica e inferência lexical. Faça as anotações sobre os resultados avaliados e os considere na organização das próximas atividades. |
Referências:
|
§ BATISTA, Antônio Augusto Gosmes et al.
Planejamento da alfabetização. Belo Horizonte: Ceale/FaE/UFMG, 2005.
§ BRASIL. Pró-Letramento: Programa de Formação
Continuada de Professores dos Anos/Séries Iniciais do Ensino Fundamental:
alfabetização e linguagem. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria da
Educação Básica, 2008. 364 p.
§ KLEIMAN, ÂNGELA. Aprendendo palavras, fazendo
sentido: o ensino do vocabulário nas primeiras séries. In: Desenvolvendo a
língua falada e escrita (organizado por Maria Tasca). Porto Alegre, Sagra,
1990.
§ TEBEROSKY, Ana; COLOMER, Teresa. Aprender a
ler e a escrever. Porto Alegre: Artmed, 2003.
|
Materiais:
|
Xerox das atividades.
Papel ofício. Caderno, lápis, borracha. Quadro, giz ou pincel. |
AS PINTAS DA JOANINHA
* MATERIAL NECESSÁRIO: 1 TABULEIRO E 1
DADO PARA CADA JOGADOR; 20 PINTAS PARA CADA JOGADOR.
* NÚMERO DE PARTICIPANTES: 2.
* COMO JOGAR:
1. CADA JOGADOR LANÇA SEUS DADOS AO MESMO TEMPO E AQUELE QUE OBTIVER A
MAIOR QUANTIDADE PEGA ESSA QUANTIDADE DE PINTAS E COLOCA SOBRE AS PINTAS DA
JOANINHA.
2. SE A QUANTIDADE SORTEADA FOR A MESMA PARA OS DOIS JOGADORES, OS DADOS
DEVEM SER LANÇADOS NOVAMENTE.
3. O OBJETIVO DO JOGO É SER O
PRIMEIRO A COBRIR TODAS AS PINTAS DA SUA JOANINHA. MAS, ATENÇÃO! NO FINAL, É
PRECISO TIRAR NO DADO A QUANTIDADE EXATA DE PINTAS QUE AINDA NÃO FORAM
COBERTAS. POR EXEMPLO, SE FALTAR APENAS UMA PINTA, É PRECISO TIRAR A QUANTIDADE
1 NO DADO
Descrição:
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Este planejamento apresenta a
história “A Joaninha que perdeu suas pintinhas”, de Ducarmo Paes e
interessantes atividades de alfabetização para as crianças exercitarem a
decodificação e o reconhecimento global das palavras.
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Conteúdos:
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§ Leitura e compreensão textual.
§ Gênero Textual.
§ Decifração e reconhecimento global da palavra.
§ Análise fonológica.
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Competências e habilidades:
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Competência: Ler e compreender
Gêneros Textuais Diversos.
Habilidade: Reconhecer as diferentes classes de palavras e suas funções no texto e no discurso. |
Sequência Didática:
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1ª parte: Apresentação da história:
“A Joaninha que perdeu suas pintinhas”:
Organize a sala de aula de forma a criar um ambiente aconchegante para se ouvir histórias. Inicie uma conversa sobre a história para que as crianças construam expectativas com relação ao conto que irão ouvir: “Alguém da classe já perdeu algum objeto querido ou outra coisa? O quê? Como fez para recuperar? Vamos agora ouvir a história de uma joaninha que perdeu as pintinhas das suas asas. O que lhe terá acontecido? Será que ela conseguiu recuperar suas pintinhas?” Conte a história para as crianças de forma envolvente e expressiva. Converse com as crianças sobre a história, recontando-a coletivamente. Peça às crianças que identifiquem partes do texto que contam o motivo que levou Joaninha a voltar ao rio e como ela conseguiu recuperar as pintinhas das asas. 2ª parte: Descubras as palavras! Apresente às crianças as fichas com palavras destacadas do texto. Coloque-as no quadro ou mural: “Algumas palavrinhas fugiram do texto. Vamos descobrir que palavrinhas são estas?” Distribua a folha com a lista de palavras apresentadas para cada criança. Peça a elas que, em dupla, tentem identificar as palavras. Entregue, em seguida, a folha com as figuras correspondentes às palavras para que as crianças possam com apoio das imagens decifrar as palavras, utilizando diferentes estratégias como a identificação de sons iniciais e finais da palavra, de sílabas ou palavras conhecidas. Entregue às crianças a folha com o texto lacunado da história “A Joaninha que perdeu as pintinhas”. Convide as crianças para encontrar os lugares de cada palavrinha “que está perdida”. Leia novamente a história para as crianças, fazendo pausa diante dos espaços lacunados para que as crianças identifiquem, pelo sentido do texto, qual é a palavra que falta e a escreva no espaço em branco. 3ª parte: Silabário Distribua para as crianças o quadro de sílabas para que elas desenvolvam a atividade individualmente ou em dupla. Dite cada palavra do item da atividade: JOANINHA, RIO, CASA, NATUREZA, SAPATO, GAIVOTAS, FORMIGA, SIRI. Peça às crianças que identifiquem e pintem as sílabas das palavras e que as escrevam nas linhas abaixo do quadro. |
Detalhe das atividades:
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Desenvolver capacidades de
decifração é fundamental no processo de alfabetização e letramento. A
decodificação é um procedimento utilizado pelo leitor para identificação das
relações entre grafemas e fonemas. É esse processo de análise que faz com
que, tanto o leitor iniciante quanto o leitor maduro, consigam ler palavras
que nunca foram vistas antes.
Outro procedimento que ajuda na compreensão e na formação de atitudes favoráveis ao ato de ler é o reconhecimento global de palavras, sem atenção aos componentes internos, como fonemas e sílabas. Esse procedimento favorece uma leitura rápida com acesso imediato ao significado porque permite que o leitor não se detenha em fragmentos como “sons” e nomes de letras. |
Proposta de Integração:
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As atividades propostas podem ser
integradas em projetos de trabalho que envolvam literatura infanto-juvenil,
teatro, produção de textos e expressão corporal.
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Avaliação:
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Avalie durante as atividades e no
final do trabalho:
• A participação e o envolvimento do grupo e de cada aluno em todas as etapas das atividades; • O envolvimento e o gosto pela leitura; • A capacidade da turma e de cada criança em decodificar palavras; • A capacidade da turma e de cada criança em ler palavras de forma global. Elabore, durante todo o ano, atividades que envolvam decodificação, análise fonológica e inferência lexical. Faça as anotações sobre os resultados avaliados e os considere na organização das próximas atividades. |
Referências:
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§ BATISTA, Antônio Augusto Gosmes et al.
Planejamento da alfabetização. Belo Horizonte: Ceale/FaE/UFMG, 2005.
§ BRASIL. Pró-Letramento: Programa de Formação
Continuada de Professores dos Anos/Séries Iniciais do Ensino Fundamental:
alfabetização e linguagem. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria da
Educação Básica, 2008. 364 p.
§ KLEIMAN, ÂNGELA. Aprendendo palavras, fazendo
sentido: o ensino do vocabulário nas primeiras séries. In: Desenvolvendo a
língua falada e escrita (organizado por Maria Tasca). Porto Alegre, Sagra,
1990.
§ TEBEROSKY, Ana; COLOMER, Teresa. Aprender a
ler e a escrever. Porto Alegre: Artmed, 2003.
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Materiais:
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Xerox das atividades.
Papel ofício. Caderno, lápis, borracha. Quadro, giz ou pincel. |
AS PINTAS DA JOANINHA
* MATERIAL NECESSÁRIO: 1 TABULEIRO E 1
DADO PARA CADA JOGADOR; 20 PINTAS PARA CADA JOGADOR.
* NÚMERO DE PARTICIPANTES: 2.
* COMO JOGAR:
1. CADA JOGADOR LANÇA SEUS DADOS AO MESMO TEMPO E AQUELE QUE OBTIVER A
MAIOR QUANTIDADE PEGA ESSA QUANTIDADE DE PINTAS E COLOCA SOBRE AS PINTAS DA
JOANINHA.
2. SE A QUANTIDADE SORTEADA FOR A MESMA PARA OS DOIS JOGADORES, OS DADOS
DEVEM SER LANÇADOS NOVAMENTE.
3. O OBJETIVO DO JOGO É SER O
PRIMEIRO A COBRIR TODAS AS PINTAS DA SUA JOANINHA. MAS, ATENÇÃO! NO FINAL, É
PRECISO TIRAR NO DADO A QUANTIDADE EXATA DE PINTAS QUE AINDA NÃO FORAM
COBERTAS. POR EXEMPLO, SE FALTAR APENAS UMA PINTA, É PRECISO TIRAR A QUANTIDADE
1 NO DADO
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